Seriam os SUVs mais seguros em acidentes? Pelo contrário: eles são mais mortais
Apesar de o utilitário esportivo ser o atual queridinho do mercado, ele vai na contramão da segurança e do seu bolso
Apesar de o utilitário esportivo ser o atual queridinho do mercado, ele vai na contramão da segurança e do seu bolso
Os utilitários-esportivos são queridinhos do mercado e acumulam sucessivas altas em vendas. Porém, eles continuam tendo mais desvantagens que vantagens. Muita gente pensa, por exemplo, que esses veículos protegem os ocupantes com maior eficiência em caso de acidente. Enganam-se redondamente. SUVs mais seguros? Pelo contrário, eles são mais mortais que os carros de passeio. Entenda:
[TRANSCRIÇÃO]
Contra fatos há argumentos, sim. Apesar de o utilitário-esportivo ser o atual queridinho, também do mercado brasileiro, o SUV vai na contramão da história e do seu bolso. Porque ele é maior que os automóveis, mais pesado, mais difícil de manobrar, consome mais combustível e emite um volume maior de gases poluentes. E na hora de substituir, por exemplo, os pneus, o bolso chia.
Para completar o quadro, estatísticas nos Estados Unidos comprovam que, nos últimos oito anos, os SUVs aumentaram tanto suas vendas que passaram a representar 53% do mercado norte-americano. E, por serem mais altos, mais largos e mais pesados, provocaram um aumento de 49% de óbitos entre os acidentes com os pedestres. Então, além de tudo, o SUV está matando mais gente nas ruas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Mortal para os outros né? Os que estão do lado de fora? Ah tá… É que acho que faltou deixar isso claro no titulo. Aliás isso é tão óbvio que nem precisava dessa matéria…
Sem mostrar todos os dados, da para fazer qualquer recorte e mostrar o que quiser…. Com certeza que SUVs para o Publico americano é uma redução de tamanho do Veículo uma vez que os mais vendidos eram as Picapes Gigantes F150 e F250 entre outras. O Aumento de acidentes pode estar relacionado por exemplo ao uso dos celulares que estão sendo usados nas SUVs que dominam o mercado, nos demais veículos, assim como os pedestres. Se tivéssemos aumentado o numero de motos, teríamos certamente um aumento ainda maior no numero de acidentes fatais com os pedestres e com os motoristas tbm.
Se a reportagem indica que há umuito aumento do número de suv nas ruas é lógica que a proporção de acidentes envolvendo estes será maior.
É sempre bom quando alguém, que é do mercado e tem credibilidade, como a coluna do Boris, expõe a verdade através de exemplos e dados estatísticos. Ficaremos sentados, aguardando a resposta das montadoras que acham o máximo só fabricar SUV.
Quando se compra um SUV o proprietário pensa na própria segurança o q se comprova no dia a dia. Entre a perda da vida do motorista ou do pedestre é natural q cada um se proteja da melhor maneira possível.
É isso aí Sílvio Mattos, embora eu goste muito das matérias do Boris, achei essa aí um tanto sensacionalista, estilo Sônia Abrão. O SUV, quando com um bom pacote de itens de segurança, realmente é muito segur9 para os passageiros e isso o Boris não comentou. Com relação aos pedestres, aí já vai da Conciência de cada um, o motorista que respeite os pedestres e os pedestres que respeitem o trânsito.