O consumo do ar-condicionado muda quando se desce uma ladeira com o câmbio engrenado?

Leitor do AutoPapo já sabe que carro "na banguela" não economiza combustível. Mas, e dirigir com o carro engrenado e o ar-condicionado ligado?

Por Boris Feldman25/11/19 às 17h45

Leitor do nosso Autopapo diz que já ouviu nosso comentário a respeito de descer com o carro um ladeirão na banguela, em ponto morto, uma prática que nós condenamos, até porque não economiza combustível nenhum. Afinal, quando o carro desce engrenado, o consumo é zero, quando desce em ponto morto, tem um pequeno consumo para manter o motor em marcha lenta.

Mas o leitor vai além e pergunta o seguinte: “se eu estou descendo com a marcha engrenada, porém com o  ar ligado, como é que fica o consumo?” Ora, o consumo nem aumenta e nem diminui, ele continua em zero, porque o que aciona o compressor do ar-condicionado é o motor do carro, mas o que está acionando o motor são as rodas girando na descida, o consumo continua nulo, em última análise, o que está movimentando o ar-condicionado é a lei da gravidade.

consumo ar condicionado
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário