Ford acredita que gerador é salvação do carro elétrico na estrada

Um dos principais gargalos do carro elétrico é sua baixa autonomia, mas entre soluções, a Ford criou sistema Extended Range para multiplicar o alcance

Mulher caucasiana dirigir carro elétrico com uma grande bateria no teto do carro.
O carro elétrico é a solução para a mobilidade no futuro, no entanto ainda sofre com alguns problemas no presente, especialmente quando está na estrada (Foto: Adobe Stock )
Por Boris Feldman
Publicado em 10/03/2025 às 07h00
Atualizado em 10/03/2025 às 09h15

O que eu penso do carro elétrico? Ele definitivamente é uma solução excepcional e o motor a combustão já deveria estar no museu há muitos e muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, é claro que essa transição é complicada. O carro elétrico como um veículo urbano é perfeito, mas para botar na estrada, há várias limitações.

Esses desafios envolvem o seu alcance ou autonomia, sua recarga, infraestrutura de carregamento e temperaturas ambientes muito baixas ou muito elevadas. E já estão procurando soluções, principalmente para o fator autonomia, alcance.

Uma delas foi trabalhada pela Ford, que resolveu adotar em alguns dos seus elétricos, é o sistema Extended Range, ou alcance estendido. Ele funciona com um pequeno motor a combustão só para acionar um gerador de energia elétrica para recarregar as baterias. Ou seja, a rigor é um dispositivo para espantar o fantasma da pane seca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 10 de março de 2025

Na prática é um veículo hibrido.
Ou neste caso específico, um verdadeiro hibrido leve!
Os veiculos a bateria têm eficiência comprovada em carros pequenos e em comerciais leves, de uso urbano e local.
Já a versatilidade, pesos maiores, e viagens rodoviarias, exigem eletrificados que “fabriquem” a sua própria eletricidade. É nisso que a indústria deveria focar. Por enquanto só a Toyota entendeu isso.

Avatar
Ivair 10 de março de 2025

Uê, carro híbrido chinês e japonês já tem este sistema, limite na bateia, para acionar combustão para chegar no destino sempre com carga na bateria . Elétrico puro só no urbano!!

Avatar
Deixe um comentário