Como economizar combustível? Sabendo o que eleva o seu consumo

Boris lista todos os suspeitos de elevar o consumo de um veículo além do que prevê o manual, desde a altitude da região até a dieta que você não fez

Por BORIS FELDMAN29/11/18 às 23h30

Uma boa maneira de saber como economizar combustível é entender algumas situações que contribuem para o aumento no seu gasto.

[TRANSCRIÇÃO]

Consumo do automóvel é um assunto sujeito a chuvas e trovoadas, porque depende de dezenas de fatores.
Então, quando alguém diz: “o consumo do meu carro está bem acima daquele anunciado pela fábrica”, pode saber,  será que já conferiu o peso do pé direito do motorista?

Pode ser, também, a altitude de onde ele circula com esse carro. Quanto mais alto, maior será o consumo. Há, ainda, a qualidade do combustível e a manutenção. As velas foram trocadas na quilometragem recomendada? E a pressão dos pneus? O carro é levado pelo menos quinzenalmente para conferir a calibragem?

E, finalmente, o peso carregado influi em cerca de 25% do consumo. Vou fazer uma continha de padeiro, só para se ter uma ideia da influência do peso. Cada passageiro a mais em um carro médio, reduz em meio quilômetro o que o carro roda com um litro de gasolina. Quer saber como economizar combustível? Verifique se você não está cometendo os deslizes acima.

cartao de credito combustivel suspeitos de aumentar o consumo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • D. Mendonça 29 de novembro de 2018

    Em alguns casos, uma falha ocorrida na programação geral do carro, ou mesmo, uma “desprogramacao” acidental, pode interferir no consumo.
    Pode ser recomendável, levar o veículo na autorizada da marca e efetuar uma nova programação (em alguns casos, a nova programação é até um pouco diferente e atualizada, trazendo mais eficiência ao conjunto).

Deixe um comentário