Freio do carro: fading aumenta o risco de ocorrer um acidente
Se por acaso você perceber que está ficando sem freios, saiba que pode está ocorrendo o fading; nessas horas é bom manter a calma e encostar o veículo
Se por acaso você perceber que está ficando sem freios, saiba que pode está ocorrendo o fading; nessas horas é bom manter a calma e encostar o veículo
Você desceu um trecho íngreme e usou apenas o freio do carro, sem engatar sequer alguma marcha? Isso é o cenário ideal para acontecer o fading!
[TRANSCRIÇÃO]
Você está com seu carro na estrada, toda a família mais bagagem. Ou seja, peso máximo e descendo um longo trecho íngreme e sinuoso, cheio de curvas apertadas. O quadro está pronto para você ficar sem freio nenhum, por causa do fenômeno do fading. Ele acontece quando componentes desse sistema se aquecem demais e deixam de frear o carro. E a culpa é exclusivamente do motorista, que segurou a velocidade do carro usando apenas os freios, quando o certo é reduzir a marcha no câmbio.
O procedimento correto é engatar, para descer, a mesma marcha que se usaria para subir aquele morro. Mas, quando acontece o fading, você percebe que os freios estão acabando. Neste caso encoste com cuidado no acostamento e espere uns 10 a 15 minutos. Quando os componentes se esfriarem, o freio voltará a funcionar perfeitamente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Verdade, muitos motoristas não sabem usar a marcha do carro como freio motor, acabam por se desesperar e causar acidentes.
Saber usar o carro que tem é o princípio de tudo, por isso é importante sempre consultar o manual do proprietário e na dúvida só viajar com o veículo depois de se acostumar com ele, fica a dica.