Freio traseiro: desprezá-lo na revisão aumenta a insegurança

Há quem diga que na hora da revisão dos freios, o mais importante são os dianteiros. Mas, é um erro não revisar os freios traseiros também

Por Boris Feldman22/12/18 às 19h30

A revisão dos freios é uma preocupação óbvia, desde que não se negligencie os freios traseiros também. Revisar só os dianteiros não é suficiente para melhora a segurança.

[TRANSCRIÇÃO]

Você leva o carro para a oficina e a revisão vai incluir o sistema de freios. Você pede ao mecânico para examinar as pastilhas e os discos na dianteira e ele diz: vamos olhar também lonas e tambores atrás. Mas, um amigo seu, que entende de carro, diz:  o importante e que gasta mais são os freios dianteiros, não se preocupe com os traseiros. É verdade?

Não! É verdade parcial: os freios dianteiros são mesmo os mais importantes. Por isso, que hoje todos os carros têm os freios a disco. Modelos mais baratos usam lonas e tambores atrás. Mas, isso não significa que as lonas não se desgastam. Acontece de se trocar as pastilhas dos freios dianteiros sem necessidade da troca das lonas, nos traseiros. Mas o mecânico estava certo, sem verificar, como determinar a necessidade ou não da troca.

freio traseiro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Acir Cipriano Pires 19 de junho de 2018

    Muito lega,l obrigado, as dicas são demais de interessante.

Avatar
Deixe um comentário