Carros usados de locadora: vale a pena comprar?

Na hora de comprar um usado, os que são de locadoras merecem consideração pois têm vários diferenciais - mas também há contras

Por Bárbara Angelo08/06/18 às 16h13

A venda de veículos usados no país aumentou 7,21% no ano passado se comparado a 2016, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A crise do setor foi uma das responsáveis pelas mudanças nos hábitos do consumidor brasileiro. Acompanhando esse crescimento, está uma categoria bem específica: os carros usados de locadora, vendidos pelas empresas do setor após o uso para aluguel.

A prática não é nova mas, assim como os seminovos e usados, vem se apresentando como opção para os consumidores em busca de um veículo mais acessível. Em 2016, as empresas do setor compraram 217.848 carros novos. Já no ano passado, com um alívio na crise, as locadoras adquiriram 359.702 veículos.

movida seminovos carros usados de locadora
(Movida/Divulgação)

Os dados, que são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mostram que houve um aumento na frota do setor acompanhando a melhora do cenário. Assim, mais usados estão à venda neste ano. E as empresas de aluguel de carros também sabem negociar seus produtos e afirmam, para atrair o cliente, que aquele é um veículo  de procedência.

Mas isso não é só propaganda. Os carros que compõem a frota de uma locadora passam por todas as revisões de forma sistemática, conta Menfis Silva, da área de marketing da Movida. As checagens são feitas nas concessionárias das marcas, de acordo com o que determinam para não perderem a garantia.

Além disso, a maioria dos usados de locadoras são vendidos com pouco mais de um ano de uso. Isso é um ponto positivo em especial para o diretor da Kelley Blue Book (KBB) do Brasil, Carlos Domingues. A empresa é especializada em pesquisas de mercado sobre automóveis, com foco no consumidor.

Domingues explica que os carros têm uma “curva de avaria”, e ela é bastante regular. A maioria dos problemas mecânicos que os veículos apresentam aparece dentro do primeiro ano de uso. No segundo, esse número se estabiliza e passa a cair até o quarto ano de uso. Só então o número de defeitos aumenta de novo.

Ou seja, os carros usados de locadora são vendidos na fase em que dão menos problema, depois do primeiro ano de uso. Dados da ABLA indicam que a idade média dos carros vendidos pelas locadoras foi de 18 meses em 2017.

movida seminovos carros usados de locadora
(Movida/Divulgação)

Mesmo assim, muitos consumidores consideram que estes não são veículos desejáveis. Para Domingues, essa visão é um pouco distorcida. “Na minha experiência, os carros de locadora dão muito menos problema do que o mercado pensa”, ilustra ele.

E o consultor Paulo Garbossa concorda. Além disso, para ele, outro diferencial dos usados de locadora é o preço. O consultor conta que as locadoras compram veículos em grande quantidade, o que diminui o valor na hora da revenda. O desconto, contudo, também estará valendo quando for hora do terceiro dono, já que o passado de locadora estará registrado no histórico do veículo.

Outro ponto positivo dos carros usados de locadora é que elas devem oferecer a garantia de 90 dias, como prevê o código de defesa do consumidor. Essa obrigação não existe se o negócio for feito entre duas pessoas físicas e nem em leilões.

Além disso, as locadoras não vão adulterar hodômetros para fazer a quilometragem parecer menor, como pode acontecer quando o veículo tem outras origens, completa Domingues, diretor da KBB.

Portanto, os carros usados de locadora costumam ser mais baratos, ter todas as revisões da marca feitas, idade média de um ano e meio, e garantia de 90 dias, o que o torna um produto a ser considerado.

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como aponta o perito e engenheiro mecânico Sérgio Melo. Os carros de locadora costumam ter uma quilometragem mais alta que a de um veículo particular do mesmo ano. Além disso, o uso pelo qual passou geralmente é mais pesado.

“Cada hora entra uma pessoa, e ninguém tem pena nenhuma do carro alugado, pisam com tudo no acelerador. Então, embora seja um veículo com revisões em dia, é um produto judiado”, coloca ele.

Por isso, os carros usados de locadora merecem entrar na pesquisa do consumidor, já que apresentam muitas vantagens. Mas também há lados negativos que devem ser observados antes de fechar negócio.

7 Comentários

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  • Sandro 18 de junho de 2018

    Comprei um veículo da Movida numa concessionária.
    Recebi o manual do veículo e apontava a revisão de 10 mil km, porém com um carimbo que nos ninguém sabe de onde.
    Levei o veículo e o manual até a concessionária da marca, entrei contato com a fábrica e ninguém sabe me dizer a origem do carimbo de quem fez a revisão.
    Sr Menfis Silva, poderia me ajudar nesse caso, já que o veículo pertencia à frota de sua empresa por ocasião da revisão?

    • Fernadez 20 de junho de 2018

      Na movida do Itaim Paulista fui ver uma spin que estava com 66k, o carro ja tinha retoque de paralama, parachoques desencaixados, os 04 pneus ja estavam comendo o TWI e o vendedor simplesmente disse que aqueles pneus estavam meia vida, que ainda podiam rodar negando a troca. Uma tremenda vergonha isso.

    • Sandro 22 de junho de 2018

      Em contato com um representante da Movida aqui da minha cidade, o mesmo informou que as revisões são feitas em uma única concessionária, independente da marca do veículo. Cheguei a conclusão de que a revisão do meu veículo foi feita, porém não na concessionária da marca. Desta forma deixo a dica para verificarem as revisões no manual do veículo antes de fechar o negócio.
      Desta forma você poderá comprovar se a revisão foi feita na concessionária da marca para não perder a garantia.

  • Rodrigo 12 de junho de 2018

    Mauricio, exemplificou perfeitamente o que eu quis dizer… Nada como acompanhar o que está sendo realizado e trocar idéias com quem está realizando os serviços. E na questão de óleo, pelo menos aqui em Poa, as CC’s estão adotando a granel… Na Peugeot (e na VW e Citroen também) vi o técnico trazendo um galão já com a quantidade da troca sem identificação nenhuma de marca/tipo. Sabe-se lá o que utilizam. Quando questionei, responderam o óbvio, que era o recomendado pelo Manual (na Peugeot ainda afirmaram ser o óleo recomendado pela montadora- Total).

  • Rodolfo 11 de junho de 2018

    Uma coisa a se pensar é o carro ter sido judiado tendo em vista que quem o alugou abastece nos postos mais baratos para poder levar vantagem. E é sabido que combustível batizado acaba com o motor desde as peças que tem contato direto com ele como também o óleo que pode virar um borra e fundir o motor no caso de batismo por solventes (etanol e gasolina são batizados por solventes).

  • Mauricio Tadeu leobaldo 9 de junho de 2018

    Exatamente Rodrigo, sem contar que dificilmente voce sabe a procedência do óleo que utilizam, já que a troca é basicamente a única revisão que fazem, no último mês fiz a troca de óleo numa oficina especializada, para um Jeep Renegade 2006 diesel e paguei R$ 290,00 trocando todos os filtros, incluindo filtro de ar condicionado e de combustível, enquanto na concessionária o preço seria de R$ 1060,00 não sabendo o que é que trocariam, pois ninguem acompanha essa pseudo revisão que leva o dia inteiro, já na oficina especializada levou menos de 01 hora e pude acompanhar tudo, inclusive com o mecânico me perguntando minhas preferencias. Não recomendo revisões em concessionárias após o período de garantia, isso só é feito para arrancar mais dinheiro do comprador.

  • Rodrigo 8 de junho de 2018

    …”Portanto, os carros usados de locadora costumam ser mais baratos, ter todas as revisões da marca feitas, idade média de um ano e meio”…

    Neste caso, ter TODAS as revisões feitas, significa 1 nos veículos com revisão anual e 2, no máximo 3 nos veículos com revisões semestrais…
    Além disso, quem já teve carros 0km sabe bem como são as revisões de CCS’s em que, na sua grande maioria, se resumem a extorsão máxima de seus clientes em troca da manutenção da Garantia contratual… Falando por mim, somente realizo as revisões durante o período de garantia. Findado este prazo, tudo particular, com mais qualidade, atenção pessoal e certeza na realização dos serviços faturados.

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