Freio de estacionamento deve ser acionado com força, sem medo

Acionar o freio de estacionamento suavemente pode lhe causar um baita prejuízo. Entenda porque a alavanca deve ser puxada com força

freio estacionamento mao shutterstock 236035660
Por Boris Feldman
Publicado em 16/03/2020 às 17h30

Quando está na direção do carro, o motorista deve sempre agir com delicadeza. A começar do próprio volante, nada de golpes violentos sob risco de perder até o controle do carro. Mas tem uma exceção: a alavanca do freio de estacionamento.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Não estou me referindo aos freios elétricos, é claro, mas aos manuais. E por que a exceção? Porque ao estacionar, os componentes do freio estão aquecidos e dilatados. Puxando de leve a alavanca do freio de estacionamento, a pressão exercida sobre pastilhas e lonas é suficiente para travar o carro.

Porém, depois de algum tempo, eles se esfriam e voltam a suas dimensões originais.

E é essa a explicação de porque tantos motoristas deixaram seu carro freado numa ladeira e minutos depois ele despencou sozinho morro abaixo. Então, ao estacionar numa ladeira, puxe com força o freio de estacionamento, além de deixar o câmbio engrenado no caso do manual. Ou em ‘parking’, se for automático.

O Freio de estacionamento deve ser acionado com força
Freio de estacionamento sendo acionado (foto: reprodução)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Evandro da Silva 9 de setembro de 2021

O freio de mão deve ser acionado fazendo um movimento de puxar a alavanca de baixo para cima com uma certa firmeza sem apertar o botão. Ouvindo um barulho de catraca.

Avatar
Deixe um comentário