Devo pisar na embreagem ao ligar o motor?

Na hora de dar a partida no carro, apertar a embreagem e deixar o câmbio em ponto morto são coisas diferentes.

Por BORIS FELDMAN08/08/18 às 17h30

Entenda porque é importante pisar na embreagem ao ligar o motor. O Boris explica:

[TRANSCRIÇÃO]

Um ouvinte do programa quer saber se é verdade que na hora de dar no arranque, de fazer o motor funcionar, tanto faz apertar o pedal da embreagem como deixar a caixa engatada em ponto morto. Isso, provavelmente, é a respeito de um comentário que eu fiz aqui recentemente. Porém, não é a mesma coisa.

Apertar a embreagem desacopla totalmente o motor do carro da caixa de marchas. Quando se deixa a alavanca em ponto morto, a bateria e o motor de arranque ainda vão ter que virar algumas engrenagens dentro da caixa, aumentando, ligeiramente, o seu esforço.

Então, esse pequeno esforço, multiplicado pelas centenas de vezes em que se aciona o motor, acaba provocando um desgaste  um pouco maior da bateria e do arranque. E, por isso, a recomendação de pisar na embreagem sempre que se acionar o motor.

Entenda porque é importante pisar na embreagem ao ligar o motor. O Boris explica.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário