Motor turbo: preciso deixá-lo funcionando alguns segundos antes de desligá-lo?

Algumas dicas do passado, como as relacionadas aos motores turbinados, acabam voltando e confundindo os proprietários de automóveis

Por Boris Feldman03/06/19 às 06h15

Está cada vez maior o número de motores turbinados pela própria fábrica. E, por isso, voltou a circular uma dica estapafúrdia de que você não deve desligar o motor turbinado imediatamente quando para o carro, mas deixá-lo funcionando em marcha lenta de 30 a 60 segundos até desligá-lo.

O problema é que essa dica valia no passado quando oficinas turbinavam os motores aspirados e recomendava-se, então, deixá-lo funcionar em marcha lenta pela deficiência de lubrificação ou refrigeração da turbina.

Mas ela perdeu sentido hoje, porque os motores que recebe a turbina na fábrica são projetados com o sistema específico de refrigeração da turbina, para evitar o superaquecimento e possíveis danos mesmo que se desligue imediatamente o motor turbo.

motor turbo
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    André 4 de junho de 2019

    Se estiver andando em ritmo bem civilizado na ha problema em desligar imediatamente, essa recomendação é quando se para logo apos de andar forçando e em altas rotações.

  • Avatar
    Claudinei 3 de junho de 2019

    Engraçado essa informação pois tive várias Hilux com turbina de fabrica e no manual tinha essa recomendação de deixar o carro ligado por 30 segundos em marcha lenta antes de desligar.

    • Avatar
      Masao Hata 3 de junho de 2019

      Hoje em dia os veículos turbinados modernos tem auto stop, que desliga e liga varias vezes durante o anda para do transito, tornando sem sentido essa pratica antiga de “deixar um tempo lo motor rodando antes de desligar a ignição”.. Essa recomendação da HiLux não vale mais para os modelos atuais.

      • Avatar
        Giovanni 3 de junho de 2019

        Mas isso só ocorre quando o carro já está em marcha lenta, portanto, sem grandes temperaturas na turbina por assim dizer.
        Adoto aquela velha máxima, seguro morreu de velho, toda vez depois de um uso mais severo eu deixo na garagem uns 20 a 40 segundos ligado na lenta enquanto fecho vidros, desligo rádio e pego objetos.

    • Avatar
      Max 3 de junho de 2019

      Verdade, a sw4 98 tinha esse aviso no quebra sol, inclusive. Dizia para, após um uso severo ou prolongado, esperar um pouco em marcha lenta e então desligar. Considero uma prática saudável até para motores modernos, após um esforço acima da média, esperar o motor esfriar um pouco antes de desligar, visto que as temperaturas sobem acima do normal quando exigido, isso vale para os freios, rodar alguns kms depois de um uso extremo para resfriar mais rápido e evitar danos aos discos, para amantes de track day, é chamado de “cool down lap”, ou, volta de resfriamento.

Avatar
Deixe um comentário