Fabricantes e congresso querem estimular uso do etanol

Quase 50 anos após lançamento do Proálcool, fabricantes e parlamentares iniciam movimento para ampliar uso do combustível verde no lugar de gasolina

ETANOL CAMARA DOS DEPUTADOS
Etanol gera menos emissões e melhor desempenho, apesar da menor autonomia. (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/11/2024 às 07h00

A ideia do motor movido puramente a etanol está de volta e ela faz lembrar o lançamento do Proálcool. Esse foi um projeto do governo brasileiro na década de 70 que aconteceu muito antes do carro Flex.

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É desnecessário dizer que as emissões de um motor a etanol são 80 a 90% menores que a gasolina. Já o seu desempenho é igual ou maior e o seu consumo também é superior.

Mas, o preço menor desse combustível pode compensar, principalmente se o governo resolver incentivar com uma redução tributária. E a única desvantagem fica sendo uma autonomia, um alcance menor, ou seja, parar mais vezes para abastecer.

Já existe um projeto de lei sendo analisado na Câmara dos Deputados para obrigar todas as frotas do governo a se abastecerem com etanol. E a Stellantis, que já tem esse motor homologado, vai tentar convencer grandes frotistas a utilizá-lo.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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Santiago 7 de novembro de 2024

É necessário mais do que os apelos e argumentos em questão.
É fundamental que o fornecimento do etanol esteja protegido daquelas oscilações causadas, de tempos em tempos, por interesses setoriais dos usineiros.
Seria injustificável que o País enfrentasse uma eventual crise de abastecimento, porque os usineiros resolveram direcionar a sua produção para o açúcar de exportação.

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Polvo 7 de novembro de 2024

No meu caso, que uso pouco durante a semana e faço trajetos curtos e, de vez em quando, faço viagens aos finais de semana, está valendo a pena usar gasolina. Fiz uma viagem de 550 km entre ida e volta esses dias com o Civicão e seu tanque de 57L, fui e voltei com um tanque de gasolina e ainda sobre um 1/4. Se tivesse usado etanol, teria que ficar abastecendo na estrada, pagando caro e, muitas vez, colocando etanol batizado com água. O governo vai ter que melhorar e muito a fiscalização do etanol, porque o que mais tem é etanol batizado com água.

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