Sonda lambda não reconhece a gasolina no carro flex

A sonda lambda é um sensor no escapamento, responsável pela identificação de qual combustível está no tanque do seu veículo

Por BORIS FELDMAN18/11/18 às 20h00

O seu carro flex está funcionando bem apenas com um combustível? Percebeu ele ‘batendo pino’? A sonda lambda pode estar causando isso, entenda:

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo diz que seu automóvel é alcoólatra, que ele gosta de álcool. Quando abastece com etanol, o motor funciona perfeitamente. Mas, quando abastece com gasolina, o motor passa a bater pino, o nome popular que se dá para a detonação, que é uma combustão irregular e que pode prejudicar o motor. E ele quer ter ideia do porque desse comportamento do seu automóvel flex.

E o que deve provavelmente estar acontecendo, é um problema num sensor que tem no escapamento, chamado sonda lambda. Essa sonda percebe qual é o combustível que está vindo do tanque, se é gasolina ou se é etanol, e passa essa informação para a central eletrônica. Então quando chega gasolina, se a sonda lambda não percebe e continua informando para a central que está vindo  etanol, ela não ajusta a injeção eletrônica para receber a gasolina. E o motor protesta batendo pino, detonando.

Sonda Lambda

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário