Como aumentar a segurança ao descer uma ladeira muito íngreme?
Estas recomendações são simples e práticas e ensina como dirigir e aumentar a segurança ao encarar longos trechos íngremes
Estas recomendações são simples e práticas e ensina como dirigir e aumentar a segurança ao encarar longos trechos íngremes
A maioria dos motoristas não respeita, não se sabe por quê, uma recomendação muito importante ao estar descendo uma ladeira com seu automóvel. No caso de uma longa descida na estrada, por exemplo, a dica é engatar para descer a mesma marcha que se usaria morro acima.
Então, se a subida exige uma segunda marcha, engate a mesma segunda na descida. Para poupar os freios e evitar o seu superaquecimento – o perigoso fenômeno do fading, que deixa o carro sem freio.
Outra dica é:
Em cidades de topografia muito complicada, ao chegar no alto de uma dessas ladeiras muito íngremes, não confiar só no freio. Por via das dúvidas, engate uma primeira marcha e… de olho no freio de mão!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Em carros automáticos c câmbio CVT e aletas que ‘emulam’ marchas, como devo proceder em descias muito íngremes? Tenho um Corolla Cross 2023. Devo passar o câmbio p o mecânico e escolher a 2ª marcha? Ou ele faz o redução da marcha calculando a inclinação???
Estou tirando a carta de motorista, rodei porque o examinador pediu para eu descer com a terceira marcha ele falou que era para não precisar usar o freio. E na primeira vez rodei ele pediu para desenvolver marcha na mesma subida, bem ingrime.
Entendi… Mas em relação aos freios, vou dando pequenos toques para controlar a velocidade, ou deixo para frear de vez no final da ladeira, tendo em vista que a rotação fica muito alta?
Em carro automático tb posso usar o D3 e D1 do câmbio para simular esse freio-motor?
Pergunta: Ficar usando somente o freio-motor numa descida muito forte pode prejudicar o motor (visto que as rotações começam aumentar)? Obrigado!
Não. Durante o freio motor, como a rotação do motor está controlada pela transmissão, o sistema eletrônico entende que não precisa injetar combustível. Ou seja, há economia de combustível, redução de emissões e , devido não haver combustão nós momentos de alta rotação, a temperatura do motor chega até a diminuir. Tem só benefícios.
Obrigado!
O mesmo conceito que uso no superarticulado em descidas freio motor e no cambio conjugado reduz o desgaste de freio em descidas.no carro de passeio marcha baixa e rotaçao de motor média segurando o carro mantendo velocidade .para não perder as calotas kkk