Escapamento e catalisador: cuidado com os gases tóxicos

Os catalisadores são fundamentais, pois através de uma reação química, eles neutralizam as toxicidade dos gases. Mas, há um porém...

descarbonização
Por Boris Feldman
Publicado em 26/02/2020 às 07h30

Os gases emitidos pelo escapamento de um automóvel a gasolina ou flex são nocivos? Sim, já foram muito mais quando a gasolina recebia uma adição de chumbo tetraetila para aumentar a octanagem.

Depois o chumbo foi substituído pelo etanol, bem mais limpo e menos nocivo as vias respiratórias. Mesmo assim, para se eliminar quase completamente esses gases, todos os nossos automóveis são equipados com os catalisadores, que por uma reação química neutraliza essa toxicidade dos gases.

Entretanto, há que se tomar cuidado, pois quando se liga o motor pela manhã estes gases nocivos ao organismo somente serão eliminados depois que o catalisador atingir a sua temperatura ideal de funcionamento.

catalisador escapamento
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário