Como GM e Stellantis resolveram o problema da correia banhada a óleo?

General Motors e Stellantis trilham caminhos diferentes para acabar com defeitos com a correia banhada a óleo

correia metalica corrente motor carro automovel veiculo, Logo da Stellantis.
Foram registrados milhares de casos de correias arrebentando antes da quilometragem prevista de 240 mil km. (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/08/2025 às 18h00

A Stellantis na Europa e a GM no Brasil tem motores compactos com correia dentada banhada a óleo. E as duas fábricas tiveram problemas com a correia arrebentando antes da quilometragem prevista de  240 mil km.

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Ambas perceberam que o problema estava no óleo do motor utilizado. Isso porque muitas vezes o dono do carro não substituía como indicado pela fábrica.

A GM decidiu substituir a correia dentada por uma outra mais reforçada e que resistiria mesmo com o óleo errado do motor. Já a Stellantis, nos motores 1.0 e 1.2, do Citroën, Peugeot e Opel, foi bem mais radical e trocou a correia dentada pela velha, boa, tradicional e sólida corrente metálica.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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