Fim da linha para este carro da Citroën (e seu motor)

Em produção desde 2018 no Brasil, o SUV C4 Cactus deixa o mercado e, junto com ele, o THP, propulsor desenvolvido junto com a BMW

Citroën C4 Cactus em movimento na estrada
Não teremos mais o motor THP (Foto: Citroën | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/01/2025 às 18h00

A francesa Citroën sempre se destacou por seu estilo ousado e não foi diferente com o crossover C4 Cactus, apresentado em 2014 na Europa e produzido no Brasil desde 2018. Sua marca registrada eram aquelas almofadas de proteção na parte inferior das portas.

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A Stellantis, que hoje é dona da marca, decidiu eliminar de vez sua produção e, com isso, fim de linha também para o motor THP, desenvolvido em conjunto pela Peugeot Citroën e BMW.

A Stellantis decidiu manter na sua fábrica de Resende, no estado do Rio de Janeiro, apenas a linha Citroën C3 (o hatch, o Aircross – com capacidade para até sete passageiros) e o SUV coupé Basalt, um legítimo concorrente de seu primo da Stellantis, o Fiat Fastback.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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Mario sinott 25 de janeiro de 2025

Eu ainda tenho meu C4 thp, excelente em tudo !

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André 29 de janeiro de 2025

Comprei um C4 cactus este ano e estou feliz da vida. Uma pena não manterem um motor robusto, pois agora vai ter mais compradores. Mas peças estarão a venda até 2026, pois ainda alimenta o mercado da América Latina.

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Rodrigo 24 de janeiro de 2025

Logo, oficialmente então, só temos LIXO da Citroen em território brasileiro, porque todos os C3 e seus derivados são uma verdadeira porcaria!
Depois do Lounge e Cactus, Citroen foi só agua abaixo! ..
Isso porque em nossos vizinhos Argentina e Chile temos carros que prestam da PSA, e aqui só a escória, só o resto … Nem os DS temos mais pra dar um gosto de qualidade, é só lixo atrás de lixo.

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Clodoaldo 25 de janeiro de 2025

Ainda bem que Citroen não é a única marca de automóveis a disposição no mercado brasileiro.

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Gustavo 29 de janeiro de 2025

Infelizmente no Brasíl, quanto mais descartável for o carro, mais sucesso faz. A Citroen sempre foi alem do tempo, oferecendo carros com bom powertrain, boa tecnologia, design diferentes e bonitos, e muito bom acabamento. Nao vendia quase nada e o povo torcia o nariz. Mudou a estrategia e hoje oferece o que todos oferecem, carros com acabamento simples, motor igual a todo mundo, sem tantas tecnologias, e ta vendendo mais do que antes. No Brasil, infelizmente é assim, basta ver o tanto de Onix quebrado que tem por aí, com diversas falhas crônicas, carro descartável, lixo, mas que todo mundo compra.

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Kadu 24 de janeiro de 2025

Maior burrada, esse câmbio aisin com esse motor turbo thp formam um conjunto fantástico! Não teremos mais um motor neste nível no Brasil, somente esses motores 3 cilindros…. Que burrada !

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DanShiruba 25 de janeiro de 2025

Concordo… Mesmo o motor 1.6 aspirado com o câmbio aisin, fazem uma combinação fantástica!!! Tenho um C4 Cactus com essa combinação, e estou gostando bastante 😁

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ANTONIO 27 de janeiro de 2025

Isso não é burrada, é o Proconve, as montadoras estão utilizando os motores atuais por obrigação, até os motores 3 cilindros estão sendo capados (impressionante), tentar adaptar um motor de mais de 15 anos só traz prejuízo para a empresa, esse ano morreram vários motores de várias marcas.

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