A frequência da troca de óleo é a mesma para carros que rodam pouco?

Por BORIS FELDMAN11/12/17 às 10h06

Boris tira uma dúvida que acomete a muitos: se o carro roda pouco, a frequência da troca do óleo deve ser a mesma?

Se você é daqueles que rodam muito pouco com seu automóvel, de três a quatro mil quilômetros por ano, por exemplo – e são muitos os motoristas nessa situação – você também deve ter aquela velha dúvida da troca do óleo.

Tanto o fabricante do automóvel, como o do óleo, recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses – o que vencer primeiro.

Então, depois de rodar um ano, o seu hodômetro está marcando 3.200 quilômetros. Você pensa:

– Já se passaram 12 meses e rodei tão pouco? Será que eu tenho mesmo que trocar o óleo do motor ou eu vou estar jogando dinheiro no lixo?

Sabe por que o óleo tem que ser trocado? Porque ele funciona à base de aditivos. Esses aditivos são iguais a remédios: expiram, perdem a validade. Então troque o óleo, mesmo que você tenha rodado muito ou pouco nesses 12 meses.

frequência da troca de óleo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fernando Ferreira da silva 8 de maio de 2018

    Informações importantes

  • Fausto Vanderlei 5 de abril de 2018

    Olá. Tenho um GM vectra 2001. O manual recomenda a troca em 10000km ou seis meses, o que acontecer primeiro. Contudo, se as condicoes forem severas, recomendam a troca a cada 4000km ou 03 meses. Na época do carro era recomendado óleo API SJ no mínimo (mineral), salvo engano. Se eu usar um óleo semissintético, API SN, há a necessidade de da troca em um período tão curto? Ou eu posso trocar nos 6 meses, ja que não rodo, nem de longe, os 10000km?

  • Germano Benevides Bezerra Bezerra 9 de janeiro de 2018

    Bom dia, tudo bem Boris!?

    À poucos meses fiz uma aquisição, de um Argo 1.0, e tenho um dúvida no ar, a concessionária diz que tenho que trocar o óleo e filtro a cada 5.000km, e no manual diz que é cada 10.000km. Qual o correto??

    • Boris Feldman 11 de janeiro de 2018

      Quando o manual fala em 10 mil km, ele se refere ao carro que roda em condições normais. Se o seu é submetido a condições severas, então a frequência de troca deve ser reduzida mesmo à metade.

Deixe um comentário