Carros a diesel no Brasil: proibição acertou por acaso

Os carros a diesel foram proibidos no Brasil na década de 70, devido ao custo elevado na importação do combustível

Por Boris Feldman23/10/18 às 20h00

Os carros a diesel no Brasil foram proibidos pelo governo devido aos altos custos. E não é que deu certo no futuro?

[TRANSCRIÇÃO]

Até hoje ainda tem motorista no Brasil que reclama da falta dos automóveis a diesel. Porque eu aluguei um carro a diesel na Europa, e ele é muito silencioso e econômico. Na verdade, o governo brasileiro na década de 70, atirou no que viu e acertou no que não viu. Isso porque ele proibiu o diesel nos automóveis, por uma questão de lhe faltar dólares para importar esse combustível.

Entretanto, depois de um enorme crescimento dos automóveis a diesel na Europa, em função das restrições de emissões e do elevadíssimo custo para filtrar os gases e os particulados emitidos por ele, também na Europa os automóveis a diesel estão sumindo do mapa. Na Europa, ele é restrito como no Brasil, aos veículos pesados: os ônibus e caminhões. Aliás e a rigor, o único país no mundo onde eram proibidos os automóveis com motor a diesel era o Brasil. E que agora, por um mero acaso, fica alinhado com o resto do mundo.

Carros a diesel
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jorge manuel 20 de abril de 2019

    Engraçado esses ditos engenheiros no brasil falando de carro a dizel brasil só na quer carros de passeio a dizel apenas por uma coisa dinheiro os maguenatas do álcool iam perder muito hoje em dia os carros a dizel conseguem ser mais selenciozos que os gasolina e fazem menos poluição falam que a Toyota vai deixar de fabricar carros a dizel isso é mentira o que eles querem é sim tornar toda a fortaleza Toyota em carros elétricos pois hoje em dia tem a tecnologia pois tem carro elétrico que já faz mais kilmwtros que um a gasolina ou a dizel brasil apenas não quer porque perderiam uma boa parte de renda kkkk

  • Avatar
    Robson 24 de outubro de 2018

    Eu moro na Irlanda, e tenho um nissan qashqai 1.5 turbo diesel, carro fenomenal 21km/L super confortável e silencioso, existe sim uma tendência a ir para os carros elétricos aqui na Europa, mas Diesel continua muuuuuuuito poular, acho que na verdade o mercado brasileiro perdeu muito em não ter estes carros.

    Isso se da provavelmente pelo monopólio das grandes montadores, coisa que não acontece aqui fora!

  • Avatar
    Antonio marcio dalla rosa junior 23 de outubro de 2018

    Acabei de chegar de Portugal. Alugamos uma perua focus a diesel. 20km/l na estrada. Silencioso e econômico. Praticamente 90% dos carros são diesel.

    • Avatar
      Antônio Carlos 23 de outubro de 2018

      Também acho. Aluguei um Golf GTD na Alemanha e foi tudo de bom. Silencioso, econômico e torque lá em cima.

Avatar
Deixe um comentário