Diferenças da garantia do usado da concessionária e de terceiros
A lei determina garantias diferentes dependendo da procedência do produto, como o carro usado comprado de uma empresa ou direto do dono
A lei determina garantias diferentes dependendo da procedência do produto, como o carro usado comprado de uma empresa ou direto do dono
Qual a diferença entre a garantia de um carro usado comprado na concessionária, numa loja independente ou direto do dono?
Se o carro foi adquirido de uma pessoa jurídica, concessionária ou não, a garantia estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) é de três meses para todo o produto.
Se foi comprado diretamente de uma pessoa física, então não se caracteriza uma relação de consumo e não existe responsabilidade do antigo dono, que não é obrigado a conceder garantia no caso de qualquer problema.
Neste caso, sem a proteção do CDC, o comprador teria que apelar para a justiça comum alegando má-fé e se pode prever uma longa ação contra o dono anterior, dentro do ritmo típico que evoluem as questões judiciais no Brasil.
No caso do carro comprado na loja, o CDC é muito objetivo em determinar sua responsabilidade, embora muitas concessionárias e lojas procuram blefar e deslizar com suas obrigações.
Se, por exemplo, um carro usado adquirido numa loja (concessionária ou não) apresenta um problema no sistema de freios dois meses depois de fechado o negócio, muitas delas alegam que a garantia não cobre os freios, pois só se responsabilizam pelo motor e caixa de marchas, durante três meses.
Entretanto, esta conversa fiada de que não existe garantia em relação aos outros componentes mecânicos é o típico “se colar, colou”.
Tantas concessionárias e lojas anunciam garantia de três meses para motor e caixa que esta mentira está virando verdade. Aliás, advogados especialistas no assunto vão além: afirmam que se a loja anuncia esta garantia restrita, ela na verdade é obrigada a conceder mais 90 dias para estes dois componentes.
Pois a lei é clara ao determinar a responsabilidade sobre todo o produto: motor, caixa, freios, suspensão, direção, sistema elétrico, etc. Então, se a loja anuncia 90 dias para motor e caixa, estes dois componentes teriam direito a uma garantia de seis meses: os três exigidos pela lei e os outros três anunciados pela empresa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Lamentável tanta desinformação, confundindo ainda mais algo que já é bastante confuso.
Se o carro foi adquirido de uma pessoa jurídica, concessionária ou não, a garantia estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) é de três meses para TODO o produto.
Resposta: NÃO!!! Duplamente equivocado.
Em primeiro lugar o simples fato do veículo ter sido adquirido de uma pessoa jurídica automaticamente não o torna “Fornecedor” para o CDC.
Da mesma foram que não é qualquer comprador que se torna “Consumidor” para o CDC.
Isso independe de serem PF ou PJ. O que define um Fornecedor é o fato dele comercializar produto ou serviço de forma “profissional”, ou seja, habitualmente com o principal objetivo de lucro.
Por exemplo, uma concessionária VW tem um grande jardim, e um trator para cuidar dele. Esse trator é de uso, no entanto decidem vendê-lo para comprar um mais moderno.
Essa concessionária, habitualmente vende tratores? Não!
Está vendendo com objetivo de lucro? Também não!
Sendo assim, mesmo sendo PJ, e mesmo sendo revendedora de veículos, esse negócio não se enquadraria para o CDC.
Podemos dar o exemplo da PF que comercializa carros em “casa”. Vários carros anunciados e tal.
Ele faz essa pratica habitualmente? SIM
Com objetivo de lucro? SIM
Então, mesmo que seja PF a relação de consumo, e a garantia, deveram ser tratada no CDC.
Por outro lado uma transportadora adquire um caminhão para trabalho.
Não está adqurindo o bem como destinatário final e sim com o principal objetivo de obter lucro, nesse caso, também não se adequa ao CDC.
Em ambos os casos existe a “garantia”, que no Direito chamamos de RESPONSABILIDADE, porém ela é tratada no Código Civil e não no CDC, como veremos adiante.
Segundo ponto: A garantia é total.
NÃO!!!! Nem para carros 0km a garantia é total.
O legislador foi omisso ao produzir o CDC, de modo que não se lembrou da existência do comércio de bens usados. E, obviamente, não é possível se esperar a mesma qualidade e garantia de produtos, as vezes com 20 anos de uso, ou mais, e de um produto novo, sem uso.
Precisamos lembrar ainda que desgaste natural, pelo uso e pelo tempo, não é vício, muito menos defeito de forma que não é amparado no CDC. A responsabilidade do Fornecedor só garante os vícios de projeto, fabricação ou desgaste prematuro. Ainda podemos lembrar que o veículo usado tem seu valor bastante reduzido unicamente para compensar tal desgaste. Se ele fosse novo, isento de desgaste, teria preço de novo, não é?
Se foi comprado diretamente de uma pessoa física, então não se caracteriza uma relação de consumo e não existe responsabilidade do antigo dono, que não é obrigado a conceder garantia no caso de qualquer problema.
Resposta: ERRADO.
No caso do negócio “entre particulares” também existe “garantia” porém pelo Código Civil e não pelo CDC. Sendo assim, constatado o vício de imediato o comprador pode rejeitar o objeto, no caso de vício oculto em até 30 dias. Se o vício pela sua carcterística só puder ser descoberto mais tarde, o comprador poderá acionar o vendedor em até 180 dias a contar da descoberta do vício. E ainda, se o comprador descobrir que o produto possuía algum problema e o vendedor, sabendo do problema o omitiu, além da devolução da quantia para o comprador tem direito a uma indenização. Ou seja tem garantia sim!
Não esqueça que já falamos que se o vendedor, ainda que PF vende carros habitualmente ele passa a ser Fornecedor perante o CDC.
A garantia de motor e câmbio é válida?
Os entendidos esquecem quem nem só a letra fria da lei é fonte de Direito. Jurisprudências, enunciados, súmulas e até o costume também são.
Se fossemos analisar textualmente, lembrando que desgaste por uso e pelo decorrer do tempo não são vícios e o veículo usado é vendido muito abaixo do valor de similar ao 0km, a garantia seria, NENHUMA!!!!! Por isso, se instituiu a “garantia de motor e câmbio”, que seria um “meio termo”. Esse também é o entendimento de muitos magistrados, mas não de todos. O problema maior é a insegurança jurídica, ninguém sabe o que vai acontecer.
Por fim, essa história de que se a loja dá 90 dias de garantia se somam aos 90 dias da lei.
Resposta: NÃO.
A garantia de 90 dias é obrigatória. O que supera esse período é contratual, portanto deverá estar bem ostensiva no contrato e não dar margem a esse tipo de interpretação do consumidor, ingênuo mas malandro, que quer levar vantagem em tudo.
Se puder ajudar, será sempre um prazer.
Jorge R. S. Luís
Advogado OAB-ES 35.036
Perito Avaliador de Automóveis: CONPEJ-RJ N°001.3412
Técnico em Manutenção Automotiva CTI/CRT-ES N° 041.629
Consultor Técnico/Jurídico ARIVES – Associação dos Revendedores de Veículos do ES
Olá comprei um carro na consessionaria,só q usei ele uma vez agora Carro está cheio de problema eu não posso andar no carro pq não dá tenho direito de ir na consessionaria falar sobre o problema pq rapaz disse q não tem garantia de ND
Vendi um carro pra uma pessoa, e essa pessoa vendeu pra outra 2 meses após o carro quebrou e ele quer que eu pague. Quem deve pagar eu ou quem vendeu pra terceiro
Comprei uma van de particular ,usada c 90.000 km.
Esta com uns vazamentos de diesel,não levei ao mecânico antes de efetuar a compra.Tenho alguma garantia vinda do vendedor?
Posso exigir algo?
Olá boa tarde, comprei um carro de uma pessoa particular , porém ele ( o carro ) foi financiado numa loja do amigo do ex dono . Daí com 5 dias de uso o carro quebrou a corrente de comando e o mangote do radiador, na qual ocasionou em um esquente , informei ao antigo dono , e não o rapaz dá loja , o antigo dono tomou as providências e foi arrumado o motor dentro de 30 dias , porém a bomba de óleo não foi troca, e então , após sair da oficina , 1 hora depois de sair a bomba rajou, resumindo… teve que fazer o motor novamente, na qual se passaram mais de 28 dias , para fazer o motor novamente…. ( com uma bomba usada ) pq a nova seria muito caro , daí pôs essa bomba na qual deu problema novamente, tendo que trocar essa bomba e o antigo dono tendo que comprar uma nova bomba , só que adaptação ( bomba de óleo do (ix35) … a mesma ficou bom , porém a Coreia de comando rompeu , torrou 10 dias depois ( Correia 0 original do carro ) fiz o reparo trocando os tensores e comprando outra Correia ( 0 zero e original novamente) se passando mais alguns dias a mesma torrou novamente, encostei o carro nas últimas duas vezes muito rápido, após sentir o volante duro , não deu tempo de estragar nada , porém já se faz mais de 90 dias , não rodei com o carro creio que nem 2 mil km , ou seja cansada de tanto problema, decidir informa o antigo e o amigo dele que financiou o carro na loja dele , e falei que iria devolver o carro , eles me falaram que eu fiz negócio com particular, porém não é verdade , o amigo dele recebeu para fazer o financiamento, e o carro é financiado, no meu contrato tem o nome da loja de carros , e não do rapaz particular , eu tenho direito ??? (Tenho fotos de várias oficinas na qual o carro passou , conversas com o ex dono , notas fiscais, vídeos do carro na oficina, me assegurando as datas e horas )
Desculpe a sinceridade, mas:
1- Tem muito de erro seu em não levar um mecânico para ver um veículo PARTICULAR, como você mesmo diz no inicio do texto.
2- Você não comprou do lojista, ele FEZ UMA MÃO/ AJUDOU você a poder ter um veiculo. Pode até estar dentro da “legalidade” você cobrar do lojista (Afinal nossa “não lei” permite essas peripécias), mas pensa um pouco se isso seria algo “MORAL”.
Pode caça um meio de se benzer,fazer um ebó ou ir pra igreja,nesse caso não a doutor que da jeito, tú é doído,que falta de sorte.
Olá , boa noite à todos … comprei um carro de particular , porém foi financiado em uma loja conhecida do antigo dono , e com 3 dias de uso bateu o motor , apenas de ser nova , informei ao antigo dono e ele arrumou o carro com 30 dias depois , porém com mais alguns dias o carro apresentou outro problema na bomba de óleo , na qual foi trocada por outra , se passando mais 20 dias para arrumar , logo em seguida o carro quebrou novamente a bomba de óleo , na qual ele arrumou novamente, fazendo uma adaptação na bomba , trocando por outra de outro carro , na qual ficou bom , o carro se passou mais 20 dias novamente parado , e quando voltou à pegar com 2 a 3 semana a Correia (0 zero original ) do alternador quebra , na qual arrumei , comprei outra Correia (0 zero original) e a mesma quebrou novamente após 2 semanas … se passando minha garantia de 90 dias , na qual eu ainda não havia nem transferido o carro , pq não deu tempo nem de usar o carro , já bem chateada , informei ao antigo dono que iria devolver o carro para a loja que fez o financiamento, e o antigo dono me falou que eu não teria direito, pôs ele era particular, mais no meu contrato tem a loja do amigo dele , que prestou o serviço e recebeu do antigo dono , enfim … tenho provas de conversas , fotos na oficina , algumas notas fiscais , tenho o direito de devolver o carro ?
cuidado isso pode ser visto pelo juizo como Litigância de má-fé
Então…
Eu sou de Guarapuava comprei uma carro em Curitiba pele enternet onde o carro veio com muitos defeitos na elétrica e de mecânico agora depois de 2=meses na mecânica eu tirei o o carro para trabalhar o carro quebra de novo onde o vendedor Tiago multimarcas de Curitiba quer que eu leve o carro até a consesionaria mais eu moro em Guarapuava ela loja e em Curitiba como eu vou levar um carro quebrado até se as consesionaria não pagam frete de guincho então tem que sair do bolso do consumidor para valer a garantia
Comprei um carro de repasse pela concessionária, financiado por uma financeira. quais meus direitos?
Um mês após a compra a roda simplesmente saiu na estrada, quase causando um capotamento.
Bom dia comprei um carro do meu cunhado ,o carro era do tio dele, agora menos de um mês o carro está apresentando uma série de problemas. Tentei conversa pra resolver .mais já vi que ele não está afim de resolver . O que fazer.
Cara bom dia parente só né porta retratok kkkk esses são os piores…
Comprei uma camionete 2012 dia 03/09 dia 06/09 já estava na oficina cabeçote rachado levei para fazer a revisão e os mecânicos descobrirão o cabeçote rachado calso do motor quebrado oq devo fazer ?
Comprei um carro usado em uma agencia tem 20/08/2021, o veiculo esta com 80300km e a proxima troca de oleo é com 80700km, tenho direito em exigir que ele troquem o oleo e filtro de oleo do veiculo?
o mesmo também tem que realizar a troca das pastilhas de freio, tenho direito de exigir a troca também?
Não tem obrigacão!! agora o filho é seu, assuma!!! toda garantia é corretiva, não existe manutenção preventiva obrigatória, as pastilhas de freios se estiverem acabadas ai sim eles tem a obrigação de trocar, se tiver 10% de vida ou mais, eles não tem essa obrigação.
Comprei uma camionete diesel 2015 direto do proprietário e a mesma fundiu o motor com 14 dias de uso ” Rodei apenas 1360 km ” tenho direito a garantia ??
Comprei um carro 2010 faz 18 a 20 dias,e já faz 15 q tá na oficina da loja ??♂️ tem como desfazer o negócio?
Pq devo fazer?
Todo automóvel comprado ou financiado em loja (concessionária/garagem) tem garantia, se o bem não for consertado em 30 dias pode desfazer o negócio e pedir o dinheiro de volta. Caso a empresa não aceite vc deve ingressar judicialmente.
Por lei são 30 dias e pela concessionária mais 30 sendo 90 dias.
Comprei um ford ka sem nenhuma garantia no dia 01.06.2021 com entrada, financiado confiando na concessionária e o motor está vazando óleo por cima e por baixo, tenho algum direito por gentileza sem a garantia?
Comprei um carro 2010 faz uns 18 a 20 dias já faz 15 q tá na mecânica da loja, tem como desfazer o negócio?
Todo automóvel comprado ou financiado em loja (concessionária/garagem) tem garantia, deve entrar com uma ação na justiça.
Sim. Todo automóvel comprado ou financiado em loja (concessionária/garagem) tem garantia, deve entrar com uma ação na justiça.
Comprei um carro de terceiro particular mas foi financiado tenho alguma garantia
Se foi financiado via uma loja ou concessionária vc tb tem direito a garantia de 90 dias.
Foi financiado mas não pela loja direto com uma financeira
MEU TIO COMPROU UM SIENA ELX 1.0 2008, E A PARTE DA SUSPENSÃO ESTAVA TODA DANIFICADA ( BALANÇA EMPENADA E ESTOURADA, AMORTECEDORES RUINS ,ETC) POSSIVELMENTE DEVIDO UMA BATIDA NÃO RELATADA NA HORA DA VENDA CREIO QUE FOI EM FEVEREIRO DE 2021, MAIS OU MENOS HÁ 5 MESES.
MINHA DUVIDA É: É CASO PARA JUSTIÇA ? E O POR QUÊ?
AGUARDO A RESPOSTA
E PARABÉNS PELA FORMA QUE EXPLICOU O ASSUNTO.
Troquei o meu carro em uma garagem por um mais novo,e agora com quase 3 meses o dono da garagem me ligou disse que o motor fundiu e que eu devo pagar,isso procede?eu como consumidor devo arcar com o prejuízo sendo que nem sei o que houve?nem contrato de garantia eu assinei,o que faço?
Nesse caso cabia ao profissional (revenda de veículo) ter diagnosticado o problema antes de comprar. A empresa revendedora de veículo tem obrigação de conhecer de automóvel ou ter meios para tanto, mas o consumidor não.
DEVERIA SER 90 + 90. NO MEU CASO COMPREI E 28DIAS DEPOIS FUNDIU O MOTOR. SERA Q SE DER DEFEITO VOU TER + 3 meses pelo serviço executado p eles?
Sim, o conserto tem mais 90 dias de garantia.
Comprei seminovo e veio com 2 pneus remold. Posso exigir a troca pelo pneu original (devido a falta de segurança de usar pneu remold)? Obrigado
Vendi meu carro usado no particular.agora o novo dono quer que eu fique arrumando defeitos que aparecem.diz que é lei do consumidor.?????
Bom dia. Meu filho comprou uma moto 650 e o motor da mesma estragou. O vendedor dono da revendedora não quer pagar e mandou ele no Procon procurar os direitos dele. O que fazer ?
Comprei um. Gol ano 2005 só que depois de. 5 meses estragou o motor tenho direito de o vendedor me pagar o conserto
Se ficar comprovado que se tratava de vício (problema) oculto, ou seja, só foi possível verificar o problema quando fundiu o motor ai o prazo de 90 dias começa a contar da data em que o problema foi descoberto.
Ingressar judicialmente.
Fiz a compra de um usado,loja disse não ter garantia por causa do ano, querendo me vender a parte não quis. E com cinco dias de uso deu problema no câmbio como devo proceder, ah alguma solução
Comprei uma Kawasaki z 900 ano 2019 em 2020 a mesma apresentou problemas no pneu traseiro novo ,porém de má qualidade em alta velocidade ele vibra muito . E também quebrou o guia da relação com 10.000 km rodados e a concessionária não quis trocar nem o guia alegando desgaste e o pneu alegando que o pneu está bom mas e de pesima qualidade oque devo fazer . Estes detalhes foram apresentados a concessionária antes de vencer a garantia . Oque fazer
Bom dia comprei um onix na concessionária chevroler semi novo cm um mês o compressor do ar condicionado travou já é terceira vez q venho e o gerente da mecânica fala q não tem garantia pq e só motor e caixa tá certo isso ou a garantia assegura outras peças
Olá. Comprei um carro antigo, 92, de uma concessionária e a bomba de gasolina deu problema. Devo procurar a concessionária para que os custos sejam arcados por eles? OBS: o dono falou que o carro não possui garantia pelo tempo dele.
Comprei um carro usado em uma conceiconaria e o mesmo está arrastando o fundo no quebra mola ,levei e disseram que não vão mexer . Aí levei pra levantar o carro pra dar uma olhada. Quando fui ver o carro está com a mola original,sendo que o carro tem GNV colocado pelo antigo dono .Eles disseram que não vão trocar . Isto está certo
Bom dia!
A menos de 30 dias,comprei um carro com o antigo proprietário. Agora descobri que terei que fazer o motor do carro. Entrei em contato com o antigo proprietário e ele me disse que o problema agora é só meu.
Tenho como recorrer nesse caso?
Roseli, infelizmente não. Quando você compra carro com particular nem garantia você tem, pois garantia só é obrigatória para pessoa jurídica, ou seja, só um CNPJ é obrigado a dar garantia de 3 meses. No caso do particular, você compra o carro no estado em que se encontra. Você pode até pleitear na justiça alegando má-fé, que se caracteriza no chamdo “Vício oculto”, que é quando quem vende sabe do defeito e vende o carro sem informar ao comprador, mas vou avisando que a decisão do TJ dificilmente é favorável para a parte autora, que é quem compra o veículo. Até porque, nesses casos o CDC (Código de Defesa do Consumidor) não é aplicado por se tratar de particular.
Netto eu vendi meu carro para loja e no contrato dizia que eu garantia o carro por 3 meses e eles venderam o carro para terceiro e estragou eles querem cobrar de mim a garantia. Eles podem fazer isso?
Luiz Fernando estou na mesma situação , o que vc fez? Preciso saber o que fazer . Obrigado
Comprei um carro usado, 68 mil km. O pneu furou e o borracheiro disse que o pneu foi recauchutado, não conseguindo aproveitá-lo… posso pedir pra loja que vendeu trocar o pneu?
Comprei um carro com 7 dias deu problemas na embreagem a loja levou em uma oficina comum não estipulada no manual, depois de mais um mês o carro parou de vez com outros problemas, posso exigir que seja feito os reparos na concessionária?
Comprei um carro em uma loja e dois meses depois o carro teve que fazer o motor a garantia está sendo cumprida mas fica uma dúvida se o carro apresentar defeito no motor agora eu fico com o prejuízo pois a garantia é de 90 dias andei com o carro 60 dias o carro ficou 15 dias pra fazer o motor agora eu só tenho 15 dias pra usar a garantia do motor ?
Não..quando vc deixa o carro para conserto a garantia acaba ali..ou seja assim q seu carro tiver consertado volta valer a garantia legal do produto que é de 90 dias ..espero ter ajudado ..obs: quando buscar o carro peça a garantia pois estar embasada do CDC.codigo direito do Consumidor.
Depois do reparo vc terá direito 3 meses novamente mas precisa ser o mesmo defeito pois caracteriza vício do produto
Comprei um carro , por uma pessoa física e véi com defeito: motor, caixa de macha , suspensão e sistema elétrico
Boa noite, comprei um symbol ano 2013 no ato da compra foi dito que eu teria garantia de caixa e motor por 6 meses… após um mês de uso tive um outro problema com carro (correia dentada) após muita conversa eles já sabendo que a garantia valia para o carro todo e não somente caixa e motor pagaram o reparo, porém o carro não para de aparecer problema… como caixa de direção, correia do alternador, bucha e suspensão em geral gostaria de Sáber se a garantia se estende a isso. Agora eles estão me falando que eu comprei um carro de repasse (como é isso de repasse?) E como pode ser repasse se foi dado garantia de caixa e motor? e que não vão fazer esses reparo sendo que em nenhum momento no ato da compra foi me passado isso… o estacionamento que eu fiz o financiamento agora está me dizendo que eu não comprei o carro deles e sim de um vendedor autônomo e eles só fizeram o financiamento pra min…
Boa tarde. Comprei um carro diretamente do dono do carro, não foi em loja, e com quase 30 dias a bateria apresentou problema. Tenho direito a cobrar isso do vendedor?
Bom dia estou com um problema eu pedi um amigo de uma agência pra comprar um HR pra mim trabalhar e deis dois carros na troca no dia que peguei o HR a luz da injeção já estava acendendo mandaram comprar outra bateria aí comprei na sexta na segunda marquei com um mecânico pra olhar os freios porque estava fazendo barulho na id agora oficina o HR começou a perder a potência acendeu a luz de óleo motor aí parei na hora e chamei o guincho agora o mecânico disse que o motor vai ter que retificar 11 mil reais aí o meu amigo da agência disse que não pode dar garantia porque comprou o caminhão pra me repassar porém ele pegou dois carros meu no valor de 80 mil e me pagou 70 na troca
E comprou o caminhão mais barato como faço
Dei meu carro na concessionária na troca de um 0km! depois de dois meses foi vendido e deu problema no motor. agora a concessionária esta pedindo que eu ajude a pagar o concerto.. isso é correto? sou pessoa física.
Olá! Estou dando meu carro como moeda de troca por outro em uma loja. A loja diz que me dá 3 meses de garantia de motor e caixa. Ela pode me cobrar esses mesmos 3 meses de garantia eu sendo pessoa física?
Olá boa noite! Os 3 meses de garantia é uma lei aplicada da CDC e isso não pode ser cobrado por fora e muito menos cobrado… É um direito do consumidor.
E outra a garantia de 3 meses não é só pro motor e sim pro carro em si!
Cobre qualquer tipo de problema que o carro der dentre os 3 meses de garantia!
“Assim eu entendi”
Att.
Comprei um carro semi novo na loja. No dia 67 apresentei ao vendedor os defeitos de motor e ar condicionado do carro. Ele consertou apenas o motor e não quer me dar garantia desse serviço. Ele também só está autorizando que eu tire o carro da oficina se eu assinar uma declaração (que ele mesmo escreveu e que fala que ele honrou com todos os seus compromissos de acordo com o CDC – o que, no meu entender não é verdade). Tenho as seguintes perguntas:
1- ele deveria também ter consertado o ar condicionado?
2- ele tem que me dar garantia de mais 90 dias do conserto que ele fez?
3- ele pode me exigir a minha assinatura dessa declaração para que eu pegue o meu carro (que já paguei todo)? Eu escrevi uma declaração mais completa e ele se recusou a aceitta-la.
Boa noite!Os 3 meses de garantia que você pega assim que compra o carro, cobre qualquer defeito que ele der… Pela lei CDC é obrigado cobrir qualquer deito existente dentre os 3 meses de garantia…
Yago, Vendi meu carro para uma loja e eles venderam para terceiro e o carro estragou e a loja quer cobrar de mim o conserto. Eles podem fazer isso?
Bom dia, comprei um carro usado na concessionária porém após 3 meses e 20 dias deu problemas na caixa de marcha automática, com esse problema de pandemia não andei nem mil quilômetros com o carro e já estou com esse problema.
O prejuízo fecharia comigo ? Uma vez que já se passaram boa 90 dias ?
Tbm queria saber ,minha garantia dos três meses tbm já acabou mas não rodei 3000mik km ainda
Comprei Onix Turbo 2020 estou problemas eletronicos e modulos e ja esta na oficina Carrera/Alphaville de 04/06/20 e central relacionamentos GM me negou carro reserva semelhante automatico, e disse que vão resolver e que eu devo aguardar pois para carro reserva automatico só com laudo atestando necessidade automatico, fim do mundo, dependo carro para trabalhar sou corretor de imoveis estou passando necessidade e dificuldades, o que posso fazer??
Olá Boris! E como fica a questão da garantia de carro 0Km adquirido em lojas independentes? Ele também é coberto pela mesma garantia contratual do carro comprado na concessionária? Ou seria só a garantia legal de 90 dias?
Comprei um carro e por trabalhar em outra cidade não pude levar o carro para mostrar os defeitos existentes, deu que se passou os 90 dias da garantia e por fim o carro apresenta inúmeros defeitos já existentes antes da compra .oque devo fazer?
Comprei um veículo de particular, porem com alguns dias descobrir um defeito oculto e pretendo desfazer da compra, porém o vendedor fez pouco caso. O que eu devo fazer?
Nesse caso você pode pedir a troca por outro carro, pedir o seu dinheiro de volta corrigido ou você mandar arrumar em outro lugar e abater o valor no preço do carro.
Boa noite, vendi um carro do ano 2007 início de fevereiro. Depois de 2 meses o comprador tá querendo que eu pague o câmbio automático do carro. Vendi por 17.000,00 e ele quer que eu pague 12.000,00 de conserto. Sou pessoa física tenho q dá pra ele 90 dias de garantia?
A garantia é 3meses ou 3mil km … o que o ocorrer primeiro
Meu marido comprou um carro semi novo na concessionária… E agora o carro está apresentando problema,Quando pisa no acelerador o carro acelera,porém perdeu a velocidade… E a concessionária diz que o carro não tem garantia,que temos que converta por conta própria. Não sabemos o que fazer
Olá, Vanessa. Tudo bem?
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a garantia legal é de 90 dias a partir da compra.
Obrigado e abraço
comprei um semi novo na concessionária e deu problema no motor depois de qse 2 meses. Aceitaram arrumar, porém já faz 3 semanas que estou sem o carro e falam que estão aguardando a peça chegar. Nesse caso, posso exigir um carro reserva, já que esse é o único meio de trasporte da minha família?
Nesse caso você pode pedir a troca por outro carro, pedir o seu dinheiro de volta corrigido ou você mandar arrumar em outro lugar e abater o valor no preço do carro.
Boa noite comprei um carro semi novo e foi constatado um pequeno problema na caixa de direção, tenho direito de solicitar a troca ou somente o ajuste?
boa noite troquei minha moto com um conheçido e depois de 1 dia ele reclamou q tava pingando oleo e disse q ia levar no mecanico depois de 5 dias me ligou e falou que precisava fazer o motor estranhei pois a moto nao fumava e nen batia nda .estou com medo dele por eu na justiça e querer que eu pague o motor sendo que ele disse que so pingava sou pessoa fisica
Boa noite!
Comprei um veículo de uma locadora e depois percebi que ela deixou de fazer a revisão de 30000 km. Quando comprei o veículo, a rodagem já batia os 39108km. Com isso, o veículo perdeu 2 dos cinco anos da garantia contratual. Eu consigo fazer com que a locadora faça a revisão que faltou?
No caso de um defeito eu posso escolher a oficina para fazer o serviço. Sendo eu o consumidor?
Boa tarde, comprei um carro ,usado na concessionaria, só que está com os pneus careca e Parabrisa quebrado, eles falaram que não tem garantia, é isso mesmo?
Preste atenção. A garantia é contra defeito. Ao comprar um veículo seminovo ou usado, os estado de conservação dos pneus e do para-brisa são perceptíveis a qualquer pessoa, logo, não seria possível exigir garantia desses itens após a compra.
bom dia comprei um carro semi novo tem tre meses e o dias e embreagem nao presta mais e o motor esta parecendo motor de combi , o barulho do carro hoje, tenho alguma garantia?
Comprei uma parati 95/95 surf de uma pessoa física com 20 dias apresentou defeito no motor …
tenho direito a garantia do motor desse veículo???
Tem sim, quando arrumar venha surfar conosco em Maresias!! Parati Surf é top mesmo.
Pessoa física não tem obrigação legal de dar garantia. Você pode até botar na justiça, mas caso perca a causa ainda terá que pagar os honorários do advogado de quem lhe vendeu, além do seu advogado. Cuidado com advogados que querem apenas receber e dizem que é “causa ganha” e você perde e no final tem mais gastos.
Exatamente! Eu entrei contra um particular apenas 3 dias depois da compra fundiu motor e mesmo assim eu perdi. Entre pessoas físicas não há garantia, e acho correto se quer saber.
Oi, eu comprei uma Kombi de uma pessoa júridica, só que ela não era uma concessionária, faz 1 mês, o câmbio estorou , posso exigir que o vendedor pague o concerto?
Olá
E se tiver contrato de garantia e bom funcionamento do carro ?
Tenho direito ?
Boa tarde comprei um carro com 2 meses preciso fazer o reparo no sistema de arrefecimento do motor que estava baixando a água, levei na loja e eles falou que era um furo no radiador, foi feito o reparo porem com 3 semanas o nível voltou a baixar tem 18 dias que foi feito o reparo a garantia do meu carro vencer dia 07/10 fez 3 meses que a garantia venceu. Liguei na agência e ele falo que não pode fazer nada.
Ai que entra a minha pergunta.
Eles fez o reparo e a garantia desse reparo não tem?
Todo serviço feito tem garantia de 90 dias, normalmente essa garantia é com a oficina, se a oficina não deu a garantia, a garantia desse reparo é com a loja.
Troquei meu carro por outro e voltei 15 mil, o carro que passei deu problema no cabeçote depois de 15 dias que fizemos o negocio, agora o rapaz quer que eu pague o concerto, ele tem o direito de me cobrar ou não? Fizemos o negocio particular.
Boa noite !
Então se você e pessoa física e não vive disso de vender carros !
Você se aplica o cdc .
É claro que não!.. Se o negócio e de pessoa física NÃO se aplica o CDC.
Ele não tem direito a garantia. Pode até colocar você na justiça, mas é causa perdida. Caso ele o coloque na justiça, leve o seu advogado e quando ele perder a causa, peça pro juiz para o acusador pagar os honorários do seu advogado. Ele terá dois gasto o advogado dele e o seu.
Vendi um carro há quase 90 dias, hoje a pessoa veio me dizer que o carro tem problemas no computador, consome muito, ventoinha quebrada,etc. Qual garantia tenho que oferecer, já que, faltam 5 dias para completar 90 dias da venda
Muito depende se você vendeu por empresa ou pessoa física, a questão da garantia. Sendo loja, você teria que pegar o veículo e vê se realmente tem os problemas e consertar no prazo de 30 dias. Se não existirem os problemas, peça o laudo da oficina, e ele só receberá o veículo depois de pagar pelo orçamento, caso seja cobrado na oficina que você faça serviço. Se ele insistir que o carro tem problema, manda ele fazer o laudo e bota as oficinas pra brigarem, a oficina que “trabalhou” errado pode ser autuada por fraude. Infelizmente no Brasil muitas oficinas “criam” problemas pra terem serviço pra fazer.
Olá , boa tarde comprei um Ford Ka e com 2 dois que havia recebido o veículo ele super aqueceu e quebrou ui mas corrente dentro do motor, fiz contato com a conssecionaria eles me informaram que teria que arcar com as despesas das peças e manutenção que a garantia nao cobre isso,não rodei 50 km com o veículo já deu problema.Peço uma orientação urgente .
Sim a concessionária tem responsabilidade, nesse caso a garantia e regida pelo Codigo do Consumidor CDC.
[25/7 13:22] José Carlos: Comprei um Cobalt 2018 com 5000 km usado particular , hj ele está com 7600 km e apresentou problemas de correia externa do motor e ao mesmo tempo, vazamento de óleo no motor .trocaram a correia e programaram para verificar o vazamento e só verificar onde estava vazando, chegaram a conclusão que era no retentor do virabrequim e teria que retirar o câmbio e o volante da embreagem para realizar a troca. Deixei o carro no dia 15/07/19e ficou pronto no dia 22/07/19 e hj uma pessoa da Chevrolet me ligou para avaliar o trabalho da concessionária e do trabalho realizado e perguntou se ficou ok e eu disse que ainda estava em teste porque não é assim, trocou tá ok.e no mesmo instante que ele estava falando eu abaixei para verificar se tinha vazamento e meu dedo ficou melado de óleo.
[25/7 13:24] José Carlos: O carro está na garantia e o procedimento na concessionária é se o carro ficar por mais de 3 dias na manutenção , o cliente tem direito a um carro reserva, oferecido pela montadora mas, foi negado, dizendo que o reparo seria rápido.
[25/7 13:25] José Carlos: Mas, a pergunta é sobre o carro ser semi novo, faturado em outubro de 2018 e a reincidência de defeitos e vazamento.
[25/7 13:26] José Carlos: Qual seria os meus direitos?mês enquadro no artigo 18 cdc?
Comprei um J3, e com 2 meses precisei usar a garantia mais as peças só chegaram quando a garantia acabou,foi feito o serviço pela garantia mas apareceu outro defeito ao sair da concessionária.É responsabilidade da concessionária resolver esse problema, ou terei que pagar pela peça?
Se você comprou o carro na concessionária se aplica assim a garantia renova apartir da data que foi feito o reparo.
Se for por pessoa física não se aplica .
Boa noite estou com uma duvida comprei um carro a 3 meses na concessionária e me deram essa garantia de três meses porem ao completar 4 meses o carro apresentou defeito na caixa de marcha ainda tenho direito a garantia ?
Sim, a garantia legal de 30 dias só começa a contar depois que se encerra a contratual (da loja).
A garantia legal é de 90 dias, você só terá garantia nesses 4 meses se você tiver algo que comprove uma garantia adicional, aí sim passa a contar a garantia contratual.