Qual a duração das pastilhas, embreagens, pneus e amortecedores?

Estilo de direção, tipo de solo, frequência de uso em estradas e trânsito são determinantes para vida útil dos componentes

Por BORIS FELDMAN28/03/18 às 19h34

Boris explica que não há expectativa para duração das pastilhas, embreagens, pneus e amortecedores. Vida útil dos componentes depende do dia a dia do carro.

[TRANSCRIÇÃO]

A vida útil dos componentes que se desgastam naturalmente num automóvel é uma eterna controvérsia entre os donos de automóveis e concessionários e fabricantes. Como saber quanto tempo duram as pastilhas ou as lonas do freio? Depende do estilo de dirigir do motorista, da topografia por onde ele passa com seu carro.

Boris explica que a duração das pastilhas, embreagens, pneus e amortecedores depende do estilo de direção, tipo de solo, frequência de uso em estradas e trânsito.

Quanto tempo vai durar uma embreagem? Pode durar 50 mil, 20 mil ou 100 mil quilômetros. Se ele só roda na estrada, vai durar muito mais do que o carro que roda só no trânsito urbano.

A durabilidade do pneu depende da direção estar alinhada, da calibragem estar correta e do tipo de piso por onde passa o carro.

Outra briga é dos amortecedores, que também podem durar 10 mil, 50 mil ou mais de 100 mil quilômetros, pois depende de vários fatores. E a briga é porque às vezes um desses componentes pode ter um problema de fabricação, mas a fábrica sempre diz que é mau uso do veículo.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário