Oficina mecânica tem que dar garantia do serviço?

Quando levar o carro para consertar, exija a nota fiscal de prestação de serviços especificando o reparo realizado

Algumas atitudes podem fazer a garantia de um carro ser perdida
Por Boris Feldman
Publicado em 15/06/2018 às 11h02
Atualizado em 11/02/2020 às 18h36

Diz o Código de Defesa do Consumidor que a venda de qualquer produto está coberta por garantia durante 90 dias. Pode ser automóvel, televisão ou liquidificador. Pode também ser novo ou usado. Pode ser na loja ou concessionária. O consumidor é também protegido pelo código ao contratar uma prestação de serviço, como o conserto na oficina mecânica ou um reparo em seu produto, qualquer que seja ele.

Só ao se comprar de uma pessoa física é que não se caracteriza a relação de consumo e o produto não tem garantia. E não se deixe enganar pelas lojas (e concessionárias) que anunciam “três meses de garantia para motor e caixa”: a responsabilidade é de todo o produto.

Quando levar o carro para consertar numa oficina mecânica (concessionária ou não), não se esqueça de exigir uma nota fiscal de prestação de serviços especificando o reparo realizado. Pois este é o documento que faz valer a garantia junto à oficina, caso o automóvel (ou moto, ou televisão, ou torradeira) volte a apresentar o mesmo defeito dentro do prazo de três meses. Algumas empresas, quando o consumidor volta para reclamar, costumam alegar mau uso do produto e negar a garantia.

O Código de Defesa do Consumidor determina que a garantia legal para bens duráveis e serviços, como os reparos feitos na oficina mecânica, é de 90 dias.
Foto Shutterstock | Reprodução

É uma alegação frequente principalmente nos itens de vida limitada como pastilhas de freio ou disco de embreagem. Pode ter sido mau uso mesmo mas pode também ter sido um problema de qualidade do produto. A embreagem pifou na metade da quilometragem considerada razoável porque não tinha qualidade ou porque o motorista tinha o péssimo hábito de apoiar o pé no pedal? Ou de segurar o carro na subida controlando embreagem e acelerador?

Oficinas tentam sempre culpar o dono do carro, para negar responsabilidade nestes componentes difíceis de atribuir culpa. Neste caso, nada como recorrer a uma perícia para determinar o verdadeiro culpado pelo defeito. Este é o momento em que, sem a nota fiscal do serviço realizado, o motorista fica completamente desarmado para brigar por seus direitos.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
82 Comentários
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Cristiano cândido de Sousa 18 de fevereiro de 2024

Deixei o carro pra revisão quando fui sair o freio não funcionou veio uma carreta e me bateu o que fazer

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José Geraldo 14 de julho de 2023

Deixei um carro para troca de velas, ao tentar trocar uma vela quebrou no cabeçote, o cabeçote teve que ser desmontado e levado a retifica.
Quando fui retirar o carro a surpresa, 1430,00 como ele disse que ele me deu desconto mão de obra. Imagino que não tenho obrigação de pagar esse valor, o carro ficou na mecanica por quase três dias eu dependo do carro para trabalho tenho em média 250,00 Reais por dia perdi 750,00 nesses dias por uma fslha do mecânico. Como agir?

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Luiz Carlos Ribeiro de Oliveira 20 de março de 2023

Deixei o carro em oficina credenciada pela agência de veículos onde comprei o carro. Só que a agência de veículos não quer me fornecer a OS(Ordem de serviço). Eles podem me fornecer? Eles são obrigado a me fornecer? Como saber se o serviço foi feito?

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Edison 8 de dezembro de 2022

Maldita hora que confiei na empresa Retifica Vila Maia deixei meu Clio 1.0 pra revisar o motor que misturava água e óleo. Aprovei os trabalhos que me custou 60%do valor venal do veículo e após 1 ano de garantia, apresenta forte barulhos no motor combinado ao vazamento de óleo e afinamento do mesmo. Não sei como, eles compram o Google Mapas para obterem avaliações positivas dessa empresa terceirizados de serviços, desorganizada, sem máquinas ou elevadores de veículos, desmontam motores no chão sem o menor cuidado e normas técnicas para executar esses trabalhos.

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Tatiane 28 de novembro de 2022

Estou passando pela mesma situação,o que resolveu,podemos nos fortalecer?

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VONICLEY de Souza Santos Júnior 28 de outubro de 2022

Fiz o motor do meu carro recentemente, não rodei mil km no carro depois do motor feito, e fundiu o cabeçote. O dono da oficina está se negando a dar garantia, pois está dizendo que foi mau uso. Está correto isso ?

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Levei carro pra oficina eles trocaram o módulo do carro, quando chegar casa carro parou de funcionar, eles alegaram que as fiação do farol tudo colocar o módulo novo eu tenho obrigação de pagar de novo? 6 de outubro de 2022

Que que você me dê resposta

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Millena 29 de setembro de 2022

Bom sou da Parte administrativa de uma Oficina Mecânica, e posso afirmar que pelo menos aqui, jamais vamos acusar um cliente sem fundamentos. E posso afirmar que 60% dos clientes que vem aqui não fazem a manutenção correta, só vem quando o problema já esta grave. Do mesmo que uma oficina pode dizer que é mau uso, um cliente pode mesmo ter feito mau uso, e acusar a oficina mecânica, Aqui são poucos os casos de problemas onde o cliente volta pelo serviço prestado, por isso é importante fazer um ficha de anamnese do carro, ultima revisão e serviços, para que não haja problemas quando o cliente não faz os devidos cuidados com o seu veiculo.

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Joao carlod 18 de agosto de 2022

Levei meu carro pra trocar o radiador de água,agora está com vazamento no radiador,o mecânico pode cobrar a mão de obra dele ou não pois está na garantia..

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EDNA 7 de junho de 2022

Vendemos o serviço/peça na oficina, esta na garantia ainda, cliente detectou algo de incomum e acabou indo fazer o reparo em outra oficina, sem nos contactar, e depois vem com a nota querer reembolso aqui, sou obrigada a pagar?

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Adrian de Jesus Barreto 24 de maio de 2022

Fiz a parte de cima do motor da minha moto na oficina, tenho garantia ainda pois fiz tem duas semanas mas nao disse que tinha e nem me entregou a nota fiscal somete a ordem de servico com os valores e as pecas que foi trocada ,queria saber se na troca de óleo posso pedir uma revisão do serviço feito e se essa revisão a oficia pode cobrar ou não…

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Ivo 29 de abril de 2022

Comprei um caminhão que disseram terem feito revisão antes, em uma concessionária que tem 3 messes de garantia total. Apos 1 semana o caminhão começou a apresentar muitos problemas, levei em uma oficina que a propria concessionária me mandou… eles consertam uma coisa, e um dia depois aparece outra coisa, tem um problema no arla que desde o primeiro dia não consertaram direito e permanece ate hj, 2 messes depois. Se caso os 3 messes da garantia passarem e o problema na arla persistir, o que eu terei que fazer? Outra coisa, tenho horario para cumprir em uma empresa e o caminhão não sai da oficina, estou achando que venderam o caminhão sem terem feito uma revisão antes, e agora estou no prejuízo e perdendo dinheiro porque não posso trabalhar, tem algo que eu possa entrar contra a concessionária? ou pedir o dinheiro de volta se o problema não for resolvido e a garantia passar?

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Adauto 19 de abril de 2022

Meu carro deu problema no câmbio, levei em uma reparadora conceituada fizeram o serviço mas, não ficou bom…as marchas não engatam no tempo certo… Levei em outro mecânico só para passar o aparelho scanner para vê se eu estava mesmo certo do que estava falando… E sim eu estava certo o câmbio não estava de acordo!!! Levei de volta para ao mecânico que o reparou com muito custo ele diz que mexeu mas voltou com o mesmo problema!!! Liguei pra ele e avisei que nele eu não levaria mais pois não confio mais no serviço dele e pedi o meu dinheiro de volta, pois iria reparar em outro mecânico!!! Estou na minha razão, ele deve me devolver o dinheiro??? Não confio mais até pq contando as duas vezes que meu carro ficou na oficina dele foram 45 dias de pura enrolação fora o jeito que me devolveu o carro com bateria trocada com cabos e reservatório soltos faltando peças!!! Tremenda dor de cabeça estou na luta e se puderem me ajudar com dicas eu agradeço.

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Tatiane 28 de novembro de 2022

Estou passando pela mesma situação,o que resolveu,podemos nos fortalecer?

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Mnaoel Filho 28 de janeiro de 2022

Muitas vezes fico me perguntando de quem é o prejuízo: você chega na oficina com o carro, alegando um defeito, daí o mecânico sai com o carro para analisar o problemas e de repente ele travar o motor e dá um prejuízo maior. Quem paga o prejuízo?

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Eduardo 25 de maio de 2022

é o que mais está acontecendo hoje, quebram mais o seu carro para o valor do conserto ficar maior.

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Thiago macedo 5 de julho de 2022

Vc tem alguma prova ?

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Carla 23 de janeiro de 2022

Minha filha levou o carro para corrigir problemas no motor, veio da oficina o capo NÃO estava fechando direito tentaram fechar e fechou no outro dia saíram e na faixa o capo abriu voouno para brisa quebrou o para brisa e entortou todo capo a mecânica pode ser responsabilizada por isso o capô fechava perfeitamente antes.?

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Carina 19 de janeiro de 2022

Pode cobrar mão de obra e não identificar o problema?
Levei em uma oficina me cobrou horas do mecânico mas não conseguiu identificar o que tem de problema.
Não fez nada só procurando oq pode ser

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Antonio marcelino padovan 11 de janeiro de 2022

Paguei para fazer a troca de óleo da transmissão automática do meu carro porém durante a troca a oficina me ligou falando q teria q fazer outro tipo de serviço (descarbonizacao, readaptação ) e iria me custar mais 2,500 reais mais ou optei somente pela troca de oleo como combinado pois caso eu nao trocasse iria me cobrar 350 reais de diagnostico estranhei esses problemas pois o carro não apresenta nenhum problema está com 72 mil km troca seria preventiva no dia seguinte levei em outra oficina para ver se realmente o transmissão apresentava algum problema ele me disse q estava tudo ok não precisava fazer nada do que a outra oficina havia mencionado e por vias das duvidas resolvemos ver se o óleo havia sido realmente trocado e para minha surpresa não tinha vestígio de ser óleo novo tiramos em um copo a coloração estava escura ou seja fazia somente um dia q paguei pela troca do óleo entao paguei novamente para essa nova empresa fazer de fato a troca completa acionei o procon porem foi me pedido um laudo dessa nova oficina q detectou q nao foi feito a troca do óleo porém eles estão com medo de se comprometer e estão me enrolando para fornecer esse laudo não sei oque fazer.

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Mnaoel Filho 28 de janeiro de 2022

Meu carro tem 120 mil Km e eu não vejo necessidade. Acredito que lá pelos 150 mil Km é que poderia fazer de forma preventiva, mas com produtos (flush preventivo) que você encontra nas lojas.

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sineide 23 de novembro de 2021

Meu irmão levou o caminhão pra fazer motor numa oficina e custou 30 mil. O mecanico falou que pra dar garantia tinha comprar as peças com ele. Com 30 dias deu problema e agora ele caiu fora, fica falando que foi culpa do motorista, do combustível, etc. Coloca culpa em todo mundo e não quer se responsabilizar. O que eu faço?

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GABRIEL 20 de outubro de 2021

Caso a peça aparenta defeito dentro da garantia de serviço prestado na oficina, SENDO quem forneceu a peça foi o CLIENTE, está fora da lei a oficina cobrar a mão de obra novamente ao prestar o serviço novamente? isso vai contra o CDC ?

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Roger 11 de janeiro de 2022

Se estiver dentro do período da garantia da prestação de serviços, ou seja, 90 dias, o reparo deve ocorrer sem qualquer ônus para o consumidor. Se a oficina tivesse fornecido a peça que apresentasse defeito dentro da garantia do serviço e peça, efetuaria o reparo sem cobrança da mão de obra. De maneira que, se é válido para peça fornecida pela oficina, por qual motivo não valeria tal regra para peça trazida pelo consumidor?

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Hugo Leonardo 5 de abril de 2022

Roger, sou gerente de uma oficina e posso te responder, que em oficinas trabalhamos sempre com peças de qualidade original e ou original, aí o cliente chega com peças chinesas e ou de qualidade bem inferior, por que ele achou por R$ 100,00 mais barato, aí é justo que o instalador arque com a garantia?

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Marcia vieira 8 de outubro de 2021

Comprei um semi novo em uma agência pedi pra colocar GNV ,colocaram mais não trocaram as velas nem o cabo de vela seria o certo eles trocarem prq terem feito a colocação do GNV ou eu que tenho que fazer a troca

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juliana 25 de agosto de 2021

Porque voce gosta sempre de generalizar ao denegrir a classe reparadora automotiva ? Acusando que as oficinas tentam sempre colocar a culpa no dono do carro ? Oque faz vc pensar que todos são assim ? Falta muita etica nesse seu suposto jornalzinho que foge e muito da realidade.. Quanto vc produz de mao de obra no dia a dia dentro de uma oficina ? Confirma de modo erroneo manutenção , limpeza ou mesmo a troca dos bicos injetores, alegando que os mesmos sao feitos para durarem x de tempo. Quantos casos ja vi na realidade , dentro de uma oficina, ( creio q passe longe de seu conhecimento oque é uma de verdade) bicos irregulares por peneira corroida pelo combustivel adulterado nos postos de comb, um rolamento de que marca for , nao passar de 30 mil km e ja dar ruido devido a material ruim. Acho q vc deveria rever mais seus conceitos e parar de generalizar nossa classe…. VC é um pi-ca-re-ta na informação.

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Lúcio Mauro 20 de outubro de 2021

O problema do Brasil e esse,colocam uma pessoa totalmente leiga no assunto pra dar seu palpite como se entendesse do assunto. Quem realmente entende do assunto,sabe que saber conduzir o veículo,fazer a manutenção corretamente e dentro do prazo aliados a um bom serviço prestado,são fatores essenciais para um bom funcionamento da máquina. Do que adianta vc levar sei carro uma oficina pra trocar uma correia dentada por exemplo,e ficar depois dando tranco no carro pra pegar ? Isso pode facilmente arrebentar a correia,e de quem será a culpa? Do mecânico que trocou a correia? E por causa de umas situações dessa que cada vez mais os profissionais estão literalmente escolhendo pra quem vai prestar serviço,sem falar que a mão de obra vai ficar cada vez mais caro , justamente pra compensar a dor de cabeça que alguns clientes ” espertões” nos dão por aí.

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Cosme 15 de dezembro de 2021

Olha moça vou te falar uma coisa, PICARETA TEM UM TODAS PROFISSOES, mas realmente tem mecânicos que eu pensava que eram honestos e com o passar do tempo descobri que se valia a palavra por enganar somente para cobrar oque não fez, e desacreditei de muitos assim, um ou outro e realmente bom, e de confiança, pq tem muita sacanagem nesse meio…

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Eduardo 25 de maio de 2022

realmente o problema começa pelo consumidor não exigir as peças que foram trocadas, tem que exigir e levam embora, nem que seja para descartar no primeiro lixo que aparece … outra coisa é você levar peça nova e colocarem uma peça velha no lugar da que vc levou.

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Victor Gaspar 31 de julho de 2021

Tenho um HB20 2019, comprei usado e fui na concessionária fazer a revisão de 30.000 km. fui informado que o radiador estava furado e faltando fluido, mas meu carro não deu nenhum sinal disso antes. Pedi que me dessem o laudo e as peças para comunicar o antigo dono e pedir ressarcimento.
quando fui retirar o carro , me entregaram a mangueira mas o radiador foi jogado fora pelos funcionários.
Agora não tenho provas para cobrar o antigo dono.
O que faço ?

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Esllon Moraes 5 de julho de 2021

Fui numa oficina de bicicleta para trocar um pneu, porém, ele me vendeu um pneu novo sem nota fiscal e logo depois no outro dia (hoje), a bicicleta apresentou alguns problemas na roda, como encostar o pneu em um dos ferros da bicicleta, dificultando o uso. Devo ir lá pedir um novo conserto e uma nova troca de pneu mais adequado pra minha bicicleta?

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Robson soares 1 de julho de 2021

Comprei um carro
Ele venho com radiador furado e sem freio de mao…
A concessionaria levou para a manutençao…
Mas me devolveram sem o freio de mao ainda..
No outro dia deu defeito nas marchas…
E levaram o veiculo novamente..
Sendo que em 15 dias usei o veiculo por 2 dias…
O prazo de 30 dias q a empresa tem ela esta correndo des do primeiro reparo oudes da segunda vez que levaram?

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Augusto Monteiro 25 de julho de 2021

A garantia legal é de 90 dias. Se essa garantia foi acionada, o serviço que for feito, assim como as peças que forem substituídas, terão uma nova garantia de igual período, mais 90 dias. Assim segue até que, passado esse período, o produto não apresente mais vícios.

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Josué Franco Gonçalves 28 de julho de 2021

Obrigado pela força meu querido sempre estarei seguindo você, e obrigado pela força.

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Douglas de Paula Motta 22 de junho de 2021

Fui em uma oficina mecânica trocar o bico e fazer outros reparos. O bico estava com defeito e misturou gasolina com o óleo do motor. Tive q trocar o filtro e o óleo do carro. Quem tem q arcar com o prejuízo?

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Augusto Monteiro 25 de julho de 2021

A peça tem que ser submetida à garantia do fabricante/fornecedor. Se ficar comprovado que a peça era defeituosa, o fabricante/fornecedor deve arcar com as despesas do novo reparo. Geralmente o fornecedor, atestando que a peça é defeituosa, vai autorizar a entrega de uma peça nova, ou a devolução do valor pago. Caso você queira algo mais, vai precisar de laudo técnico que comprove suas alegações em relação aos danos causados em outros componentes e orçamento do reparo. Agora se o erro foi do mecânico que estragou a peça, ele é que paga.

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GILBERTO FERREIRA 3 de junho de 2021

O que a Agência de veículos tem que me fornecer de um veiculo que acabei de comprar mas o mesmo esta apresentando problemas de injeção retorno com ele para reparo mas a agencia não me fornece nem um tipo de documento sobre a entrada do veiculo para manutenção e nem tão pouco após os reparos. tenho direito de exigir documento de entrada e saída desse veiculo ? alguém pode me ajudar?

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Cristiano Oliveira M 24 de maio de 2021

Fiz o motor do meu azera gastei 15mil trocou ate oque nao precisava mas como ia mexer ja fez tudo e foi usada Peças fornecidas pela oficina . Tirei dinheiro da onde nao tinha. Pedi o papel de garantia ele falou que por lei era 3 meses de garantia mas dava um pouco mais. Mas negou dar o papel de garantia nao insisti em pedir por fazer a besteira de confiar na oficina que era bem conceituada na região. Com 97 dias eu na rodovia as 22horas o carro começou a falhar alivei o pé vi que nao respodia soltei no neutro e encostei acostamento andei uns 70 metros ate parar completamente. Levei pra oficina no outro dia. Primeiro contato nao tinha aquecido e nem falta de óleo depois abril o motor constatou que quebrou um pistão e biela do primeiro cilindro e afetou o segundo e afetou o broco do motor. Chamou eu pra conversar diz que so pagaria a junta e o óleo e mao de obra. O broco do motor talvez nao tenha recuperação um prejuízo de mais 9mil. Tentei entrar em acordo mas nao teve jeito. Nao sei se eu tenho direito em cobrar alguma coisa. Se alguém tiver um advogado bom para mexer com esse caso para me orientar melhor. Desde já agradeço a atenção. Cristiano.

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JAQUELINE SANTOS 24 de maio de 2021

Meu esposo levou a moto apache 150 ano 2012 para a oficina trocar o óleo embreagem, rolamento de câmbio, jogo de junta e limpeza do carburador quando ele fez o pagamento no valor de de 700 reais, o dono disse que a engrenagem do câmbio deu problema e a 1° marcha estava dando problema e não engatava eu disse pra ele que se deu problema isso é responsabilidade dele porque não estava assim pois a moto ficou 1 mês na oficina, resumindo ele disse que conseguiu uma peça nova do câmbio pra arrumar e me cobrou mais um valor de 500 reais e combinei que lavaria em duas vezes , ele disse ok quando eu fui pegar a moto estava no mesmo jeito com a Marcha sem star ingatando, me senti lesado e enganado o cara não me deu nota fiscal e e nem nota de serviço e muito menos a garantia.
E nem mandou a foto que ele da peça do câmbio

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ANDERSON SILVA PIRES DE CAMPOS 23 de abril de 2021

Fiz o motor da minha moto paguei 2900 troquei tudo do motor estouro de novo passou uma semana da garantia tenho direito de ressarcimento do dinheiro é q estragou em outra cidade eles ñ foram busca ela aí deichei pra outro mecânico..

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Edmilson 16 de abril de 2021

Paguei 6 mil pra fazer o motor do .eu carro.
Agora vc cura o volante e o carro afoga.
Devolvi pra mecânica, e só tiro o carro de lá funcionando certinho.
Meu dinheiro não é capim

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eduardo 25 de maio de 2022

você ainda confia neles?
Irão condenar o motor isso sim.

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Hercules 5 de abril de 2021

Comprei uma fan 160 no ano de 2021 em fevereiro ela apresentou problema na embalagem fui até a Honda eles disse q a garantia não cobre esse defeito por ter menos de 90 dias eu tenho direito de outra embreagem por favor alguém aí me tira essa dúvida obg

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Claudionor Reis 20 de abril de 2021

Tem com certeza, Sr. Hércules!
Não porta o tempo que o Sr. comprou o produto. O fornecedor responde solidariamente com o fabricante pelo vício que o produto venha apresentar. A questão do prazo é caso o vício não seja sanado em 30 dias, pode o consumidor exigir alternativamente,isto é, uma coisa ou outra:
A) A substituição do produto por outro da mesma espécie em perfeitas condições de uso;
B) A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
C) Abatimento proporcional do preço.
é o que se configura o direito previsto no ART.18 do CDC(Código de Defesa do Consumidor).

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MARISTELA CASSIA SANTOS SILVA 20 de março de 2021

A oficina que levei não me deu NF. Eu levei as peças e pedi pra trocar a suspensão dianteira. Ficou péssima. Tá acabando com meu pneu. O cara não quis refazer o serviço, me devolveu o valor da mão de obra. Mas levei em um outro mecânico e vou perder metade das peças que foram instaladas. Fora o constrangimento e a forma que fui tratada na oficina. Tenho como entrar na justiça?

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Claudionor Reis 20 de abril de 2021

Querida, Maristela!!
O direito está ao seu lado naquilo que prever o CDC(Código de Defesa do Consumidor) no seu art. 20. Este artigo assegura que o fornecedor de serviço responde pelo vício de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor…
Nesta situação você pode exigir:
A) a reexecução do serviço sem custo adicional;
B) A restituição da quantia paga (o que já ocorreu pela sua narrativa);
C) O abatimento proporcional do preço.
No seu caso interessaria o item A. No entanto, para exercer este direito você precisa de prova documental como a OS(Ordem de serviço) ou a NF(Nota fiscal) Sem algo que comprove, fica difícil o convencimento do juiz. Porém, apesar disso vá ao Procon e uma negociação é sempre a melhor das soluções.

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Julio Santos 20 de janeiro de 2021

Bom dia, o mecânico veio em minha casa buscar o meu carro para tirar um vazamento de óleo. Disse que o vazamento era no cabeçote, e tinha que fazer retífica. Levou 38 dias para me entregar o carro. No dia que veio me entregar o carro, o carro travou segundo ele no meio da rua, e ele disse que quebrou o comando de válvulas de admissão do carro, e depois disse que os eixos balanceadores do carro travaram. O conserto que era pra tirar um vazamento de óleo está indo para mais de R$12.000,00. As coisas que quebraram no motor do carro quem tem que pagar sou eu? Hoje fazem 46 dias que estou sem o meu carro. Pode me ajudar?

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Epitacio 24 de março de 2021

Tô passando pelo mesmo problema
Conseguiu resolver

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Julio Santos 24 de março de 2021

Oi Epitacio, como vai?

Então estou terminando essa encrenca toda essa semana. Pego meu carro na sexta-feira. Quase 4 meses sem meu carro. Como eu fiz pra resolver? Segundo orientação jurídica eu entrei em acordo com a oficina, pra ter garantias dentro do acordo, fizemos um orçamento com laudo assinado pela oficina, relatando o problema, o ocorrido e o que seria feito, com preço, prazo para entrega, garantias e assinado tudo pela oficina.

Eu paguei o conserto todo, total de 18mil. Se fosse para outra oficina iria ficar 20k, e em outra oficina ainda em 22k. Se fosse pra justiça, só Deus sabe quando eu resolveria isso. Esse foi o caminho que usei pra resolver.

Agora precisa analisar tudo, o carater do cara da oficina, o valor cobrado, e o custeio todo saindo de você. Se tiver outro carro pra andar e puder esperar pela justiça, a causa é ganha com certeza. Espero ter podido ajudar.

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eduado 25 de maio de 2022

mas vc confiou em deixar neles novamente?

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ROSY 16 de novembro de 2020

Meu carro aqueceu, mecânico fez orçamento e disse que eu teria que trocar a junta de cabeçote. concordei comprei as peças q ele pediu, paguei a retifica q ele mandou o cabeçote, paguei a mão de obra, porém qdo ele me entregou o carro fui testar o carro parou numa Av.movimentada e não saiu mais do lugar,liguei imediatame repara o mecânico ir até o local, ele só foi no dia seguinte, tomei uma multa por co tá disso.
Ele guincho o carro para oficina para verificar o problema, e depois disso co.ecou a me pedir mais peças, como alternador, velas, cabos de velas, bobina,e bicos de injeção. Concordei pq precisava do carro, porém doente q qdo entreguei pra ele meu carro não tinha né num problema co essas peças.mesmo assim ele trocou todas essas peças e o carro não funcionou. Tirei a chave dele, e pedi pra ele mandar a outro mecânico para consertar meu carro, ele levou, porém não quer pagar a mão de obra do outro mecânico.e nem devolver o dinheiro das peças q ele me pediu a mais e não resolveu o problema do carro.O que devo fazer nesse caso.Preciso de ajuda.

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Douglas 21 de setembro de 2020

Boa noite Fábio pintei meu carro faz pouco menos de 6 meses pintura completa e o verniz está apresentando descascamento sendo que tem partes que a tinta tbm esta descascando

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Lucicleia 18 de agosto de 2020

Perdi a nota fiscal,mas o protudo ainda eata na garantia o que faze?

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Richard 11 de agosto de 2020

Euandei meu carro para arrumar mais o mecânico não arrumo ele temquee dar o dinheiro de volta ele.desistiu de arrumar o carro ele tá só me enrolando para mim dar o dinheiro

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Fábio Dantas 14 de julho de 2020

Bom dia, meu é Fábio. Eu coloquei a minha moto na revisão e precisou trocar o disco de embreagem e eles estão cobrando pelo serviço. Isso pode?

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EDUARDO HENRIQUE SPADOTO 9 de julho de 2020

Bom dia, me chamo Eduardo Spadoto, levei o carro para trocar tufos e balancim e quando o mecânico foi fazer o teste o carro parou, diz ele que, deu problema na bomba de óleo, gostaria de saber quem tem que arcar com o conserto, eu ou o mecânico?

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Denilson 18 de junho de 2020

Os mecânicos falaram que o vazamento de óleo do meu carro era no cabeçote, mais ao mexer mo motor eles quebraram outra peça. Gostaria de saber se eu tenho direito a outra peça.

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Adriano 17 de junho de 2020

Bom dia
Troquei os tabor e lona do meu carro! so que ficou esquentando e o mecanico falou que e normal
Vou colocar outro mecanico pra conserta!

O mecanico teria que enrebolsa
O valor que cobro ?

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Jefferson 10 de junho de 2020

Meu carro foi feito mecatrônica do câmbio a 4 meses atrás e veio a danificar novamente depois de 4 meses tenho direito algum??

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Wanderson Santana 19 de maio de 2020

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Carlos 15 de maio de 2020

Bom dia!
Estou com um veículo ano,2018/2019 Para levar na funilaria, Pois bem a seguradora quer colocar peças usadas, alegando que peça nova só em veículo 2020 e com garantia da concorrência sendo que comprei o carro novo a dois anos, quando comprei a garantia era de três anos só que não estou mais pagando a garantia. A seguradora fez eu assinar um termo de acionamento para da iniciação ao processo para arrumar o veículo,me indicaram uma oficina do rapaz me falou que eles trabalham com peças usadas o que fazer nesse caso. Estou como terceiro pois foi um outro veículo que atingiu o meu e acionei o seguro deles, só que eu tenho o meu seguro.

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Ailton Antonio da silva 17 de abril de 2020

Eu levei meu carro numa mecânica fiz a junta de cabeçote, com menos de 1 mês estava vazando na junta feita, mas estava na garantia mas levei em outra mecânica para está fazendo o trabalho que não fico bom. Eu não tinha acertado tudo e ele está querendo receber de qualquer jeito o que eu faço?

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cucabeludo 19 de maio de 2020

Pague o que deve pro mecanico, o veiaco.

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Allan 26 de agosto de 2020

Infelizmente você tem que pagar, porque deveria ter ido para o mesmo mecânico mandar ele resolver, e se o mesmo não quisesse resolver, não lhe pagava, visto que não resolveu o problema e seria necessário pagar a outro para concertar.

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Edmar Maximo Adriano 13 de abril de 2020

Mandei meu carro p trocar o disco ,e dps de um tempo tive q trocar o cabo da direção q tava vazando,e reparei q o amortecedor tava amassado devido a troca do disco!!os eu faço?

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Edmar Maximo Adriano 13 de abril de 2020

O mecanico trocou o disco de freio,e dps de uns meses estorou o cabo de fluido de direção, quando fui ver, o mecanico q mexeu no disco danificou o meu amortecedor, está amassado oq eu faço??

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Douglas buava machado 12 de abril de 2020

Mandei concertar o alternador do meu carro e eles disseram que seria 6 meses de garantia mais com apenas 4 meses e meio o pobrema voltou e eu mandei msg eles me disseram agora que é 3 meses só de garantia oque devo fazer .?

AutoPapo
AutoPapo 13 de abril de 2020

Olá, Douglas.

Você tem algum certificado de garantia com esse prazo? Nesse caso, acione o Procon para exigir o cumprimento dele.

Obrigado e abraço

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Adriana Ailva 8 de março de 2020

Deixei meu carro para pintura e chateação…Era para ficar pronto em 4 dias e a muito custo,ficou em 11 dias…Quando deixei o carro,tirei uma foto do painel…Quando liguei para sair, tirei outra… Constatei,que meu carro foi rodado 126km…Mostrei para o dono que me disse que meu carro não tinha saído de lá…Mostrei para ele,que me disse que estar chamando ele de mentiroso…Mas as provas não mentem…No outro dia,meu mecânico falou com ele que assumiu que u
Alguém usou meu carro…Além de fazer boletim de ocorrência,o que mais devo fazer por favor?

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Dimas Moreno da silva 17 de fevereiro de 2020

Arrumei o câmbio do meu carro, ficou 2 meses bom, só que apresentou defeito eu levei novamente na oficina pois tem um ano de garantia. Agora a oficina está me enrolando, já tem quase 40 dias na oficina, e ele não solucionou o problema, tenho algum direito ?

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Tiago 18 de maio de 2020

bom dia, mandei fazer o motor do carro trocou tudo até bomba de óleo após 1 mês e meio a bomba de óleo perdeu pressão e danificou o motor e agora que tem que arcar com o prejuízo? obrigado

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Raphael dos santos 14 de janeiro de 2020

Levei meu carro para alinhar e trocar uma bucha da bandeja q estava ruim.
Tive problema pois foi mal feito, e a bucha estava ruim.
O carro desalinhou completamente e comeu o pneu.
Agora o rapaz da oficina, disse q só pode trocar a bucha novamente, mas q não poderia me dar outro pneu, pq o msm ele alega a não ter culpa.
Obs o pneu era praticamente novo
Queria saber qual seria o meu direito com isso.

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Douglas Salmen Medeiros 13 de novembro de 2019

Levei meu carro a uma oficina assim que mandei fazer o motor, o segundo mecânico disse que eu teria que trocar as bobinas, porém, cinco meses após a troca uma das bobinas apresentou defeito ocasionando a queima de junta de cabeçote, tenho o direito de cobrar da oficina que realizou a troca das bobinas?

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Vera Silva 18 de outubro de 2019

Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

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Inajara Correia Cordeiro 14 de outubro de 2019

Levei meu carro a uma mecânica com a reclamação de que o carro estava superaquecendo e eles analisaram e diagnosticaram que era a revisão que já estava no prazo, foi feita a revisão, porém o mangote do radiador estorou tive que acionar o guincho e retornei à mesma mecânica, eles analisaram novamente e disseram que tinham que trocar a peça, no mesmo dia após a troca o painel avisou superaquecimento novamente, retornei lá e eles disseram q era outro problema e nisso tenho pago novas peças e mão de obra porque o mecânico não fez o diagnóstico correto disseram q agora é a válvula que libera o resfriamento realizada pelo radiador. Devo pagar pelo erro do mecânico até ele acertar? Em que a lei pode me ajudar?

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ALLAN GOMES DE SOUZA 2 de outubro de 2019

Comprei um carro na localiza, com vários defeitos e alguns serviços já feitos e outros no aguardo,porém, a oficina informa que as nf só podem ser entregues a Localiza e a localiza se nega a me dar uma cópia. Eu não sei o que fazer.

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Dejandira Sutil matos 13 de março de 2020

Vai no Procon e relata sua história.

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Jorge santos 18 de setembro de 2019

Levei meu carro ainda na garantia, em uma concessionária da marca, para realizada troca de macha danificada num choque acidental numa queda num bueiro sem tampa. O reparo foi autorizado pela seguradora. Serviço realizado, solicitei a NF do serviço realizado e mim foi negado, sob alegação da relação concessionária/seguradora. Essa negativa é legal?

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Jorge 13 de agosto de 2019

Levei meu carro para conserto em garantia adquirido há duas semanas, trocaram a bomba d’água, solicitei a nota de serviço e informaram que não fornecem nenhum documento. Está correto?

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marcos 13 de julho de 2019

boa tarde levei o carro em uma oficina que a bomba dágua tava vazando dia 29-03 -2019 hoje eu olhei a agua do radiador baixava olhe i baixo do carro éra na bomba dágua tava pingando levei na ofina ele falou que já passou a garantia 13-07-2019 ,é certo a respeito……

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Dejandira 13 de março de 2020

Sim,porque a garantua é de três meses,faz a conta passou uns 13 dia da garantia.

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