Carro elétrico que freia com o pedal do acelerador? Sim, é o e-Pedal!

"Os carros elétricos e os híbridos possuem um sistema de regeneração que recarrega a bateria quando o motorista tira o pé do acelerador"

leaf interior
Por Boris Feldman
Publicado em 31/05/2019 às 06h15

Uma das tecnologias interessantes desenvolvidas no carro elétrico é o e-Pedal, o acelerador eletrônico. Ele já está presente em vários carros, como o Nissan Leaf, a versão elétrica do Chery Tiggo 2 e outros.

Na prática, o e-Pedal dispensa o sistema de freios: o carro tem o pedal do freio mais para uma emergência. Como assim?

Os carros elétricos e os híbridos possuem um sistema de regeneração que recarrega a bateria quando o motorista tira o pé do acelerador. Nos elétricos com acelerador eletrônico, quando o motorista pisa fundo, o carro acelera normalmente. Mas, ao tirar o pé do acelerador, quanto mais ele solta, maior vai sendo a força de frenagem. Então, ele vai calibrando o quanto ele tira o pé, para frear o carro mais, ou menos.

e-pedal
Leaf – Foto Felipe Boutros | AutoPapo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário