Saiba como usar o freio motor em carro automático

Por medida de segurança é sempre recomendável usar o freio motor nas descidas. Mas, e no caso dos carros automáticos? Como fazer?

Por BORIS FELDMAN26/06/18 às 23h30

O freio motor é uma prática que muitos negligenciam, apesar dos riscos. Muitas vezes por falta de conhecimento ou por achar que irá forçar o carro durante uma descida. E, nos carros automáticos também dá para fazer o uso do freio motor.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo ouviu um comentário nosso a respeito do uso do freio motor. Eu expliquei que quando o carro está descendo uma ladeira que o motorista não deve fazer uso apenas dos freios, mas deve usar inteligentemente a caixa de marchas. Ou seja, reduzir a marcha colocando pra descer a mesma que ele usaria para subir aquela ladeira.

Em uma descida mais íngreme ele pode até engatar uma terceira ou uma segunda marcha. Além de dar mais segurança, ainda poupa o sistema de freios. Mas, o que o ouvinte nos questionou foi: meu carro tem câmbio automático, como é que eu faço uso desse freio motor?  Ora, exatamente do mesmo jeito. O fato do carro ter o câmbio automático não impede que o motorista selecione uma marcha mais reduzida na alavanca. O freio motor só não será automático, vai exigir uma interferência do motorista para engatar a marcha mais adequada àquela descida.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

24 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • manoel ferreira rodrigues 25 de julho de 2018

    òtimo, sào bons os comentários sobre os carrros com câmbio automático (gostei)

  • Helena Fernandes 28 de junho de 2018

    Ja sou habilitada desde 2008 + nesse mesmo ano bati o carro pq ñ subi ussar o freio….
    Depois dé 10 anos voutei a dirigir optei pelo o automático ,gosto dos comentários estou buscando conhecimentos .

  • Jefferson 28 de junho de 2018

    Tenho uma Ecosport 2010 automático e ela possui o botão de OVERDRIVE que faz isso automaticamente mas aos que não tem essa opção não recomendo com o carro em movimento fazer as trocas manual pelo pouco que aprendi não se deve fazer trocas com cambio automático em movimento graças às Deus meu carro possui esse sistema de frio motos que segura o carro nas descidas e se estou numa subida e aciono o OVERDRIVE ele dá mais força no carro

    • André M. 28 de junho de 2018

      Você demonstra total desconhecimento do seu câmbio automático. O Overdrive nada mais é, uma redução de marcha. Não tem nada de automático, você o faz!!!

    • Diógenes 28 de junho de 2018

      Uai fera, se em carros automáticos não se deve trocar as marchas por conta própria, os que tem borboletas atrás do volante devem ter aquilo só como adereço estético, só para deixar bonitinho?

  • Thiago 28 de junho de 2018

    Cada dia que vejo uma postagem desse site fico decepcionado. Não dizem nada, apresentão informações controvérsias sem fonte. Infelizmente vou ter que bloquear

    • André Tadeu 28 de junho de 2018

      Concordo plenamente. Conteúdo raso, mal explicado e ausente de conhecimento técnico e acadêmico. Como se a maioria dos câmbios automáticos no Brasil tivessem opção de seleção de marchas.

  • Jairo 27 de junho de 2018

    Falou, falou e não disse nada.
    Muito fraca essa matéria.
    Como fazem a seleção de autores e materiasnpara esse site?
    Precisam melhorar muito

  • Kedes Nascimento 27 de junho de 2018

    A dica nos automáticos é reduzir abaixo de 40 km/h.

    • André M. 28 de junho de 2018

      😁😁😁😁😁😁
      Onde você aprendeu isso rapaz?
      Só rindo pelo erro grotesco!!!

  • Luiz 27 de junho de 2018

    Inútil esse artigo! Então no câmbio automático não dá pra fazer isso. Você tem que parar o carro e colocar no manual!

    • Rolver 27 de junho de 2018

      …errado!!! Não há necessidade de parar o carro para fazer o uso do recurso mecânico no seu câmbio automático…

    • Adriano 27 de junho de 2018

      Cara…
      Você não entende nada de câmbio automático.
      Todo câmbio automatico, sem exceção, podem ser “manuseado, ou seja, o motorista pode trocar as marchas como bem entender.
      O próprio sistema se encarrega de engatar ou não a marcha selecionada.
      Vou dar um exemplo…
      Se o veiculo está a 100 km. por hora em drive, o motorista pode engatar qualquer marcha, inclusive a 1° marcha.
      O sistema não vai aceitar a marcha até a velocidade do veículo ser compatível com RPM x velocidade do veículo.
      Isso é feito automaticamente pelo sistema de controle do câmbio para proteger o câmbio e também o motor.
      Tenho carros automáticos a mais de 20 anos e falo com conhecimento de causa
      Os câmbio mais antigos, apesar de também funcionarem da mesma forma, permitiam a entrada da marcha à Ré fazer do o motor parar.
      Os câmbio modernos, mesmo se você engatar a marcha à Ré com o carro em velocidade, ele não permite que o câmbio engate a marcha e te da um aviso sonoro.
      Simples assim.

    • Adriano 27 de junho de 2018

      Os câmbios automáticos permitem que você selecione qualquer marcha, independente da velocidade do veículo.
      As marchas só serão engatadas quando a velocidade estiver compatível com a marcha selecionada.
      Se você estiver a 100km. hora e selecionar a 2° marcha, ela simplesmente não vai engatar até que a velocidade seja compatível com a marcha selecionada.
      O veículo vai reduzindo a velocidade e trocando as marchas até chegar na marcha selecionada.
      Simples assim..
      Tenho carros automáticos a 30 anos…
      Sei do que estou falando.
      Outra coisa.
      Nunca tive algum problema nos câmbios automáticos.
      Se trocar o óleo conforme manda o manual, nunca terá problema.
      Alguns câmbio automáticos já vem com óleo “full time.
      Não precisa trocar.
      Só completar caso abaixe.

  • Jade 27 de junho de 2018

    Nossa,andei com o meu carro Honda fit automático 1.4, por 23 km sem abaixar o freio de mão. Posso ter danificado algo no carro,pois no outro dia percebi que a roda de trás está rangindo.

    • Rolver 27 de junho de 2018

      Não não…
      …. provavelmente o desgaste foi na lona de freio atuante em tal roda… Quanto a danificar o câmbio, ocorreria que o câmbio iria patinar…

  • Edison 27 de junho de 2018

    Não explicou nada

  • Daniel 27 de junho de 2018

    Estou planejando ir para o Chile no meu Fiat 147 com motor Fiasa, minha preocupação maior é será que devo reduzir na descida dos Andes em El Caracoles, ou o freio de pé da conta?

  • JOSE LUIZ RIBEIRO 27 de junho de 2018

    Tenho uma wr-honda CVT uso a marcha no l ou no seu para freio motor em uma serra

  • Carlos F Paula Neto 27 de junho de 2018

    A minha Toyota RAV4 com CVT faz a devida redução através de sensores inclinômetros ou a forma como se usa os freios. Nos carros com borboletas no volante pode ser feita a redução facilmente.

    • Hélcio 28 de junho de 2018

      No meu Corolla g10 tem câmbio super ECT e reduz a marcha quando detecta inclinações. Já no meu anterior g9 não, tinha que reduzir manualmente mesmo.

  • Diego 27 de junho de 2018

    Poxa… No meu Fit, que também é CVT, eu não sinto nenhum freio motor, absolutamente zero, ainda não peguei serra, minha cidade não tem morro, mas quando tô em uma reta e deixo o carro perder velocidade não sinto o freio motor. Dizem que na posição S percebe se, mas ainda não usei.

  • Vítor Diniz 27 de junho de 2018

    Comprei um JAC T40 com câmbio CVT e fiquei impressionado com a eficiência do freio motor em descidas fortes. O carro reconhece a situação e segura. Já é o quarto carro automático que tenho e nunca havia visto.isso.

    • Diego 27 de junho de 2018

      Poxa… No meu Fit, que também é CVT, eu não sinto nenhum freio motor, absolutamente zero, ainda não peguei serra, minha cidade não tem morro, mas quando tô em uma reta e deixo o carro perder velocidade não sinto o freio motor. Dizem que na posição S percebe se, mas ainda não usei.

Deixe um comentário