Freio de estacionamento elétrico pode ser emergencial

O freio de estacionamento elétrico pode ser acionado através de um botão. Geralmente, ele fica perto da alavanca do carro

Por BORIS FELDMAN22/11/18 às 06h15

Leitor do AutoPapo acha que o antigo ‘freio de mão’ é mais seguro que o freio de estacionamento elétrico. Mas, não é bem assim.

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo diz ter um carro com o freio de estacionamento elétrico, que funciona puxando um botãozinho. E ele diz: “Quando eu tinha automóveis com o freio de estacionamento puxando uma alavanca,  eu me sentia seguro. Porque em último caso, na falha dos freios normais, eu podia puxar o que a gente chama de freio de mão. Esse aí, quando se puxa o botão com o carro andando, ele não para. Então, eu fiquei sem esse freio emergencial?

Não, quando o carro está andando, o comando desse freio elétrico não funciona imediatamente, porque o sistema acha que o botão foi acionado por engano. Mas, mantido o botão pressionado, o sistema da maioria dos carros vai entender que se trata de uma emergência e vai atuar eletricamente nos freios, parando o automóvel.

Freio de estacionamento

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário