Por que descer na “banguela” pode danificar o sistema de freios?

Descer uma ladeira na banguela, ou seja, em ponto morto, provoca um superaquecimento dos freios e prejudica o controle nas curvas?

Por Boris Feldman25/06/19 às 13h00

Descer uma ladeira na banguela, ou seja, em ponto morto, provoca um superaquecimento dos freios e prejudica o controle nas curvas? É o que pergunta um ouvinte nosso. Sem dúvida nenhuma, descer na banguela exige muito do sistema de freios. Não quer dizer que vá provocar um superaquecimento, só se for em uma descida muito íngreme e muito longa.

Mas de qualquer maneira, o uso da banguela não é recomendável. Primeiro porque não economiza combustível nenhum, pelo contrário, aumenta o consumo. Em segundo lugar, está se forçando desnecessariamente o sistema de freios, pois o motorista está desprezando o freio motor de contar com a ajuda do dele para reduzir a velocidade.

E, em relação a segunda pergunta, é claro que entrar de banguela numa curva deixa o motorista sem a possibilidade de usar o motor para melhor controle do carro.

descer na banguela
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário