Freio automático de emergência evita 70% dos acidentes

Dispositivos eletrônicos estão presente nos automóveis com objetivo de aumentar a segurança. O freio automático é um deles, conheça

motorista pe pedal freio carro automovel
Motorista com o pé no pedal do freio do carro automóvel (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/10/2020 às 07h30

Uma das últimas contribuições da eletrônica para a segurança veicular é o freio automático de emergência. Ele percebe o obstáculo à frente, também que o motorista não vai frear o carro e aciona o sistema de feio.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Todos esses equipamentos, ao serem lançados, custam muito caro. E por isso, equipam apenas os carros mais sofisticados, luxuosos do tipo premium.

A Bosch, que o fabrica, calcula que mais de 70% de acidentes são evitados com o AEB, feio automático de emergência. Que entretanto, ao equipar um volume maior de automóveis, vai tendo seu custo reduzido e se democratizando.

Alguns automóveis produzidos no Brasil já contam com esse sistema. O Hyundai HB20, Toyota Corolla, Volkswagen Nivus e os dois Chevrolet: S10 e Trailblazer.

Motorista com o pé no pedal do freio do carro automóvel
Freio automático de emergência funciona sozinho em casos da falta de reação do motorista (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário