Modificar o carro pode colocá-lo em outras categorias da CNH?

Caso o motorista reduza o número de bancos de uma van ou a capacidade de carga de um caminhão, poderá enquadrá-los em outra categoria?

Por Boris Feldman08/10/19 às 06h15

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem diversas categorias, em função da capacidade de passageiros ou de carga do veículo. Não pode dirigir um ônibus quem tem a CNH com categoria para, no máximo, uma Kombi. A habilitação para dirigir uma picape não se estende para um caminhão de 10 toneladas.

E essa observação a propósito da pergunta de um leitor do AutoPapo: se ele reduzir o número de bancos de uma van, para qual ele não está habilitado, poderia dirigi-la?

Não, não poderia. Pois a categoria da CNH é de acordo com a homologação daquele modelo no Denatran. Não adianta reduzir o número de assentos da van ou o tamanho da caçamba do caminhão para dar ao motorista habilitado para uma categoria inferior o direito de conduzi-los.

categorias da cnh
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Aroldo 8 de outubro de 2019

    Caro @borisfeldman, desculpe discordar de voce. Conheço pessoas que no auge da Kia Besta removeu bancos para poder dirigi-la com carteira B. O processo foi pedir autorização para alteração de característica do carro no detran, remover os bancos, fazer uma vistoria em uma empresa certificada pelo Inmetro e depois levar a papelada no detran para alteração do DUT. O mesmo processo quando deseja-se rebaixar o carro. Como o PBT e lotação estao abaixo das exigidas para carteira C e D, pode-se dirigir o carro normalmente com categoria B.

Avatar
Deixe um comentário