Carro usado: 10 fatos sobre o Hyundai Azera 2011
Espaçoso, confortável e equipado, sedã coreano é dica de usado para quem não quer gastar os tubos em um sedã 0 km
Espaçoso, confortável e equipado, sedã coreano é dica de usado para quem não quer gastar os tubos em um sedã 0 km
O mercado automotivo brasileiro assistiu a uma disputa curiosa na segunda metade dos anos 2000. Dois sedãs médio-grandes importados apostaram no custo/benefício para atrair clientes do segmento logo abaixo. Um deles é o Hyundai Azera, que, em 2011, ainda na sua quarta geração global, passou por um upgrade no Brasil.
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O carro tinha preços próximos às versões topo de linha dos médios, aquele segmento dominado por Toyota Corolla e Honda Civic. Só que com espaço bem maior e alguns equipamentos diferentes. Desta forma, o Hyundai Azera fez sucesso na medida do seu nicho de mercado.
Hoje, o Hyundai Azera 2011 é uma boa opção de usado, com variedade de ofertas nos principais sites de compra e venda. Bem mais em conta, inclusive, que sedãs médios – 0 km ou seminovos.
Confira agora 10 fatos sobre o Hyundai Azera 2011.
O Hyundai Azera foi lançado no Brasil em outubro de 2007 meio que na esteira do sucesso do Ford Fusion, apresentado um ano antes. E com a mesma estratégia: um sedã médio-grande pelo mesmo preço dos médios, mas com espaço superior, acabamento melhorado e lista de equipamentos mais abrangente.
O carro começou suas vendas no Brasil com motor V6 de 234 cv. Na linha 2011, o Hyundai Azera foi reestilizado e, na carona, o sedã passou por mudanças no conjunto mecânico: ganhou 20 cv de potência e câmbio automático de seis marchas, no lugar do de cinco velocidades.
Em 2012, o Grupo Caoa passou a importar a quinta geração global do Hyundai Azera com novo motor V6. Foi reestilizado em 2015, porém, a importação foi interrompida em 2017. O carro só voltou em uma nova geração em 2019, mas já não oferecia o mesmo custo/benefício e sofreu forte concorrência dos SUVs. Ficou apenas um ano por aqui.
Em seu país de origem o Hyundai Azera tem outro nome: Grandeur. O sedã, a propósito, atende a outras alcunhas conforme o mercado. Entre os mais usados, XG25, XG30, XG300, XG350, Grandeur XG e The Luxury Grandeur.
Lembra que o Hyundai Azera travou um duelo particular com o Fusion? Isso mesmo, o carro disputou vendas com o Ford e em desigualdade de condições. Isso porque o rival vinha do México, país com o qual o Brasil tem acordos bilaterais que aliviam as taxas de importação.
O Hyundai Azera, por sua vez, vinha da Coreia do Sul. Mesmo assim, superou tranquilamente concorrentes diretos (como Honda Accord e Toyota Camry), e roubou clientes de versões topo de linha de outros dois modelos desses fabricantes japoneses tradicionais: Civic e Corolla.
Em 2009, o carro anotou 7.620 unidades comercializadas pelos dados do Renavam informados pela Fenabrave – associação que reúne as concessionárias. Em 2010, mais 7.267 licenciamentos para a conta do modelo asiático, já consolidado na vice-liderança da categoria de sedãs médio-grandes.
Mas o melhor período de emplacamentos para o Hyundai Azera foi mesmo 2011. Foram 9.586 carros comercializados naquele ano – apenas mil unidades atrás do líder Fusion.
Em 2011 o Hyundai Azera passou por uma atualização no design e no powertrain, encabeçado pelo motor 3.3 V6 da família Lambda, o que deixou o carro com melhor comportamento. Mais pela nova transmissão de seis velocidades, que conferiu um desempenho ágil e confortável ao mesmo tempo.
Só que por ágil não espere uma performance esportiva. Trata-se de um sedã cujo público quer um comportamento forte, porém, sem socos de potência. Com os 265 cv de potência (o V6 do Hyundai Azera 2011 ganhou 20 cv) e mais de 1.600 kg de peso, o 0-100 km/h fica na faixa dos 9 segundos.
O torque 31 kgfm aparece até cedo para um sedã desta categoria. Disponível a partir das 3.500 rpm, possibilita retomadas de 40 km/h a 80 km/h, e de 60 km/h a 100 km/h na estrada, abaixo dos 5 segundos.
Quem se depara com o Hyundai Azera logo vai pensar que é um “banheirão” na estrada. Aí é que o desavisado se engana. Feito sobre a arquitetura Y5, o três-volumes tem ótimo acerto de suspensão. A carroceria oscila o mínimo nas curvas e não há sinais de flutuação, mesmo em altas velocidades.
A direção com assistência elétrica é que não é tão direta, apesar da suavidade na hora da baliza. Os freios a disco ventilados nas quatro rodas seguram bem o carro nas paradas mais bruscas.
É o ponto alto do Hyundai Azera. São 4,89 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 2,78 m de entre-eixos. A sensação de espaço na cabine é superior ao de até modelos premium e maiores por fora da época, como BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S.
Os bancos abraçam bem os passageiros da frente e motorista e carona ficam bem à vontade. Na parte traseira, três adultos desfrutam de espaço de sobra para pernas e joelhos. E ainda têm mimos, como as cortinas, saídas de ar-condicionado e porta-copos no descansa-braço embutido.
A suspensão com jogo multibraço independente atrás ainda filtra bem os buracos. O isolamento acústico também funciona de forma eficiente.
O ambiente interno é nitidamente inspirado em sedãs alemães daqueles tempos. Painel elevado e linhas horizontais passam um desenho clássico. O acabamento é caprichado, com tecidos e couro na cor cinza claro.
O alumínio no console central e os detalhes de madeira ajudam na percepção do requinte a bordo. O carro ainda tem uns detalhes peculiares. O para-sol, por exemplo, usa tecido perfurado e abas para proteger as laterais. Já os comandos do volante são em alto relevo.
E os vidros do Hyundai Azera são fotocromáticos, ou seja: variam a transparência em função da intensidade da luz do dia. Isso diminui o calor interno, “filtra” o sol em cima dos ocupantes e otimiza o funcionamento do ar-condicionado. Agora, se o abençoado do antigo dono pôs uma película nas janelas, estragou tudo.
Os preços do Hyundai Azera 2011 mais completo variam entre R$ 46 mil e R$ 55 mil nos principais portais de compra e venda de veículos (preços da segunda quinzena de novembro de 2024).
Na segurança, o sedã oferece oito airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios com ABS e EBD, faróis de xenônio e sensores de estacionamento traseiro.
No conforto, ar automático bizona com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, sensor de luminosidade e de chuva, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente, entre outros. O som é da marca Infinity, com 10 alto-falantes, subwoofer e disqueteira para seis CDs.
É um carro importado da Coreia do Sul, com proposta de luxo, equipado com motor V6 e que atua em um nicho de mercado. Então, não espere por peças baratas.
Veja quanto custam alguns componentes do Hyundai Azera 2011:
Donos de Hyundai Azera costumam reclamar de freios esponjosos e com desgaste prematuro de pastilhas. Ruídos na suspensão dianteira também são comuns. Fique atento, ainda, ao comportamento da transmissão automática, se a mesma apresenta trancos e imprecisões demasiados.
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