Correia banhada a óleo: o que a GM planeja?
A fábrica não pretende continuar apanhando do consumidor e está organizando uma ação para apoiar os proprietários
A fábrica não pretende continuar apanhando do consumidor e está organizando uma ação para apoiar os proprietários
Alguns proprietários de Chevrolet Onix estão protestando com relação à correia dentada do veículo. Isso porque ela é banhada a óleo e deveria teoricamente durar mais de 200 mil quilômetros, mas está mal-mal chegando aos 100 mil.
VEJA TAMBÉM:
E, em resposta, a fábrica alega que esses motores não estão recebendo o óleo previsto no manual. Mas, o dono do carro alega que usa o óleo com a viscosidade e a aditivação indicadas pela fábrica. No entanto, a GM diz que isso não basta.
Além da aditivação e da viscosidade, o óleo tem que ser da marca indicada no manual, pois contém um aditivo que evita o ataque da borracha da correia pelo óleo. Mas pelo sim e pelo não, a fábrica está organizando uma ação para dar um apoio aos proprietários desses Chevrolet Onix.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Tive um 2020, rodei 149k km e não tive nenhuma surpresa. Óleo some te acxelxo
Esse tipo de motor não é para o Brasil. Brasileiros em geral na cuidam do carro, não tem noção de manutenção e a maioria das oficinas não são confiáveis e a mão de obra é precária. Sou mecânico e digo, o motor é bom e confiável, mas não é motor para o Brasil, a GM e a Ford deveria saber disso. Pra vocês terem uma ideia, o brasileiro ainda acha que motor muito rodado tem que botar óleo mais viscoso.
Se puder ajudar numa decisão de escolha por experiência própria!…
Eu tinha um Onix Mt LT2 23/24, modelo novo prata Shark, lindaço mesmo, pois a Chevrolet tem realmente uma certa imponência nos seus carros, com ar meio espartano e um design muito arrojado conforme o estilo dos carros americanos…
Já o Argo é mais o estilo Italiano, com carros de aparência mais compactas, design mais afinado na frente e carroceria mais arredondada…
Então, nesse quesito, se trata de 2 carros completamente diferentes de fabricantes bem distintos…
Por isso nesse ponto, a questão seria mais do gosto de cada um quanto ao modelo e design…
Agora, na opinião de um motorista experiente quanto a necessidade de um carro que tenha um certo conforto, mecânica garantida e já conhecida confirmada e que não te deixe na mão, bom preço, bom de andar na cidade principalmente no dia a dia com uma pegada de estrada suficiente pra acompanhar o fluxo sem passar vergonha, ítens básicos importantes, baixa manutenção, consumo baixo, qualidade das peças, segurança relativamente boa pra melhor, boa altura, boa dirigibilidade, visão, e bom mercado de revenda, eu posso já adiantar pra vocês que esse carro, está sendo o ARGO o concorrente do Onix e Hb20…
Agora, se pudesse transferir tudo o que o Argo tem pra carcaça do Onix e uma pequena turbinada no motor, daí sim o Onix seria IMBATÍVEL…
1-Porque primeiro, que esse computador de bordo do Onix é enganação, não é possível estar certo a marcação dele, pois na prática já há 1 ano textando, é o seguinte: eu já cheguei acreditem, a 24 km de consumo marcando no computador na descida do litoral paranaense em 6ª marcha…
Mas a realidade da marcação do tanque gasto, não condizia nada nada com o que o registro de bordo marca…
No meu dia dia, calculando na calculadora a cada abastecimento, nunca passei de 9.7 na cidade, nem depois da primeira revisão, e meu abastecimento semanal é alto.
2-Um problema sério é a altura solo do Onix, eu tenho que subir a rampa de casa e quase parar na subida, pois senão raspa tudo em baixo, e se subir com um peso de 2 pessoas ou compras ou porta malas cheio, o carro simplesmente prende no chão, INACREDITÁVEL isso…
3-Tem uma outra questão também que parece besteira referente ao limpador traseiro muito incômoda, que é a bomba de água, o limpador gira quase 3 viradas a seco até a bomba conseguir levar água pro vidro, esse problema pra riscar o parabrisa com o vidro seco e se tiver caído uma pedra ali ainda, pior, muito fácil com o tempo detonar todo parabrisa… Isso é problema de bomba fraca colocada em toda série do Onix.
4-Se você precisar de reboque, esqueça no Onix, porque inclusive, é proibido colocar engate pra reboque nesse carro que não tem preparação de fábrica no chassis pra isso, você arrancaria a traseira dele, INCRÍVEL também.
5-Farol de milha tão importante pra quem pega serra quase direto, o Onix 24 em diante não vem, e NÃO tem como por, foi completamente modificado o módulo de sistema no modelo ano 24 em diante pra só aceitar o farol DRL que se aciona no automático pelo sensor dia e noite, pra vc não levar multa na estrada pela luz desligada esquecida, nem na gambiarra não é possível ter o farol neblina, pode acreditar que passo por isso a 1 ano e meio tentando colocar.
Vc pode ter, mas só nas linhas Premium do Onix completassos turbo e automático.
Então, nesse caso eu acredito daí que pelo valor a pagar, compensaria mais pegar uma Tracker e não o Onix.
5-Os pontos cegos dele é terrível, nada que o motorista não se adapte, mas tem de regular muito muito bem.
6- E ai a famosa questão do motor que trabalha em correia dentada banhada a óleo, tem muito relato de estouros dela mesmo seguindo à risca a manutenção, então ai já fica muito ruim viver nessa paranóia se vou ser ou não mais um azarado que vau arrenentar…
7-O Onix é muito bonito pela largura, mas o problema é que ele tem altura do carros baixos e a largura dos SUV entre os retrovisores que são bicudos em vez de arredondados, aumentando assim em até mais de 5 cm do padrão na largura entre os retrovisores, tem de ter MUITO cuidado em faixas que só cabe ele pra não bater o retrovisor, ele foi o único carro que não entrou na minha garagem acreditem, eu tenho de fechar o retrovisor pra entrar.
😯 ar é bonzinho, mas é fraco pra gelar forte comparado até aos carros mais simples de mercado, imagine esse problema nesses verões de cozinhar ovo no asfalto que estão cada vez mais tensos…
9-Não sei o que tem nesse motor, mas ele bate na ré e as vezes nas outras marchas também, você acaba tendo de segurar bem mais a embreagem pra isso não acontecer, por isso muitos relatos de clientes que tiveram de trocar embreagem com menos de 30 ou 40 mil km…
10-Freio também tem algum errinho que leva muitos a falarem que trocaram com 30 mil o disco de freio…
Não sei se nessa parte é um defeito de peça jaguara da Chevrolet, mas aconteceu comigo num celta zero da minha esposa que tive de trocar com 20 mil km freios e 35 mil a embreagem.
Já a Fiat, tem um histórico de duração de peças entre 50 e 70 mil kms segundo vários relatos de donos.
Bom, essa é a minha experiência, dentre OUTRAS não tão importantes como essas relatadas na prática em 1 ano com Onix 24 com 10.000 km rodados…
Comprei ele, MAIS pensando na segurança dos 6 airbags, porém, todos esses detalhes relatados me levaram a decidir trocá-lo.
Eu não conhecia o Argo direito, só mesmo por amigos, comentários e vídeos…
Até que confirmei, fiz um teste driver e troquei…
Não me arrependi nem um fagulha, embora a única falha é que não achei tão econômico como falam, porém, o computador de bordo não mente igual ao Onix e, também não vou citar todos todos pontos positivos aqui, senão vai ser outro livro…
Claro que o Onix é realmente muito bom carro nessa linha, muito bonito, confortável, grande, design inquestionável, boa qualidade de peças internas, acessórios, segurança, e eu achei ele na estrada muito confortável, uma maravilha de dirigir, particularmente eu considero o Onix da Chevrolet muito agradável e aconchegante, tanto que foi lider de vendas por muito tempo, porque a maioria acaba gostando do estilo e dessa pegada…
Mas só que o Argo, chega pertíssimo disso tudo também, e ainda tem coisas mais importantes que ultrapassam o Onix com muita vantagem e preço na MINHA opinião…
E na questão principal de correria, o Argo é correia de COMANDO e não borracha no óleo.
EM resumo:
Tem um site que falou uma frase que eu achei MUITO interessante pra descrever a situação EXATA de comparação:
“O Onix é um carro LINDO na sua construção de mercado…
Mais o Argo, é um carro RACIONAL na sua construção pro mercado”…
Fui f7ncionario da GM e adoro esta marca mas tenho de admitir dois erros dos engenheiros , o primeiro foi ter colocado um motor de trator. O carterpilher , nos caminhões da GM, q sempre foram excelentes mas que teve o seu final devido a essa troca, o outro erro foi essa tal de correia banhada a óleo, amo a GM mas jamais compraria uma bomba desta,
parece q os engenheiros automotivos trabalham contra a própria GM,
Gol do Timao!!!! Pra cima dos porcos… Kkkkk
A GM e engraçada…..obriga você a usar o óleo deles a manutenção das concessionárias, que são um absurdo de caro e não valem absolutamente nada….e continua a insistir nessa correia banhada a óleo…. enquanto no México se não estiver enganado já utilizam corrente de comando….agora pq a GM não adota o mesmo critério para os produtos do Br…para mim a solução e bem simples só troca correia banhada pela corrente de comando
Meio certo, eles usam sim corrente de comando no Onix, mas é um motor 1.3 diferente dos 1.0 e 1.2(da Tracker)…
“O Chevrolet Onix mexicano usa uma corrente metálica no motor 1.3 aspirado, que é diferente do 1.0 e 1.2 do modelo brasileiro.”
O estrago está feito! Um carro ótimo e com excelente custo benefício, mas quanto aborrecimento agora que fui trocar de carro… Meu carro com 40 mil km as outras marcas avaliaram em 9 mil abaixo da FIPE e isso um carro com 40 mil km rodados e com todas as revisões em concessionária! Nenhum defeito, nenhum ralado ou batida… Mas perdi 5 mil reais na troca por outra marca… Economia que a Chevrolet fez e que arrebentou os brasileiros que compraram esses carros… E agora? Vão ressarcir os consumidores?
Boa noite, eu também gostaria de deixar um comentário sobre o assunto, eu tenho um carro desse da marca onix 2022 é já tive diversos prejuízos, inclusive precisei entrar com o processo contra a GM porque o carro com 11 mil km estourou o atuador preso só com dois parafusos pela a montadora. Sobre a correia também tive um prejuízo de aproximadamente uns 6 mil reais, uma pena uma empresa de grande porte deixar os seus clientes insatisfeito e sem suporte, pessima compra, sempre tive carro da GM agora estou tentando sair dessa bucha, não recomendo, agora estao queimando os carros na fábrica em lote dourado.
Fui f7ncionario da GM e adoro esta marca mas tenho de admitir dois erros dos engenheiros , o primeiro foi ter colocado um motor de trator. O carterpilher , nos caminhões da GM, q sempre foram excelentes mas que teve o seu final devido a essa troca, o outro erro foi essa tal de correia banhada a óleo, amo a GM mas jamais compraria uma bomba desta,
parece q os engenheiros automotivos trabalham contra a própria GM,
Eu tenho um onix 2021 38 km rodado troco oleo sempre na autorizada que é um absurdo isso eles podia muinto bem estuda uma melhoria pra este carro já que muintos brasileiros adquiriu este carro tenho até medo de fala en vender o meu com o preço que vou pega já que niguem fala bem deles.
O carro possui um indicador de vida útil do óleo. O motor é muito bom, 1.0 com força e torque de 1.6. Econômico e bastante versátil. O carro tem vários sistemas eletrônicos, além do onstar que me dá segurança e indica qualquer problema no veículo. Faço todas as revisões na concessionária eo carro nunca teve nada até hoje, éo segundo ônix que tenho. Engraçado que ninguém fala da tracker, Não deve incomodar os japoneses, mas o sistema é o mesmo, ué!
Vc roda quanto por dia aí vc mesmo se responde?
Isso aí fanboy, defende mesmo!
A solução da GM? Estender a garantia do produto para 10 anos, para quem comprou o carro 0 km. Ou seja, para o primeiro proprietário apenas. Mas como sabemos, ninguém hoje em dia compra um carro 0 km e fica com ele muito tempo. E a garantia de fábrica só vale para o primeiro CPF cadastrado.
TBM comprei um Unix e tô muito arrependido não recomendo a ninguém comprar só gera ansiedade pra o proprietário!!!!!
Resumindo os comentários abaixo:
O carro é um lixo todos sabem disso, mas sempre tem emocionado defendendo.
Bom é o que você fabrica. 🤣🤣🤣🤣
Isso primata, grita bastante enquanto pula de um galho para o outro.
Gostamos muito dos animais!
Pessoas que deficiência mental normalmente usam frase curtas seguidas de gargalhadas?
O problema também que poucos comenta e que custa muito caro efetuar a trocar da correia , eles não baixa o preço da mão de obra o valor e um absurdo.
Bom dia..para acabar com esse problema de vez e só o.c9nsumidor comprar um monza ou um kadet ou vectra..aí vc consumidor pode colocar até óleo queimado usado no motor que ele vai te até der por.muito tempo..carro hoje é descartável…e o.pior e q tem muita gente que compra simplesmente por estar mal informado oh por não entender nada de mecânica.. é uma pena…
Comprei um Onix e estou arrependido vejo vários comentários ref. Veículo se fosse hoje não compraria carro da GM a estética do carro e lindo mas motor vamos sofrer
Qual o problema que vc está tendo com o onix ?
Nunca tive problemas sou muito satisfeito e só fazer a manutenção correta agora na troca a própria concessionária desvaloriza muito fui trocar no mesmo modelo e fiz pois recebiam o meu muito baixa da tabela enquanto não corrente tive uma proposta melhor não fiz pq sou muito satisfeito com a linha da Chevrolet mas estou pensando em mudar pq penso como vai ser para frente o carro ficando mas rodado
Este Carro e carro de vagabundo. Agora compra Ford k 1.5 drago 2020. Não tenho dor de cabeça. Até agora em 5 anos o que troquei uma bieleta e a mão de obra. E a correia dentada até agora não troquei ele está com 220 mil km. Vou trocar ago ra e olha só coloquei uma vez na concessionária. Comprei 0 k agora pessoal sempre troquei com o óleo certo da for.
E só ninguém comprar esses carros com essa correia banhada a óleo
Que essa montadora para de fabricar esses luxo
Tenho uma Tracker seme nova 18.000.mil kms rodados até o momento está 100% mas com tanto comentários negativos vou trocar de carro vender ela e pegar um carro da Fiat ou Wovagem
Viagem aí ai viu
Zero chance de comprar um carro correia banhada a óleo.
Infelizmente o Brasil é o país onde a corrupção e o crime compensa e todo tipo de porcaria são fabricadas de todos jeito e o consumidor que se lasque, se este país fosse sério e justo, a justiça já teria chamado a GM para uma explicação e faria com que o consumidor tivesse os seus direitos garantidos, mas a justiça é sega e só Judá em seu próprio interesse.
Graças a Deus meu onix 2023 46 km rodado melhor carro q já tive 2 anos sem fazer nada… Obs.. Olho 0w20 dexos em dias rigoroso… Primeira troca na segunda concessionária eles iriam colocar olho errado aí q mora o perigo confiar em concessionária confio em mim muita gente se dá mal por confiar em concessionária nem tudo lá é perfeito onde vem o engano existe 2 caros igual o turbo e o lt onde vem o perigo o turbo 5w30 dexos o lt aspirado 0w20 dexos aí onde vem troca errada vacilo conheço muitas pessoas q pergunto qual olho vc usa quando eles mim respondem aí vem a surpresa resposta olho errado… Depois dis carro não presta. Eu quando comprei estudei muito sobre o carro e fasso tudo au pé da letra ponto.
oque tem haver? correia banhada a oleo com ditador e larápio?, agora enquanto um não correu atrás quando mandava, agora o larápio tem que resolver, vamos lá em 2019/2020 o povo morrendo o caratorando o sarro, não aceitava vacina nenhuma e foi com a familia (italiana), tomar vacina nos agiotas americanos
E uma vergonha esses csrros e venda casada embutida nos contratos que se vc nso faz revisso na concesdionaria perde a garsntia (apos a garantia de fabrica de 3 anos).o tanto dd carto que da problema e porque o carro e ums m… mesmo nao e so oleo. A GM esta passando vergonha com essss tranqueira chamada de carti. Nao infico essed cartos para ningurm.
..E AGORA?
É NECESSÁRIO QUE A GM SE PRONUNCIE O QUANTO ANTES.
ESSAS COISAS PARECE QUE ACONTECEM NO BRASIL.
DUVIDO MUITO SE NO MERCADO AMERICANO ISSO OCORRE..
Tava querendo comprar uma traker 2021 mas com correia banhada a óleo não vou comprar
Tenho um UP TSI, que tem a correia banhada a óleo. Troquei com 140.000 km ( o manual manda fazer com 120.000) e mostrava pouco sinal de desgaste. Creio que o problema seja a qualidade da correia.
Seu carro não tem correia banhada a óleo 👍
O assunto aqui é sobre carto, vc errou o comentário na página.
Carros da VW não usaim correia banhada óleo. Usa correia dentada fora do motor. A da GM é interna, tem que abrir o motor pra trocar.
Amigo, favor reavaliar a tua postagem. O motor 3 cilindros da VWB não tem a correia de comando banhada a óleo; é uma correia normal com troca programada para 60.000km ou 4.5 anos de uso (o que vencer primeiro). Os modelos fabricados entre 2014 até 2017, o carro vinha originalmente com um kit de correia italiana com vida útil de 120.000km ou 5 anos. Por causa do custo deste kit, a partir de 2018, a VWB decidiu nacionalizar o kit sendo fabricado pela Continental com valor mais barato.
Óleo e borracha se combina a fuligem da correia fica onde.
Eu tenho onix 21 tive uma grande decepção gastei 11.500 por causa da tal correia e mais 2.000 can o ar. Um carro que paguei 93.000 agora tô achando 63.000 e a GM não assume o erro.foi último GM que comprei e tô falando mal pra todos.
Se a GM voltar atrás e pôr corrente de comando, é o mesmo que admitir que que esse sistema não funciona. E o que eles vão fazer com esse carros que foram vendidos? E Recall na certa! Aí eles preferem ficar enrolando do que admitir o erro.
Mas nas versões mexicanas, já são correntes de comando desde SEMPRE. Essa safadeza é só aqui no BR… O certo mesmo é mais fazer boicote…
Até adquirir um Peugeot é melhor que essas bombas da GM…
Onix… Tracker e Montana…. 1.0, 1.0 Turbo e 1.2… 3 cilindros com correia banhada a óleo… É pedir pra se ferrar….
sou um apaixonado por GM,tive de Chevette a nova s10, comprei uma Montana Premier,porém depois que comprei descobri que o motor e o mesmo do Onix,foi difícil de vender porém vendi, não quero mais ,a GM vai a falência enquanto insistir com essa tecnologia que não deu certo, lamentável porém …
Sou(ou era) consumidor Chevrolet há anos,nunca tive problemas(trabalho com táxi), até comprar uma Tracker com essa maldita correia. Meu carro,com 81mil km deu o problema. Ele endureceu o freio,causa essa ocorrida pela deterioração da correia,que entupiu a bomba de vácuo,prejudicando assim o funcionamento do freio, resultado: gastei mais ou menos uns 5400,00 . Obs: sempre,sempre coloquei o óleo indicado no manual do proprietário,para não ter surpresas futuras,mas infelizmente aconteceu. Não adianta a GM colocar a culpa nos proprietários dizendo que eles não fizeram as trocas de óleo com o especificado,assim como eu ,a correia durou um terço do prometido por eles. Picaretagem pura. Enquanto não trocarem esse sistema,nunca mais compro um Chevrolet,e vou passar adiante,para todos,o que ocorreu comigo. VERGONHA
Do que adianta falar, o meu Onix turbo LTZ está numa concessionária com a correia partida, detalhe, todas as revisões na concessionária (165009km) e ou seja tremenda dor de cabeça. Falar do óleo é balela.
Muito obrigado pelo relato! Estava pensando em comprar uma Ecosport 1.5 que também possui essa correia banhada à óleo. Meu critério para evitar problemas era que o veículo tivesse todas as revisões feitas na concessionária mas diante do teu e outros relatos estou reconsiderando esse motor. Acho que é o combustível brasileiro adulterado que está danificando essas correias mesmo quando o proprietário está fazendo as manutenções com o óleo correto.
Nunca irão assumir a culpa. Aqui o governo defende montadoras.
Estava para comprar um Ônix Sedan 1.0 Turbo 85.000km, desisti depois dos inúmeros comentários, e depois de ter ligado na fábrica, e ver que a GM não está nem ai para o problema…
Atualmente temos uma variedade enorme de montadoras no país, portanto tem que ter respeito pelo consumidor. Se depender de mim, Chevrolet nunca mais…..
Recentemente, atualizaram o motor adicionando a injeção direta, mas perderam a oportunidade de aperfeiçoar a correia. Talvez pudessem ter utilizado uma corrente ou uma correia seca externa. Certamente isso teria um grande impacto no projeto, mas é um custo necessário. Curiosamente, o New Ka, de 2016 a 2021, manteve a mesma tecnologia de correia banhada a óleo, e até hoje não se ouvem relatos de problemas como os do Onix.
A GM deveria ter utilizado correia seca nesse motor. Os clientes GM que já estavam acostumados com os motores família I e II não iriam reclamar. Poderiam ter feito de uma forma, onde a troca da correia fosse barata, com facilidade de acesso para manutenção, assim como é nesses motores antigos.
Não adianta GM falar que tem que colocar o óleo recordado, os combustíveis tem dispersantes, aditivos, e sem contar oas adulteracoões.
E já vou adiantar, se a GM não trocar por bem, vai trocar por mal, porque ela vai entrar em uma decadência sem fim.,
Foi uma tremenda bola fora da GM, vender um carro com grande volume de vendas, que depois de uns anos, quando for passado para o segundo, terceiro dono vai gerar um custo altíssimo de manutenção. Vai virar mico!!!
A Frota da empresa eram Onix dos 30 carros pelo menos 10 estavam quebrados esperando reboque na rua por rompimento de correia banhada a óleo, ou seja 33% da frota não rodava e sempre precisava ser reposta pela locadora.
Trocamos todos pelo Polo Trek e fazem 90 dias que sem problemas.
Esse projeto do Onix tem erros graves de projeto mas a culpa nunca é deles, nem locadora está comprando mais esse carro, ninguém quer alugar e ficar na rua.
Realmente olhando por esse lado faz todo sentido os estoques de Onix cheios mesmo com a fábrica parada, as locadoras pararam de comprar o carro porque simplesmente não conseguem vender depois e boa parte do lucro delas vem da revenda não da locação em si.