Adição de etanol na gasolina está chegando ao limite

Percentual de etanol no litro da gasolina vem subindo progressivamente, mas há um limite técnico, mesmo que o governo queira chegar até 35%

Ao fundo liquido transparente. A frente um carro abastecendo.
Relação estequiométrica define o limite do percentual de etanol na gasolina (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/04/2025 às 07h00

O percentual de etanol na gasolina começou em 22%, subiu para 25%, depois para 27%, agora já lá vai para 30%. Ou seja, quase um terço do combustível comercializado nos postos hoje é composto de etanol.

VEJA TAMBÉM:

Afinal, é possível ir subindo indefinidamente este percentual? Segundo os engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia, que fizeram os testes para esse último aumento, o etanol já chegou muito próximo do limite.

Esse marco é definido pela relação chamada estequiométrica, ou seja, quantas partes de ar para cada uma de combustível. A central eletrônica permite esse ajuste, mas não indefinidamente, o que acendeu então uma luz vermelha nas pretensões do governo, pois na lei do combustível do futuro, a previsão é que o etanol chegue a 35%.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
40 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kleber Fittipaldi 15 de abril de 2025

Devíamos ter opção de escolher o combustível que queremos não uma imposição do governo com fazem

Avatar
christian 15 de abril de 2025

bem vindo ao socialismo, você não pode escolher nada, eles escolem por você, você trabalha para bancar o Estado.

Avatar
Christian Gaio 15 de abril de 2025

Você já viu na bolsa de valores que o valor do barril de petrólio fino e bruto estão dispencando e a gasolina aumentando, eu não entendo essa diferença.
Não seria mais fácil o valor da gasolina ser uma %(porcentagem) do valor do barril de petróleo?
No grafico de valores de 1 ano ele caiu de mais ou menos U$90,00 para U$64,30 e a gasolina subiu neste periodo, quem está gastando mais em????
O pico do valor na época da pandemia mundial foi de quase U$120,00…..

Avatar
Christian Gaio 14 de abril de 2025

Meu carro passou a consumir mais e a bateria pino, duas delas ficaram bastante contaminadas e estou te do problemas de oxidação nos bicos injetores.
Meu motor e um AP 1.8 (EA827) a gasolina e não foi projetado para usar álcool (etanol) e quem irá pagar por esses meus prejuízos?

Avatar
Genival 15 de abril de 2025

Você.

Avatar
Genival 15 de abril de 2025

Você

Avatar
Ricardo 15 de abril de 2025

Já fiz o teste, no MT, onde o alcool é mais em conta, não compensa rodar com gasolina! Coloquei duas vezes em um posto de confiança, gasolina e alcool para um teste, só cidade. Coloquei o mesmo valor em reais, andei cerca 60/70 kms a mais com o alcool com R$120,00. MT, alcool na média de 3,75 a 4,20, gasolina na faixa de 5,90 à 6,30. 63 à 67% no calculo direto, que já não funciona mais.

Avatar
Carlos 15 de abril de 2025

Podem fazer mil teste, a realidade que muitos Brasileiros gostam de usar gasolina! Meu carro é antigo, só uso gasolina, comprei carro com gas e mandei tirar, mesmo se fosse flex, só usaria gasolina.

Não importa o que digam, com gasolina carro não falhava, pega rapido independente do clima.

Acho que o que colocamos no nosso corpo, carro e casa, deve ser nossa escolha e não um péssimo governo formado por pessoas burras e ineficiente decidem!

Avatar
Basílio 14 de abril de 2025

O brasileiro aceita tudo. . .

Avatar
Mauro Agostinho Sposaro 14 de abril de 2025

Quem vai pagar a conta?
Se não gasolina vai 30% de alcool, porque não abaixa o preço do litro?
Onde está a defesa do consumidor?

Avatar
Christian 15 de abril de 2025

Você já viu na bolsa de valores que o valor do barril de petrólio fino e bruto estão dispencando e a gasolina aumentando, eu não entendo essa diferença.
Não seria mais fácil o valor da gasolina ser uma %(porcentagem) do valor do barril de petróleo?
No grafico de valores de 1 ano ele caiu de mais ou menos U$90,00 para U$64,30 e a gasolina subiu neste periodo, quem está gastando mais em????
O pico do valor na época da pandemia mundial foi de quase U$120,00…..

Avatar
Felipe 14 de abril de 2025

O desgoverno e não digo o presidente em si, pois a grande maioria dos deputados também apoiou essa porcaria, não pensou nos cenários onde as plantações de cana e milho não serão suficientes para o abastecimento? Depender de alimentos para gerar combustível é muito mais complexo do que só pensar nos amigos usineiros. A volatilidade dos preços e o interesse dos produtores em vender a matéria prima para a indústria alimentícia também deveria ser levado em consideração. E um absurdo um projeto desse passar, não acho que não deveria se misturar o etanol gasolina mas deveria ter um máximo de 15% permitido.

Avatar
Renato 15 de abril de 2025

Eu lembro que meus pais passaram apertos em época de greve de usineiro e isso era comum. Tanto que meu pai parou de comprar carro a etanol por isso.

Avatar
Sven Frey 14 de abril de 2025

Que artigo ruim!
Quem escreveu não ssbe que a anos os carros fabricados no Brasil são flex?!

Avatar
Carlos 14 de abril de 2025

O autor se refere a motores movidos apenas a gasolina, que são muitos, inclusive alguns novos.

Avatar
carlos 14 de abril de 2025

Amigo, nem todas as pessoas tem condições de ter um carro flex, a frota brasileira é antiga.. vivemos em uma realidade. e outras pessoas outras.. fora o consumo maior do carro. devido a quantidade de alcool. só o brasileiro que aceitam isso. já ja chega a 50%

Avatar
Renato 15 de abril de 2025

Nem todo carro novo é flex. Tem muito carro importado que é gasolina e tem muito dono de carro antigo, colecionador por exemplo que se vê obrigado a gastar uma nota em gasolina de alta octanagem pra fugir dessa comum com etanol.

Avatar
Ricardo 15 de abril de 2025

A maioria das motos acima de 400 cc, ou seja quase 100%, são todas somente movidas a gasolina. Já percebi que a minha está gastando mais.

Avatar
JOSE DOS SANTOS PEREIRA 14 de abril de 2025

Resumindo, pagamos por gasolina e levamos uma mistura, porque não deixam que os próprios donos dos veículos façam sua própria mistura… imagina se isso se extender a outros produtos em geral …

Avatar
Marcelo 14 de abril de 2025

Logo vão decidir quanto de feijão vc pode misturar no arroz

Avatar
Georges 14 de abril de 2025

A alcolina interessa ao Agro pois só desovar etanol iriam micar com o estoque. Tudo pra eles e nabo pra nós.

Avatar
Hélio 14 de abril de 2025

Para autos flex, o céu é o limite. Para os movidos apenas a gasolina, já passou do limite. E é importante a imprensa enfatizar o absurdo que é essa mistura.

Avatar
Daniel 15 de abril de 2025

Faz o L

Avatar
Joao 14 de abril de 2025

Que site ruim, cheio de pop up, malware, propagandas absurdas excessivas no meio, abertura de novas janelas. Horrivel

Avatar
Julio 14 de abril de 2025

Nos EUA a porcentagem máxima de etanol na gasolina é de 15% sendo possível abastecer com gasolina pura.

Avatar
Roberto Ribeiro 14 de abril de 2025

Todos os acréscimos de álcool na gasolina ocorreram nos governos Lula e Dilma. O que esta por trás disso? Incapacidade de produzir mais petróleo? Aumentar a arrecadação? Ferrar o motor dos carros “velhos”.? No Brasil não existem garantias, o STF muda de acordo com quem está no governo. Então como confia no que els dizem?

Avatar
SERGIO MICHELS 14 de abril de 2025

Como fica as roçadeiras e motosserras aonde consigo comprar gasolina pura porque hoje já não estão mais pegando porque vai óleo e álcool não combina

Avatar
Julio 14 de abril de 2025

Use gasolina podiam.

Avatar
Santiago 14 de abril de 2025

Até a nossa gasolina premium é batizada, neste caso com 25% de etanol. O que é mais contraditório e absurdo ainda.
Nem por aí dá para escapar, mesmo pagando-se bem mais.

Avatar
Rodolfo 14 de abril de 2025

Pergunta isso pra quem teve essa brilhante idéia de por 30% de etanol na gasolina.

Avatar
Georges 14 de abril de 2025

Quem teve a ideia está com a conta bancária cheia e pouco se lixando se temos carros antigos, importados, motos ou o raio que for. O povo foi feito pra pagar a conta e ficar quieto.

Avatar
Rodolfo 14 de abril de 2025

“A Comissão de Meio Ambiente (CMA) adiou nesta quarta-feira (20) a votação do projeto de lei que proíbe, a partir de 2030, a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. A partir de 2040, segundo a proposta, será proibida a circulação de qualquer automóvel desse tipo, com exceção aos veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol”.

Fonte: Agência Senado

Fonte: Agência Senado

Avatar
Marco 14 de abril de 2025

Quem vai pagar a conta do estrago nos carros anteriores a 1984, clássicos inclusive??? Esses Motores não foram feitos pra essa mistura ….. CADÊ OS ORGAOS DE DEFESA DOS CONSUMIDORES NESSAS HORAS ????

Avatar
Georges 14 de abril de 2025

Socializando no corredor do cafezinho e aguardando o dia do pagamento do mês oras.

Avatar
José 14 de abril de 2025

Para os flex acredito não há problema. Mas carros mais antigos movidos somente a gasolina, estes acredito terão problema.

Avatar
Diego 14 de abril de 2025

O problema que carros Premium com nem 10 anos de uso são só a gasolina. Não é só carro velho e tem as motos.

Avatar
aidil fernandes 14 de abril de 2025

Mas as cntralinas não resolvem, ja que se pode colocar só etanol? Não entendo.

Avatar
Anderson Andrighi 14 de abril de 2025

Não resolve. Veículos históricos e importados são anteriores aos motores flex. Não vão aguentar tanto etanol na gasolina. O limite pra eles seria 10%.

Avatar
Georges 14 de abril de 2025

Para usar etanol várias partes do sistema de alimentação e injeção necessitam de tratamento específico pois o etanol tem água na composição e ela corrói causando oxidação e entupimento.

Avatar
Santiago 14 de abril de 2025

O verdadeiro combustível do futuro teria que ser garantido em duas frentes:
1°) Reduzir a adição de etanol na gasolina para menos de 20%, respeitando os direitos e evtando prejuizos à aqueles que dependem de usar somente gasolina. Um grande universo de situações, que vai muito além de motos e de automóveis mais antigos.
2°) Desmantelar por vias legais a “régua mágica” que encostou o preço do etanol em 70% do preço da gasolina, e eliminou a vantagem financeira do etanol. Tal “régua” é uma prática claramente abusiva e ilegal, e Não uma mera consequência de mercado.
Com a derrubada da “régua magica” e a consequente restituição da vantagem financeira do Etanol, a sua demanda aumentará naturalmente pelo público que pode optar por ele.

Avatar
Deixe um comentário