Fading nos freios: cuidado com a picaretagem na oficina

Um leitor do AutoPapo disse que se esqueceu de reduzir a marcha e abusou do freio do carro. Essa desatenção pode causar uma dor de cabeça...

ilustracao declive freio fading
Por Boris Feldman
Publicado em 16/11/2019 às 17h00

Um leitor do AutoPapo confessou que se esqueceu de reduzir a marcha ao descer uma longa e sinuosa ladeira na estrada e com o carro super carregado. Ou seja, usou e abusou dos freios e não deu outra: fading. Um superaquecimento que deixa o carro sem freio. E aí ele conseguiu parar no acostamento, esperar algum tempo, o sistema de freios esfriou e voltou a funcionar normalmente.

Quando voltou de viagem, foi direto na oficina. E o mecânico não perdeu a chance da pi-ca-re-ta-gem e sugeriu uma imediata revisão em todos os componentes do freio, com substituição do que fosse necessário.

Pura malandragem! Porque o fading vem e volta e o único problema de qualidade está no motorista, que não engatou ao descer, a mesma marcha que usaria para subir o mesmo trecho.

fading
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos M 16 de novembro de 2019

Esse cidadão que não sabe descer engrenado uma serra com certeza não troca o fluido de freio a cada 2 anos e não deve revisar o sistema também, picaretagem é ficar fazendo um desserviço como esse, será que não tem uma deficiência nesse freio para sobrecarregar uma roda mais do que a outra e ocorrer o fadding? Será que a traseira não está com problemas nos freios(que são esquecidos pelos donos) e sobrecarregou a dianteira? Muito vago sr. Bóris

Avatar
Vulcan 16 de novembro de 2019

Quem se importa com Fading sabe a diferença de se ter um bom freio quando precisa.

Quantos acidentes poderiam ser evitados se as pessoas soubessem deste risco… uma simples velocidade ou carga a mais desencadeia Fading (se lê feidin) e no susto do imprevisto um acidente geralmente fatal.

Avatar
Deixe um comentário