Escova, mulher e automóveis: o futuro da indústria

Nos últimos anos, as novidades acontecem com tamanha rapidez que já dá para imaginar, sem muita possibilidade de erro, quais as principais tecnologias a serem incorporadas no automóveis nos próximos anos.

Por BORIS FELDMAN20/05/18 às 13h06

Quais são as tendências da indústria automobilística? Qual será o futuro do carro? Como serão os automóveis dos nossos netos ou bisnetos?

Nos últimos anos, as novidades acontecem com tamanha rapidez que já dá para imaginar, sem muita possibilidade de erro, quais as principais novidades a serem incorporadas no automóveis nos próximos anos. No passado, ao contrário, os “futurólogos” erravam todas: os carros deste princípio de século iriam ser movidos por turbinas como os aviões e até capazes de voar mesmo…

Como será o futuro dos automóveis?

A primeira novidade incontestável é que, a curto prazo, o automóvel será movido por energia elétrica. Que poderá vir de baterias ou de células a combustível (como o hidrogênio na “fuel-cell”). Aliás, nem é a curto prazo, pois já existe uma fábrica nos EUA (Tesla) que só produz veículos elétricos.

Outra tendência é do carro autônomo: o motorista vai acabar se transformando em mais um “opcional” dos automóveis. Também não demora pois vários deles já rodam experimentalmente. A Google tem vários rodando nos EUA.

Em terceiro lugar, vem o compartilhamento do automóvel, o “car share”. Já existem empresas especializadas em oferecer carros para serem utilizados durante algumas horas. O motorista o recolhe num estacionamento (usando um cartão magnético) e o devolve horas mais tarde, pagando apenas pelo horário e quilometragem utilizada. A longo prazo, imagina-se que o automóvel não terá apenas um proprietário, mas vários.

Este compartilhamento pode encontrar resistências , pois contraria um velho ditado machista que diz “Qualquer coisa pode ser emprestada, exceto escova de dente, mulher e automóvel…”

Foto iStock | Reprodução

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário