Fique atento ao mau uso da embreagem

Por BORIS FELDMAN25/04/18 às 14h25

Certas manias  de alguns motoristas,  durante a condução do veículo, proporcionam o mau uso da embreagem e, consequentemente, afetam a vida útil desse componente.

[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte do Auto Papo ficou indignado e quer saber se a fábrica ou a concessionária podem se recusar a honrar a garantia da embreagem, alegando mau uso por parte do motorista. O que ele pode estar fazendo de errado para abreviar a vida útil desse componente? A resposta é que, pelo menos,  dois vícios ao volante podem prejudicar a embreagem e reduzir muito mais do que se imagina a sua vida útil. O primeiro vício é segurar o carro na subida fazendo o controle, a sincronização entre embreagem e o acelerador. O motorista prova ter uma ótima sincronização motora e vai mantendo ali um carro parado sem pisar no freio, mas com um desgaste acentuado da embreagem e também do consumo, mais combustível, porque o motor está sendo acelerado desnecessariamente.

Outro vício imperdoável é o motorista dirigir com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. Ele diz, “mas é devagarzinho, é de leve, eu não estou apertando o pedal”. Não interessa! Com o trepidar, as oscilações do automóvel, basta o pé apertar um pouquinho o pedal para que essa força se multiplique lá na embreagem e acaba provocando o seu desgaste.

pedal de embreagem

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • viviane castro 29 de agosto de 2018

    Como sei que devo trocar a embreagem?

  • Tiago silva 26 de abril de 2018

    Muito bom os comentários gostaria de saber a maneira correta sobre o uso da embreagem, e de uma forma simples vocês passam o conhecimento.

Deixe um comentário