É danoso engatar o ‘N’ no câmbio automático ao parar o carro?
Muitas "dicas" completamente furadas sobre automóveis circulam por aí: uma delas está gerando dúvidas em relação ao câmbio automático
Muitas "dicas" completamente furadas sobre automóveis circulam por aí: uma delas está gerando dúvidas em relação ao câmbio automático
É impressionante como circulam pela internet, em blogs, em sites, em redes sociais, as dicas mais furadas, os palpites mais estapafúrdios em relação ao automóvel.
Uma das últimas que andaram circulando por aí foi em relação ao carro com câmbio automático: recomenda ao motorista a jamais tirar a alavanca do D, de Drive, e jogar no N, de Neutro, o ponto morto, quando o carro para.
Na verdade, necessidade de tirar a alavanca do Drive e colocar no N, não há nenhuma; porém, mal não faz. E, em alguns casos, pode até haver uma ligeira redução do consumo de combustível.
E tanto isso é besteira que o câmbio automático de alguns automóveis – ele mesmo, sem interferência do motorista – desengata do Drive e deixa em neutro enquanto o carro está parado. Quando o motorista acelera, ele volta sozinho para o Drive.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Acredito que não existam problemas em se trocar para N em algumas situações, caso contrário, não existiria essa recomendação nos manuais da PSA:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento.”