Carros a diesel no Brasil: proibição acertou por acaso

Os carros a diesel foram proibidos no Brasil na década de 70, devido ao custo elevado na importação do combustível

diesel combustivel painel
Por Boris Feldman
Publicado em 23/10/2018 às 20h00

Os carros a diesel no Brasil foram proibidos pelo governo devido aos altos custos. E não é que deu certo no futuro?

[TRANSCRIÇÃO]

Até hoje ainda tem motorista no Brasil que reclama da falta dos automóveis a diesel. Porque eu aluguei um carro a diesel na Europa, e ele é muito silencioso e econômico. Na verdade, o governo brasileiro na década de 70, atirou no que viu e acertou no que não viu. Isso porque ele proibiu o diesel nos automóveis, por uma questão de lhe faltar dólares para importar esse combustível.

Entretanto, depois de um enorme crescimento dos automóveis a diesel na Europa, em função das restrições de emissões e do elevadíssimo custo para filtrar os gases e os particulados emitidos por ele, também na Europa os automóveis a diesel estão sumindo do mapa. Na Europa, ele é restrito como no Brasil, aos veículos pesados: os ônibus e caminhões. Aliás e a rigor, o único país no mundo onde eram proibidos os automóveis com motor a diesel era o Brasil. E que agora, por um mero acaso, fica alinhado com o resto do mundo.

Carros a diesel
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alex Sandro da luz 3 de janeiro de 2021

Desculpe o comentário mas sumindo é um termo forte,temos sim uma invasão de elétricos mas a maioria esmagadora ainda é e vai ser a diesel.
Não há como comparar um carro a gasolina com um a diesel em economia! E sinceramente a tal preocupação com o meio ambiente é mais um alarmismo europeu do que uma realidade.

Avatar
carlos adolfo 27 de março de 2020

Mal sabem os pobres brasileiros o que lhes custou não ter carro a diesel nesses ultimos 30 anos….agora é tarde

Avatar
Rainer 22 de agosto de 2020

Pois é, Lamemtável isso, o IPVA, as porcarias de carros fabricados aqui com qualidade inferior em relação a Europa, sem contar a fortuna que custa os carros no Brasil. Ou seja pagamos caro por * flex, enquanto o europeu paga o preço justo por um carro a diesel, de qualidade e que dura 10 vezes mais que o lixo produzido no Brasil.

Avatar
Jorge manuel 20 de abril de 2019

Engraçado esses ditos engenheiros no brasil falando de carro a dizel brasil só na quer carros de passeio a dizel apenas por uma coisa dinheiro os maguenatas do álcool iam perder muito hoje em dia os carros a dizel conseguem ser mais selenciozos que os gasolina e fazem menos poluição falam que a Toyota vai deixar de fabricar carros a dizel isso é mentira o que eles querem é sim tornar toda a fortaleza Toyota em carros elétricos pois hoje em dia tem a tecnologia pois tem carro elétrico que já faz mais kilmwtros que um a gasolina ou a dizel brasil apenas não quer porque perderiam uma boa parte de renda kkkk

Avatar
Robson 24 de outubro de 2018

Eu moro na Irlanda, e tenho um nissan qashqai 1.5 turbo diesel, carro fenomenal 21km/L super confortável e silencioso, existe sim uma tendência a ir para os carros elétricos aqui na Europa, mas Diesel continua muuuuuuuito poular, acho que na verdade o mercado brasileiro perdeu muito em não ter estes carros.

Isso se da provavelmente pelo monopólio das grandes montadores, coisa que não acontece aqui fora!

Avatar
Antonio marcio dalla rosa junior 23 de outubro de 2018

Acabei de chegar de Portugal. Alugamos uma perua focus a diesel. 20km/l na estrada. Silencioso e econômico. Praticamente 90% dos carros são diesel.

Avatar
Antônio Carlos 23 de outubro de 2018

Também acho. Aluguei um Golf GTD na Alemanha e foi tudo de bom. Silencioso, econômico e torque lá em cima.

Avatar
Deixe um comentário