É verdade que as pastilhas dos freios traseiros duram mais?

Ouvinte questionou porque ao trocar as pastilhas de freio, o mecânico trocou as da dianteira e da traseira. Mas, elas se desgastam com o mesmo tempo?

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Por Boris Feldman
Publicado em 08/07/2018 às 07h30

As pastilhas dos freios traseiros têm a mesma durabilidade das que estão na dianteira? Um ouvinte levou o carro na oficina e ficou na dúvida.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo  ouviu aqui uma explicação a respeito das pastilhas de freio, que as dianteiras sofrem um desgaste muito maior que as traseiras. Isso, obviamente no carro que tem freios à disco nas quatro rodas.  E a explicação foi de que o desgaste na frente é muito superior ao das rodas traseiras, porque quando o carro é refreado, o centro de gravidade se desloca para frente. O esforço feito pelo freio das rodas dianteiras é muito maior que o das rodas traseiras.

E o ouvinte comentou que o  carro dele  já teve as pastilhas de freios substituídas na oficina por duas vezes. E, que em ambas, o mecânico trocou as dianteiras e as traseiras. E, ele pergunta: é isso mesmo? Não, é claro que um dia as traseiras terão que ser substituídas, mas nunca com a mesma freqüência que as dianteiras. A oficina provavelmente trocou, se trocou, as pastilhas traseiras sem necessidade.

freios traseiros
Foto | Shutterstock
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
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Waldemar 18 de agosto de 2024

Fiz pesquisa recentemente sobre vida de pastilhas e de lonas de freio. E o 1º argumento é o desgaste maior nas pastilhas – material mais mole para aumentar a frenagem; o 2º, peso maior na frente, maior controle de aderência ao solo.
Então, espera-se menor vida nas pastilhas, mas considere se o veículo roda muito em estrada ou vias de boa qualidade e se a direção é defensiva, pois aumentam a vida das pastilhas e dos pneus.

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rodrigo soares 19 de junho de 2023

Eu sou distribuidor atacadista de auto peças, e posso dizer com uma minima possibilidade de erro que: os freios traseiros, correspondem a 20% da pressão de freio do automóvel! No carro do corolla 2016 (e apenas no corolla) o sistema aciona primeiramente os discos traseiros. Mas isso é milésimos de segundos antes do acionamento do dianteiro! Mas toda a pressão do freio continua sendo nos discos dianteiros. Em media nos demais carros, normalmente a troca fica por conta de 3 a 4 trocas do dianteiro para uma do traseiro. O corolla, essa frequência muda de 2 a 3 vezes o dianteiro pra uma do traseiro. Excluindo ai fatores externos que podem ocorrer, tais como empeno do disco por superaquecimento e resfriamento rapido, dentre outros esporádicos!

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Luiz Tuyochi Takamiya 13 de maio de 2019

Realmente tenho um Corolla 2017 e troquei as pastilhas traseira , Então foi essa questão ñ seria as dianteira, segundo o técnico o corolla funciona acionando o freio traseiro primeiro para evitar solavanco no carro e por isso e dificilmente trocar as pastilhas dianteiras.

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Wellington Douglas 17 de novembro de 2018

Tenho uma da Saveiro Cross 2012, e Acendeu a luz do erbag, como faça para resolver?

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Carlinho 8 de julho de 2018

Eu quer mudar o meu carro mas eu vivi em Guiné Bissau

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Valmir Abrantes 8 de julho de 2018

Tive um Toyota Corolla por 6 anos e as trocas de pastilhas sempre seguiram essa lógica (troquei mais pastilhas dianteiras do que traseiras), agora tenho um Corolla 2016 e já troquei pastilhas traseiras 2 vezes e ainda não troquei pastilhas dianteiras e o meu carro está com 56.000 km rodados. E conversando na concessionária, no novo Corolla é assim mesmo, as pastilhas traseiras desgastam mais que as dianteiras.
Não sei se é coincidência, mas o freio do Corolla “antigo” era melhor que o atual…

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Lima 20 de junho de 2020

Tenho um Corolla 2015 e percebi a mesma coisa , a pastilha traseira desgasta mais rápido do que as dianteiras, e na frenagem percebo mesmo que a traseira da uma segurada para aliviar a velocidade e depois descarrega a frenagem nas dianteiras

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