Ford Focus encerrará a sua produção em 2019

Focus disputava com o Golf o título do hatch médio mais vendido da Europa. No Brasil ele começou vindo da Europa, depois passou a ser produzido na Argentina

Por BORIS FELDMAN15/10/18 às 06h15

O Ford Focus encerrará a sua produção na Argentina, no próximo ano. Será o fim dele também no Brasil?

[TRANSCRIÇÃO]

O Ford Focus disputava com o Golf o título do hatch médio mais vendido da Europa. Aqui no Brasil ele começou vindo da Europa, depois passou a ser produzido na Argentina, de onde é importado para o nosso mercado, nas versões hatch e sedã. Sua carreira nunca foi das mais brilhantes, provavelmente porque a própria Ford sempre o deixou em segundo plano. Além do fato os japoneses tomarem conta deste segmento dos sedãs médios.

Em termos de suspensão, por exemplo, ele era imbatível, o único sedã da categoria a ter o sistema multilink na traseira. O que significa muito conforto e muita estabilidade, duas características difíceis de estarem juntas no mesmo chassis. Entretanto, agora dentro do plano global da Ford de reduzir ao mínimo os modelos hatch e sedã, ele deixa de ser produzido na Argentina em maio de 2019. E aí, bye, bye Ford Focus no Brasil.

Ford Focus encerrará a sua produção
(Ford/Divulgação)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Abreu 15 de outubro de 2018

    É uma pena mesmo, muito maior é o menosprezo ao mercado brasileiro. A ford se matou com o powershift insistindo por tanto tempo em um cambio problematico (a ponta de estoque e o brasil) despejou todos aqui
    Menosprezou o mercado brasileiro quando os lancamentos que deveriam ser globais, como na maioria das japonesas. Por aqui ela nao faz. Alias quantos ford Edge vendem por ano?
    Menosprezou tbm por nao ter trago o 1.0 ecoboost nos new fiestas antes dos EA 211 da vw.
    Ford ha muito menospreza seus consumidores do Brasil.
    Na verdade o Brasil (os 3 poderes) menosprezam os brasileiros.
    Pra finalizar e irreal pagar 70 k por um ford Ka.

  • Marcelo 15 de outubro de 2018

    É uma pena a Ford menosprezar o público que gosta de uma configuração mais esportiva e compacta. o Focus é um ótimo carro, bem equilibrado, tanto é que é sucesso na Europa junto com o Golf. A questão é a “moda” dos SUV. Com isto, os proprietários de Focus provavelmente irão migrar para outras marcas.

Deixe um comentário