Seriam os SUVs mais seguros em acidentes? Pelo contrário: eles são mais mortais

Apesar de o utilitário esportivo ser o atual queridinho do mercado, ele vai na contramão da segurança e do seu bolso

Por BORIS FELDMAN06/12/18 às 20h30

Os utilitários-esportivos são queridinhos do mercado e acumulam sucessivas altas em vendas. Porém, eles continuam tendo mais desvantagens que vantagens. Muita gente pensa, por exemplo, que esses veículos protegem os ocupantes com maior eficiência em caso de acidente. Enganam-se redondamente. SUVs mais seguros? Pelo contrário, eles são mais mortais que os carros de passeio. Entenda:

[TRANSCRIÇÃO]

Contra fatos há argumentos, sim. Apesar de o utilitário-esportivo ser o atual queridinho, também do mercado brasileiro, o SUV vai na contramão da história e do seu bolso. Porque ele é maior que os automóveis, mais pesado, mais difícil de manobrar, consome mais combustível e emite um volume maior de gases poluentes. E na hora de substituir, por exemplo, os pneus, o bolso chia.

Para completar o quadro, estatísticas nos Estados Unidos comprovam que, nos últimos oito anos, os SUVs aumentaram tanto suas vendas que passaram a representar 53% do mercado norte-americano. E, por serem mais altos, mais largos e mais pesados, provocaram um aumento de 49% de óbitos entre os acidentes com os pedestres. Então, além de tudo, o SUV está matando mais gente nas ruas.

Carros SUVs

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fabio 7 de dezembro de 2018

    É sempre bom quando alguém, que é do mercado e tem credibilidade, como a coluna do Boris, expõe a verdade através de exemplos e dados estatísticos. Ficaremos sentados, aguardando a resposta das montadoras que acham o máximo só fabricar SUV.

  • Silvio Mattos 6 de dezembro de 2018

    Quando se compra um SUV o proprietário pensa na própria segurança o q se comprova no dia a dia. Entre a perda da vida do motorista ou do pedestre é natural q cada um se proteja da melhor maneira possível.

    • Marcilio 7 de dezembro de 2018

      É isso aí Sílvio Mattos, embora eu goste muito das matérias do Boris, achei essa aí um tanto sensacionalista, estilo Sônia Abrão. O SUV, quando com um bom pacote de itens de segurança, realmente é muito segur9 para os passageiros e isso o Boris não comentou. Com relação aos pedestres, aí já vai da Conciência de cada um, o motorista que respeite os pedestres e os pedestres que respeitem o trânsito.

Deixe um comentário