Celular ao volante pode dar cadeia

Projeto de lei quer transformar o que antes era apenas uma infração de trânsito em crime com punição de até um ano de detenção

DIRIGIR COM CELULAR PRISÃO Mulher branca segura com a mão um celular enquanto dirige um carro
Dirigir com o celular está entre as infrações mais recorrentes no Brasil (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/12/2024 às 07h00

Entre as infrações de trânsito mais cometidas pelo motorista brasileiro estão duas muito comuns: o excesso de velocidade e a falta de uso do cinto de segurança. Porém, a que mais vem crescendo ultimamente se refere a dirigir com o celular, que inclusive vem com uma complicação adicional.

VEJA TAMBÉM:

O condutor está cometendo a infração ao segurar o celular, pois nesse caso ele não estará com as duas mãos ao volante, o que é obrigatório. Mas, mesmo que não esteja segurando o dispositivo, ele está desviando sua atenção do trânsito. Resolver problemas pelo celular mesmo com o sistema hands-free de mãos livres, configura uma conduta infratora.

E a situação pode ficar ainda mais séria, já que a deputada Dayany Bittencourt (União) apresentou um projeto de lei que torna o uso do celular ao volante uma ação bem pior do que uma infração. O texto prevê que a conduta de torne um crime de trânsito que pode representar cadeia de 6 a 12 meses.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 6 de dezembro de 2024

Já existem penalidades pra isso, mas elas não “pegam” porquê o código penal brasileiro está desatualizado há gerações. Tornando a aplicação das nossas leis tão “eficiente” quanto peneiras rasgadas, permitindo que praticanente tudo seja abrandado ou até arquivado.
Criar mais leis que serão futuramente dribladas, nada resolve e só desmoraliza ainda mais o nosso já castigado Judiciário.
Precisamos sim é atualizar urgentemente o nosso código penal, a fim de tornar eficazes as Leis que nós já temos.

Avatar
Deixe um comentário