Conectividade no carro salva vidas

Usuário não dá valor, mas há relatos que ilustram a importância da tecnologia

Por BORIS FELDMAN27/05/18 às 15h30

Os sistemas de conexão do automóvel com centrais de atendimento, por telefonia celular ou satélite, estão ganhando terreno e presentes em muitas marcas em todo o mundo. No Brasil, duas fábricas já instalam o sistema de conectividade no carro, Ford e GM, em alguns modelos.

conectividade no carro onstar da gm chevrolet
Sistema OnStar da General Motors (Divulgação)

O da GM se chama “On Star”, é um dispositivo eletrônico que conecta o Cruze e o Cobalt, entre outros modelos, a uma central capaz de múltiplas operações. Ele existe desde 2015 e os primeiros resultados positivos deste sistema de conectividade no carro foram registrados.

O dono de um Chevrolet Cruze em Osasco (SP) teve seu carro roubado. A central foi alertada, passou a monitorá-lo, esperou ser estacionado e bloqueou o funcionamento do motor. A polícia foi avisada e três horas depois o carro era devolvido ao dono. A GM esclarece que não se pode resgatar o automóvel sem acionar a polícia.

Outro carro atendido pelo On Star foi um Cobalt em Teresina, no Piauí. O carro sofreu um acidente e os airbags foram inflados. Neste caso, a central do sistema é automaticamente alertada para o problema e avisada de que o carro sofreu um acidente grave pois as bolsas do airbags se abriram.

A Central On Star estabeleceu contato (pelo sistema de som do carro) com o automóvel e entrou em contato com a motorista. Ela confirmou o acidente mas disse estar bem, porém, tinha acabado a bateria do seu celular e ela pediu então à central que comunicasse o acidente para o reboque, a seguradora e o órgão de trânsito.

Caso a motorista não estivesse em condições de responder à chamada do sistema, ele teria providenciado socorro médico imediatamente. E teria fornecido a localização do automóvel pois tem acesso ao GPS instalado junto com o On Star.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Marcelo cavalini pedroso 29 de maio de 2018

    O preço a ser cobrado depois de 6 meses gira em torno de 79 reais mensais. Pensei que monitorassem quando vc sai da rota.
    Não vi vantagem
    Prefiro meu wase

  • Alllexxx@hotmail.com 27 de maio de 2018

    On star esta disponivel em todos os carros da gm e nao apenas no cobalt e cruze

Deixe um comentário