Conhece o famoso “Dedo de Ouro”?
No posto, o 'Dedo de Ouro' do frentista pode te enganar no momento em que ele confere o nível do óleo do motor do seu carro; entenda
No posto, o 'Dedo de Ouro' do frentista pode te enganar no momento em que ele confere o nível do óleo do motor do seu carro; entenda
Dono do carro o leva à oficina para manutenção periódica: troca do óleo, filtros, correias, revisão de outros itens. Poucas horas ou dias depois ele para no posto para abastecer. O frentista, todo solícito, se oferece para verificar os níveis dos fluídos. E volta para informar: “Doutor, o nível do óleo no cárter está baixo, é preciso completar”.
O “doutor” se assusta, pois o óleo foi substituído na oficina algumas horas ou dias antes. E o que explica é que, a menos de alguma improvável coincidência, o frentista operava o chamado ‘Dedo de Ouro’.
O que vem a ser isso?
Ao colocar a vareta de medição de volta para verificar o nível, seu “dedinho” impede que ela vá até o fundo. E assim, é claro que o nível do óleo na vareta será inferior ao real. E vai faturar desonestamente. É assim que funciona o famoso ‘Dedo de Ouro’!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Infelizmente isso não acontece somente com o nível do óleo. A pressão dos pneus também é zona de palpites: você olha no Manual do Proprietário (e nas etiquetas colocadas no carro) mas alguns frentistas insistem em indicar um outro parâmetro para calibragem dos pneus. Dureza, viu?
Desonestidade pode haver tanto no posto concessionária ou oficina o correto seria aprender uma noção mínima para evitar aborrecimentos oleo líquido do arrefecimento se verifica com motor frio antes da partida.
Insisto sempre: posto de combustível é para COMBUSTÍVEL. Só abro o capô do meu carro em posto de combustível para completar o tanquinho de partida a frio
Infelizmente, a desonestidade está presente em tudo. O ideal seria que o motorista tivesse o mínimo de noções sobre manutenção do veículo. E que não existisse tanta gente inescrupulosa.
Tem que ser doido pra:
1) Completar óleo (Exceto antes de alguma viagem);
2) Fazer esse serviço em posto ao invés de oficina de confiança em manutenções preventivas periódicas;