Pista alagada: ao dirigir nestas condições redobre a sua atenção!

O correto a se fazer nestes casos é passar pelo trecho alagado apenas se a água estiver na metade da roda do veículo

Por BORIS FELDMAN30/11/18 às 06h15

Existem maneiras corretas para passar pela pista alagada. Se o motorista não tiver cuidado, a água pode entrar pelo escapamento e causar danos no motor.

[TRANSCRIÇÃO]

Você tem ideia do que fazer ao encontrar pela frente um trecho alagado? Pois então, saiba que a primeira providência é não passar por ele caso a água esteja indo além da metade da roda. Em segundo lugar, se você vai mesmo passar por ele, engate uma marcha mais forte, primeira ou segunda, e atravesse-o acelerando o tempo todo. Tirar o pé pode resultar em entrada de água até dentro do motor. Se o motor morrer durante a travessia, não tente sair pelos seus próprios meios, chame um reboque.

Se você foi bem-sucedido ao atravessar o trecho alagado, cuidado, porque você pode ser mal-sucedido logo ali na frente, pois os seus freios estão completamente molhados, encharcados, e você não pode contar com eles. Sabe como secá-los? Acelere e freie o carro simultaneamente para provocar um aquecimento do sistema de freios e evaporar a água.

Pista alagada

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Gil 30 de novembro de 2018

    Bom dia. Gostaria de solucionar uma dúvida? Estou em dúvida se compro um Toyota Corolla ou Honda Civic?

Deixe um comentário