Ao trocar a correia dentada devo trocar o kit completo?

Há situações em que a troca da correia dentada deve ser trocada junto com o tensor e o rolamento. Mas, nem sempre é preciso fazer essa substituição

Por BORIS FELDMAN06/10/18 às 19h30

Muitos mecânicos  insistem que ao trocar a correia dentada, deve-se trocar o kit completo. Será mesmo?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz que já nos ouviu criticando aqui, essa mania das oficinas de “empurroterapia” do rolamento da correia dentada. O que vem a ser isso? As fábricas recomendam a substituição da correia dentada de borracha a uma certa quilometragem ou  em um determinado prazo. Mas alguns mecânicos, na ânsia de aumentar seu faturamento, insistem em trocar também o tensor com o seu rolamento.

Aliás, as fábricas de peças já estimulam essa “empurroterapia”, pois já mandam o kit completo: a correia acompanhada do tensor e rolamento. Não é o que a fábrica recomenda. Ela diz para trocar só a correia dentada. O nosso ouvinte diz ter levado o carro na oficina para a troca da correia e o mecânico sugeriu a troca do rolamento. Ele protestou, disse que não seria necessário, mas o mecânico mostrou que o rolamento está zoando, dando todos os sinais de que vai dar problema a curto prazo.

E ele quer saber se é isso mesmo? Sim, claro que é isso mesmo. Quando se diz ser desnecessário trocar o rolamento, é porque teoricamente ele sendo de aço, deve durar muito mais do que a correia, que é de borracha. Entretanto, é claro que existem situações em que o rolamento também deve ser substituído. E o mecânico competente e honesto, sabe quando é a hora de substituí-lo.

Ao trocar a correia dentada

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

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  • valdecir rocha 7 de outubro de 2018

    carro 2010 pode fazer cambagem na hora de alinhamento

  • José Cardozo 6 de outubro de 2018

    Boa noite, sou reparador independente e posso lhes dizer que , o risco de substituir somente a correia dentada é muito Grande, imã vez que nos reparadores não temos como fazer um teste de fadiga dos respectivos tensores, sempre recomendo a substituição completa, até porque se o rolamento travar e arrebentar a correia o prejuízo é muito Grande. É se o cliente entrar na justiça é causa ganha, pois o juiz vai lhe dizer que o cliente é leigo no assunto e que o técnico é único responsável é o profissional ou oficina.

  • Renan 6 de outubro de 2018

    Caalho, os mecânicos que EMPURRAM? Então porque vende a DESGRAÇA do kit? Por que as fabricantes recomendam a troca completa? Eu tenho 8 boletins de MONTADORAS falando que precisa trocar todas peças, e vocês possuem quantos boletins? Me mostrem 8 e eu dou uma mão de obra de 90,00 pra vocês

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