Economizador de combustível e a picaretagem eletrônica

Os supostos economizadores de combustível agora fazem uso da eletrônica... Mas continuam sendo apenas enganação

chip da central eletrônica motor do carro em detalhe remap
Por Boris Feldman
Publicado em 19/02/2018 às 15h00
Atualizado em 03/10/2019 às 16h24

Quanto mais tecnologia se aplica no automóvel, mais as técnicas de “picaretagem” se modernizam. No passado, as lojas de acessórios ofereciam toda a sorte de equipamentos mecânicos ou elétricos para reduzir consumo, aumentar desempenho e outras supostas mágicas. Agora, com a eletrônica, a última dessas tecnologias a cair nas garras da esperteza é o OBD, ou On Board Diagnosis, com mais uma versão do economizador de combustível.

chip circuito eletrônico central eletrônica OBD economizador de combustível
Um carro conta vários módulos eletrônicos, em modelos de luxo podem passar dos 50 (Foto: Shutterstock)

Os automóveis fabricados desde 2010 devem ter – obrigatoriamente – debaixo do painel, perto da coluna de direção, uma caixinha retangular cheia de pequenos pinos. É ali onde se encaixa o cabo do computador quando o carro é levado à oficina para resolver um problema. Os pinos estão conectados à Central Eletrônica e fornecem informações valiosas para se diagnosticar possíveis irregularidades no funcionamento do motor.

A causa do problema pode estar em um sensor da central, no catalisador ou outro componente eletrônico. O computador também detecta níveis de emissões irregulares, acima dos limites legais, de gases nocivos pelo escapamento. O sistema é chamado de OBD, iniciais em inglês de “On Board Diagnosis”: diagnóstico feito a partir de informações disponíveis no painel.

Ao se encaixar o cabo do computador no OBD, surge na tela a descrição de possíveis defeitos e irregularidades, e até mesmo quais componentes devem ser substituídos para a correção do problema.

Entretanto, surgiu agora no mercado mais um suposto economizador de combustível, desta vez mais sofisticado, pois deve ser encaixado no OBD. Seu fabricante anuncia que o aparelho interfere na Central Eletrônica, altera a regulagem do motor e reduz em até 15% o consumo de combustível. Ele se chama ECO OBD2, e a revista Quatro Rodas teve a boa ideia de testá-lo na pista. Utilizou para tanto um mesmo carro e rodou com sempre no mesmo circuito, com e sem o aparelho, para confirmar o que já se imaginava: não houve economia, o consumo foi exatamente o mesmo nas duas situações.

Aparelhos “mágicos” não fazem mágica. Se fosse mesmo possível economizar combustível, as montadoras seriam as primeiras interessadas em adotá-los. Em termos econômicos, o único resultado efetivo e incontestável do ECO OBD2, é o de reduzir em R$ 62,90 o saldo bancário de quem o adquire e aumentar o mesmo valor no saldo de quem o fabrica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Amilton Maciel 28 de dezembro de 2022

Poxa Bóris, não é só para diminuir a conta bancária que ele serve não. Ele é um excelente DACL (Dispositivo de acendimento contínuo de Leds), ele serve para ficar piscando umas luzinhas bonitinhas no carro! kkkkkkk

Avatar
Mauro L Fogaca 8 de outubro de 2022

Não existe nenhuma montadora preocupada com redução de consumo de combustível em Veículos, passa anos e anos e cada vez os carros consume mais.
Essa é grande realidade

Avatar
Braga 19 de agosto de 2022

Antes de comprar estas maravilhas que informam na internet, sempre procuro ver a opinião popular…ufa fui salvo de entrar para a estatisticas dos ótários do ano…rsrsrs

Avatar
Aroldo 22 de agosto de 2022

Não falando do aparelho , pois não conheço e nunca usei, mas dizer q as montadoras se preocupam com o consumo dos motores , isso eu discordo , dizer q hoje temos tecnologia embarcada e isso trás economia de combustível, piada né, um fusca 1300l fazia 14km com um litro de gasolina , motor carburado , com uma bobina só, cabos e velas q hoje seriam descartadas por serem inadequados , um Fiat 147 com motor 1050 fazia 16km litro com carburador também , agora hoje com toda tecnologia embarcada , os carros tem melhor desempenho , mas o consumo é o mesmo de 40 anos atrás.
E falando das montadoras , os engenheiros sempre diziam q não podia usar álcool em motor a gasolina , até que os usuários mostraram o contrário, só depois disso os engenheiros criaram o carro Flex, q mecanicamente tem duas diferenças, dois sensores q antes não existiam nos carros a gasolina, na verdade apenas um , o outro apenas teve uma função adicionada, q é o sensor de nível de combustível, a simples bóia do tanque, o q surgiu foi a sonda lambda , o resto é só mudança de gerenciamento da central eletrônica , só software. Meu irmão tinha um gol 1000 16 válvulas, e só andava nele com álcool , nos meses frios sempre abastecia 10% de gasolina , pois ficava ruim pra funcionar de manhã . Os engenheiros diziam q iria estragar os bicos , a bomba , pois o alcool tem agua , isso era uma grande bobagem , o que estraga não é a água em si , mas o atrito das moléculas, e tanto a água quanto o álcool tem a mesma característica, portanto essas peças já tinham proteção contra isso , os bicos por exemplo tinham revestimento cerâmico, pois a gasolina tinha 20% de álcool.

Avatar
Luiz Maso 10 de janeiro de 2022

Será mesmo interesse das montadoras a economia de combustível?? principalmente para carros populares?? No país das maravilhas.
Sim é possivel ter um motor que faça até 20km com litro.. só as montadoras so colocam esses motores em carros de luxo!!! Esse é o verdadeiro interesse delas!!
Compre um carro de 200 mil para ter ecnomia!!!

Avatar
João furtado 15 de dezembro de 2021

Gostaria de receber o meu dinheiro de volta. Nós confiamos em qualquer anúncio que promete economia. já estamos saturado e desgastado de prejuízo.

Avatar
Júlio César 3 de novembro de 2021

Boa tarde a todos

Se realmente fosse uma aparelho de economia nestes moldes de desempenho dos veículos não seria este preço.

A mesma coisa da ostra do amendoim se resolvesse algum problema seria os olhos da cara .

Isto é Brasil kd os órgãos fiscalizadores

Aracaju Sergipe – Brasil

Avatar
Paulo de Tarso Capuzzo 26 de outubro de 2021

O engenheiro estuda 5 anos para montar um motor para fazer 10 km com 1 litro,ai vem um picareta e faz o carro fazer 13 km com 1 litro porque ele não estudou pra fabricar um carro com tanta economia isso e picaretagem

Avatar
Freire 26 de outubro de 2021

Hummmmm então esse ECO OBD2 é historinha prá boi dormir???
Acho mais estranho é a segurança pública não apreender esses “aparelhinhos mágicos” por isso sempre falo: ohhhh paiséco de sem vergonhas. Esse país nunca vai mudar… É o mal da América Latina… Só tem bandidos, traficantes, políticos corruptos… Nunca vai mudar…

Avatar
Emerson Alvi 14 de setembro de 2021

É aquela velha estória!! Um belo dia acordam, de manhã, um MALANDRO e um OTÁRIO… em algum momento desse dia, eles irão se encontrar… o resultado, todos já sabem!!

Avatar
Ozenei Moura da silva 14 de julho de 2021

Tem empresas q vc compra e eles nem entregam como é o caso da loja VIBESS safados

Avatar
awefa 29 de abril de 2021

Os cara uso o aparelho de modo errado e fala que é picaretagem. kkkk Quem conhece de carro sabe que o aparelho não traz economias instantâneas, é necessário rodar no minimo 150 milhas, para que o aparelho possa obter dados o suficiente para fazer um diagnóstico correto de como economizar gasolina. As próprias empresas já usam, porém essa tecnologia só tem nos carros elétricos, por enquanto.

Avatar
Claudio Crispim 10 de março de 2021

Ainda bem que visualizei os comentários antes de comprar.
Picaretagem.

Avatar
Marco 22 de janeiro de 2023

BOMDIA,,eu fiz O teste rodei um período e fiz uma viagem 400 km g5 1.0, baixou pouco do meio tamque. Pegou diferente litros das outras vez.

Avatar
Euson 13 de dezembro de 2020

Senhores, deixo aqui o meu registro quanto ao uso do OBD2 ECO. Consegui uma redução significativa no consumo do meu veiculo da Renaud. Estrata elevei em até 3 km por litro e na cidade de 1 a 1,5 km por litro. Realizei a instalação do OBD2 com o quadro do veículo ligada e nao desligado, como a revista realizou.

Avatar
Cicero 14 de fevereiro de 2020

Comprei esse aparelho e realmente fui um otario..cambada de vagabundo..gastei 89 reais…sacanagem..

Avatar
Armando c.sousa 9 de fevereiro de 2020

Picaretagem. Não funciona. Cadê os órgãos de defesa do consumidor? Pq não obrigam a devolução do dinheiro? Pq a empresa continua oferecendo e mentindo? Tomem providências e processam essa empresa mentirosa

Avatar
Ewerton Nascimento 18 de novembro de 2019

Só ouvi verdades, no aliexpress é só oq eu vende isso ai como ferramenta de diagnostico, nada a ver com economia ou ajuste. Ai os pilantras aqui no Brasil como sempre desvirtuam as ideias para pegar os otarios.

Avatar
Alcir 23 de outubro de 2019

Esse cara é ótimo.

Avatar
Plínio Cesar 21 de fevereiro de 2018

kkkkk!!!!! Essa conclusão do saldo foi demais.

Avatar
Deixe um comentário