Fabricantes e congresso querem estimular uso do etanol
Quase 50 anos após lançamento do Proálcool, fabricantes e parlamentares iniciam movimento para ampliar uso do combustível verde no lugar de gasolina
Quase 50 anos após lançamento do Proálcool, fabricantes e parlamentares iniciam movimento para ampliar uso do combustível verde no lugar de gasolina
A ideia do motor movido puramente a etanol está de volta e ela faz lembrar o lançamento do Proálcool. Esse foi um projeto do governo brasileiro na década de 70 que aconteceu muito antes do carro Flex.
VEJA TAMBÉM:
É desnecessário dizer que as emissões de um motor a etanol são 80 a 90% menores que a gasolina. Já o seu desempenho é igual ou maior e o seu consumo também é superior.
Mas, o preço menor desse combustível pode compensar, principalmente se o governo resolver incentivar com uma redução tributária. E a única desvantagem fica sendo uma autonomia, um alcance menor, ou seja, parar mais vezes para abastecer.
Já existe um projeto de lei sendo analisado na Câmara dos Deputados para obrigar todas as frotas do governo a se abastecerem com etanol. E a Stellantis, que já tem esse motor homologado, vai tentar convencer grandes frotistas a utilizá-lo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O povo precisa acordar pro etanol, que não carboniza o motor e é um combustível renovável menos poluente.
Um motor específico à etanol ajudaria a desmistificar essa lenda popular que o combustível é ruim.
O que é realmente ruim é essa gambiarra do motor flex…
ESSE ETANOL É O PIOR COMBUSTÍVEL QUE EXISTE, A NOSSA GASOLINA É UMA DAS MELHORES QUE EXISTE, MAS POR CAUSA DESSA MISTURA CRIMINOSA PARA FAVORECER OS USINEIROS PASSA A SER A PIOR QUE EXISTE,
É necessário mais do que os apelos e argumentos em questão.
É fundamental que o fornecimento do etanol esteja protegido daquelas oscilações causadas, de tempos em tempos, por interesses setoriais dos usineiros.
Seria injustificável que o País enfrentasse uma eventual crise de abastecimento, porque os usineiros resolveram direcionar a sua produção para o açúcar de exportação.
No meu caso, que uso pouco durante a semana e faço trajetos curtos e, de vez em quando, faço viagens aos finais de semana, está valendo a pena usar gasolina. Fiz uma viagem de 550 km entre ida e volta esses dias com o Civicão e seu tanque de 57L, fui e voltei com um tanque de gasolina e ainda sobre um 1/4. Se tivesse usado etanol, teria que ficar abastecendo na estrada, pagando caro e, muitas vez, colocando etanol batizado com água. O governo vai ter que melhorar e muito a fiscalização do etanol, porque o que mais tem é etanol batizado com água.