Entenda a diferença entre a gasolina refinada e a formulada

Por BORIS FELDMAN21/04/18 às 20h20

Gasolina refinada ou formulada: será que alguma é melhor do que a outra ou interfere no funcionamento do seu carro?

[TRANSCRIÇÃO]

Qual a diferença entre a gasolina refinada e a formulada? Qual é a melhor para o seu automóvel? E como saber distinguir uma da outra? Gasolina refinada é aquela que vem diretamente do petróleo, da refinaria, a formulada é feita em laboratório. Não tem melhor nem pior, a gasolina refinada também passa por uma formulação para seguir um gabarito, um padrão, e a formulada pode ter as mesmas características, o que se diz é que a formulada pode ter uma densidade menor do que a refinada e, portanto, provocar um aumento de consumo do automóvel. Não tem jeito de distinguir uma da outra e a qualidade de ambas depende de quem a produz e quem a distribui. Tem posto fechado pela ANP por ter feito maracutaia em ambas.

Gasolina refinada ou formulada
Fabiano Azevedo | AutoPapo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Reinaldo Sotero 20 de setembro de 2018

    Gostaria de saber por qual motivo vários tipos de gasolina E muito difícil abastecer nos postos da capital muitos preços e muitos problemas posteriores gasolina muito misturada com produtos impróprio.

  • AMAROI 13 de junho de 2018

    Partilho da mesma dúvida do Rodolfo.

  • Rodolfo 4 de maio de 2018

    Boris,
    Eu gostaria de saber se nos EUA e na Europa existe estes dois tipos de gasolina: formulada e refinada.
    Pois aqui no Brasil dizem que é o único país no mundo que a gasolina vem com 27% de etanol, sendo que o usual nos referidos lugares acima é pura ou 10 a 15% de etanol apenas, sendo que os referidos lugares acima não adotaram esse padrão.
    Assim seria interessante ter a visão dos EUA e Europa sobre gasolina formulada vs gasolina refinada.

Deixe um comentário