É correto pisar no pedal de embreagem ao ligar o carro?

Mesmo quando o câmbio está em ponto-morto, há quem indique acionar a embreagem ao dar a partida no motor; essa recomendação faz sentido?

Por Boris Feldman23/07/19 às 19h30

Tantas são as recomendações para o que o motorista deve ou não deve fazer, que ele às vezes fica perdido. Uma delas é sobre pisar ou não pisar na embreagem. Então, por exemplo: ao virar o arranque, o motorista deve ou não pisar na embreagem?

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um ‘pulo’ se ele estiver engrenado.

Por outro lado, se ele estiver rodando com o carro e tiver que parar por qualquer motivo, durante 30 segundos, um minuto ou mais, pisa ou não pisa na embreagem? Neste caso do motor funcionando é ao contrário: não deve acionar a embreagem ou a fricção, como dizem alguns, para evitar um desgaste desnecessário de seus componentes.

Embreagem do carro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paul Atehando 24 de julho de 2019

    Tenho esse aborto desde 1995, quando li no manual do Gol bola do meu pai sobre esse procedimento. O HB20 manual só dá a partida com o pedal acionado.

Avatar
Deixe um comentário