Freio do carro: fading aumenta o risco de ocorrer um acidente

Se por acaso você perceber que está ficando sem freios, saiba que pode está ocorrendo o fading; nessas horas é bom manter a calma e encostar o veículo

Por Boris Feldman05/04/19 às 06h15

Você desceu um trecho íngreme e usou apenas o freio do carro, sem engatar sequer alguma marcha? Isso é o cenário ideal para acontecer o fading!

[TRANSCRIÇÃO]

Você está com seu carro na estrada, toda a família mais bagagem. Ou seja, peso máximo e descendo um longo trecho íngreme e sinuoso, cheio de curvas apertadas. O quadro está pronto para você ficar sem freio nenhum, por causa do fenômeno do fading. Ele acontece quando componentes desse sistema se aquecem demais e deixam de frear o carro. E a culpa é exclusivamente do motorista, que segurou a velocidade do carro usando apenas os freios, quando o certo é reduzir a marcha no câmbio.

O procedimento correto é engatar, para descer, a mesma marcha que se usaria para subir aquele morro. Mas, quando acontece o fading, você percebe que os freios estão acabando. Neste caso  encoste com cuidado no acostamento e espere uns 10 a 15 minutos. Quando os componentes se esfriarem, o freio voltará a funcionar perfeitamente.

Freio do carro
Foto Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário