Carro trepidando x volante trepidando: saiba a diferença

Esclareço aqui o problema de um leitor do AutoPapo e explico que o volante trepidar é diferente do carro estar trepidando.

Por Boris Feldman08/01/20 às 06h15

Pergunta interessante de um leitor do AutoPapo, pois eu comentei aqui há alguns dias a respeito da trepidação do volante. Em geral, provocada pelo desbalanceamento das rodas dianteiras. E esse leitor diz que há uma trepidação no carro dele, que ele já o levou numa dessas oficinas de balanceamento e alinhamento e pediu para balancear as rodas dianteiras e que o carro voltou trepidando exatamente do mesmo jeito que foi.

E ele me pergunta: “o que pode estar acontecendo?”

Embora seja difícil um diagnóstico à distância, mas eu vou arriscar um palpite. Quando o motorista sente o volante vibrando, é um sinal de desbalanceamento das rodas dianteiras.

Mas esse leitor reclamou que o carro está vibrando, trepidando. Sabe o que isso pode significar? Um desbalanceamento não das rodas dianteiras, mas das traseiras.

balanceamento Carro trepidando
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Arinaldo Arruda 8 de janeiro de 2020

    Bom dia Bóris ! Já tive um problema parecido, chequei até a trocar as rodas, pois tinha adquirido recentemente, e achei q eram elas. Troquei e não resolveu nada.
    Um tempo depois ao fazer outra vez o balanceamento noutro local, fui informado que o problema estava nos pneus (importados) que havia adquirido. Fiz a troca e o problema foi resolvido.

Avatar
Deixe um comentário