É danoso engatar o ‘N’ no câmbio automático ao parar o carro?

Muitas "dicas" completamente furadas sobre automóveis circulam por aí: uma delas está gerando dúvidas em relação ao câmbio automático

Por Boris Feldman09/10/19 às 08h30

É impressionante como circulam pela internet, em blogs, em sites, em redes sociais, as dicas mais furadas, os palpites mais estapafúrdios em relação ao automóvel.

Uma das últimas que andaram circulando por aí foi em relação ao carro com câmbio automático: recomenda ao motorista a jamais tirar a alavanca do D, de Drive, e jogar no N, de Neutro, o ponto morto, quando o carro para.

Na verdade, necessidade de tirar a alavanca do Drive e colocar no N, não há nenhuma; porém, mal não faz. E, em alguns casos, pode até haver uma ligeira redução do consumo de combustível.

E tanto isso é besteira que o câmbio automático de alguns automóveis – ele mesmo, sem interferência do motorista – desengata do Drive e deixa em neutro enquanto o carro está parado. Quando o motorista acelera, ele volta sozinho para o Drive.

cambio automático
Câmbio automático
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rodrigo 11 de outubro de 2019

    Acredito que não existam problemas em se trocar para N em algumas situações, caso contrário, não existiria essa recomendação nos manuais da PSA:

    “Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento.”

Avatar
Deixe um comentário