Gasolina formulada é melhor ou pior que a refinada?

Entre os tipos de gasolina, a formulada ainda é pouco conhecida da maioria dos motoristas. E muitos ficam com receito se ela é adulterada ou não

Por Boris Feldman30/11/18 às 16h30

Alguns postos vendem também a gasolina formulada, enquanto outros só oferecem a refinada, que pode ser a comum ou a aditivada. Mas, afinal a formulada é confiável?

[TRANSCRIÇÃO]

Criou-se um novo mito do Brasil: você passa no posto de abastecimento e está lá a faixa – Não vendemos gasolina formulada. Por que isso? Que que tem a gasolina formulada? Não tem nada, o problema é que existe a refinada, que vem quase que diretamente do petróleo. É a refinada que vem da refinaria, a formulada é montada a partir de líquidos adquiridos pelo produtor dessa gasolina.

Mas a formulada é muito ruim? É de baixa qualidade? Negativo. A formulada tem a mesma qualidade que a refinada, pode ser menor, mas pode ser melhor, depende dessa formulação. O que os postos estão querendo é te enganar dizendo: Se é formulada é ruim, se é refinada é boa. Nada disso, a honestidade ou desonestidade está no posto que te vende a gasolina, o etanol, o diesel. A distribuidora não manda gasolina, nem álcool, nada adulterado. Quem adultera é o posto. Se o posto for honesto, de sua confiança, pode comprar formulada, refinada que não tem diferença.

gasolina formulada
Gasolina formulada | Shutterstock

SOBRE

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário