GM fará ação para verificação e troca de correia banhada a óleo do Onix
Em entrevista ao AutoPapo, o vice-presidente da General Motors para a América do Sul, Fabio Rua, antecipou que montadora prepara campanha
Em entrevista ao AutoPapo, o vice-presidente da General Motors para a América do Sul, Fabio Rua, antecipou que montadora prepara campanha
A novela da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix tem dado o que falar no mercado e nas redes sociais. Isso porque a fabricante garante que a solução prevê vida útil extensa de 240 mil km. No entanto, muitos consumidores relatam que a correia dentada se partiu após rodarem uma fração da durabilidade atestada pela General Motors. As razões pela degradação acelerada da peça se deve ao uso de lubrificante inadequado.
Em entrevista ao AutoPapo Podcast, o vice-presidente da GM para a América do Sul, Fabio Rua, declarou, com exclusividade, que a montadora vai lançar uma nova campanha para os proprietários motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Segundo o executivo, ela tem como objetivo educar o consumidor sobre a importância das manutenções dentro das concessionárias.
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“A gente vai ajudar a resolver o problema. Os carros que eventualmente manifestaram algum problema em função da correia banhada a óleo, vamos fazer a revisão e vamos trocar essa correia. E vamos incentivá-los a voltarem com uma periodicidade maior para garantir que as coisas estejam funcionando corretamente”, declarou o vice-presidente da GM.
Para garantir a durabilidade da correia banhada, é preciso que o proprietário utilize o óleo especificado pela GM. Trata-se de um lubrificante com aditivação para que os compostos da borracha não sejam atacados provocando a escamação da correia e até mesmo o seu rompimento.
Rua não deu mais informações sobre esta ação como valores, quais modelos serão contemplados e data de início. A expectativa é que a Chevrolet revele mais detalhes ainda neste mês.
No fim do ano passado, a General Motors lançou campanha reforçando a garantia de 240 mil km ou 15 anos para o componente, desde que as manutenções programadas fosse feitas dentro da concessionária.
A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 mil e 60 mil km a depender do motor e do uso.
A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.
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Meu Onix tá com 59000 km rodados,e jja deu problema no compressor do ar condicionado ,falaram pra mim que ninguém reclamou disso,kkkkkke
Moral da história, fizeram uma merda de motor ,empurraram num bando de coitados e agora ainda querem tirar mais dinheiro deles
Só esperando os preparadores lançarem o kit de troca do kit polia por coroa e pinhão, e trocar a correia por corrente.
Eu também pensei isso. Só trocar por corrente e trocar as polias
Uma coisa seria vincular as revisões às concessionárias, o que até aí seria normal e todas as marcas o fazem
Outra coisa é quando cria-se situações que forçam mais gastos rotineiros nas revisões, o que a GM faz há muito tempo.
Já tive dois carros da GM, e sempre achei estranho que as revisões e as trocas de óleo fossem a cada 5 mil kms, enquanto que a regra geral é a cada 10 mil. Ou seja, quem tem GM gasta literalmente o dobro en revisões periódicas.
Os CEOs de m… não percebem que a cada cliente que é estorquido e abandona a marca, a própria marca fica casa vez mais desprestigiada e atrai menos novos clientes???
Não custa lembrar que a GM só continua existindo, porque em 2009 o governo dos Estados Unidos interveio diretamente e injetou U$$ bilhões na empresa. Pelo jeito a GM não aprendeu coisa alguma desde então!
A GM continua sendo melhor compra, ás revisões são a cada 10.000 km ou 1 ano. Em relação a Fiat, Ford e wolks.
Não comprem carro 3 cilindros isso é uma fria. Para ter a garantia da marca só fazendo revisões na rede da marca e aí quando você vê no mínimo 3 mil reais de revisão. Estão engando o povo para faturarem mais. Comprem carros de 4 cilindros…!
Os cilindros trabalham em pares, sendo 3, um vai trabalhar por 2 e logo terá pr
Eu resolvi o problema da correia banhada a óleo definitivamente. Comprei outra marca. Estou no segundo Nissan e para a GM me ter de volta vai ter que melhorar muito. Descobri que era enganado por essa montadora desde 1995, quando troquei a VW ( outra que nunca mais compro) pela GM. Acabou para vocês GM. Ou fazem o que o brasileiro quer e gosta, ou vão embora como a Ford fez e deixe o mercado para quem gosta de fazer produtos bons.
As empresas se preocupam demais como sempre em seu próprio benefício ao invés de investir no cliente em melhorias e confiabilidade,nomes como um presidente de montadoras colocando seu corpo a frente da empresa é uma fronta a nós dizendo esses absurdos e não dão a mínima a nossa voz por acharem que não somos capazes de enxergar isso,vejam bem se é tão bom assim porque não fazem aquele comercial cabuloso mostrando essa “tecnologia” em funcionamento no óleo e o benefício que ela traz? mas claro que não né isso ia ser um fiasco e uma propaganda jogada no lixo,o presidente e seus diretores verdadeiros somos nós de todas essas empresas, nós não aprovamos esse projeto e a maioria almejam a volta de algo que nunca deveria ser mudado a não ser que seja mudança valida em benefício a nós consumidores.
E que vergonha GM,VW e até mesmo a Ford que sempre foi corrente de comando mas se corrompeu na esperteza de entrarem nessa ..que safadas, vergonhoso isso, até câmbio desaprenderam a fazer enchendo as oficinas de carros novos que é outro assunto,
Para a troca da correia dentada tem que tirar o motor! A bomba já começa daí. O mecânico cobra mais de 2 mil reais, no barato, só de mão de obra, para a troca de “uma simples correia dentada!!!” Pior: se bater o motor, não faz retifica, tem que comprar novo. Isso só mudará quando os consumidores se reunirem e fizerem um processo coletivo contra a GM. Enquanto isso fiquem comprando essas tranqueiras.
Boa noite!
O senhor Fábio Rua foi infeliz em sua fala, me desculpe mas comprei o Onix Plus 2022/ 23 paguei um valor bem alto pelo veículo. Dou uma professora e juntei por muito tempo o valor pra pagar por esse carro. E sou fiel nas revisões, só faço na concessionária e para minha tristeza a correia quebrou em menos de um ano, fiquei sem carro por 20 dias, achei que tivesse resolvido o problema e passado 6 meses novamente o mesmo problema aconteceu. Não recomendo pra ninguém esse carro. E não é por dirigir mal eu dirijo há 24 anos e nunca me envolvi em acidentes causados por mim. Então, minha confiança com a marca quebrou assim como a correia do carro. Ele quis culpar o consumidor por uma falha deles. Lamentável isso…
Ninguém fala da Ford Ranger 2.0 que também é banhada a óleo…
Essa de correia banhada a óleo é só para fazer venda casada, onde já se viu não ter o óleo compatível para que o consumidor possa ter o pode de escolher o preço para fazer a troca de óleo.
Ai ele fala que tem que fazer revisão em um tempo mais curto, fizeram um motor 3 cilindros com uma correia banhada a óleo e falam que é tecnologia.
É uma pura venda casada ai o cliente vai em outro lugar trocar o óleo e da problema, quando cai na a concessionaria Chevrolet eles cobram o olho da cara pra trocar o óleo.
ISSO PRA MIM É UM VERGONHA O CLIENTE NÃO PODER ESCOLHER.
eu só vou comprar quando for corrente de comando igual ao México tá ok obrigado!
eu só vou comprar quando for corrente de comando tá ok!
Vários relatos de quebra de Correia dentada com menos de 100 mil mesmo fazendo revisão em concessionária desde a compra e usando o óleo correto. A confiança nesse motor está lá péssima. Sem falar das falhas frequentes de injecao por causa do combustível.
Olha parei de fazer revisão na concessionária com 90 mil quando perdeu a garantia continuei trocando o óleo correto 0 w20x dexius porém com 145.000 ela quebrou quebrou um uma biela pistão suporte do jet cooler prejuízo de r$ 8000 sempre usei o álcool correto
Liso compra mobi e kwid. Quem não faz as revisões na concessionária, não pode reclamar de absolutamente nada sobre qualquer tecnologia nova ou restrita. Seria igual alguém reclamar pq o seu zé da esquina formado em mecanica pelo senai e um engenheiro mecanico de uniesquina não souberam trocar uma célula de bateria de um BYD… 🤣 Eu não tenho alto poder aquisitivo, pra quê diacho vou comprar um onix? Compra um mobi, um palio/siena/argo, um gol/polo/voyage/saveiro 🤣
Conheço muitos q se lascou c esse sistema aí de correia lambuzada no óleo, pura bucha. Fizeram isso pra pessoa ficar refém das concessionárias e pagar tudo mais caro
Tive uma desgraça dessa aí, n sabia q era esse sistema de correia lambuzada no óleo, levei um prejuízo terrível. Ag falam pra fazer manutenção apenas nas concessionárias e pagar mais caro em tudo, tinha q ser no Brasil mesmo, daí pra pior.
Essa desculpa dos srs. Não é verídica e pode ser em alguns caso. O oleo utilizado pela GM é o Acdelco, agora se a Acdelco fornece para vcs o oleo original e para terceiros similar na mesma em alagem é diferente e não acredito. Outra se uma oficina terceirizada usa um oleo de marca diferente o que vai mudR é o detergente. Aí existe uma pequena possibilidade do detergente fazer a diferença. Mais o mais provável é que oleo e borracha nO se une. O QUE VCS QUEREM FAZER. É AUMENTARO FATURAMENTO DA CONCESSIONARIAS. NAO SO COM TROCA DE OLEO.
A GM perdi a confiança depois dessas mudanças relacionadas a correia existe diversas opiniões e relatos. Mas na minha opinião não adianta a GM tentar explicar que prescisa fazer as manutenções em dia o projeto é ruim deveria ser com a correia como antes no caso se comprar um GM com esse motor o melhor é vender antes do prazo de garantia terminar isso sim.
Em novembro de 2019 eu resolvi comprar o meu primeiro carro 0-km. Na época tinha acabado de sair do forno o Onix 3 cilindros turbo e tinha pega fogo dois carros desses.
Então fiquei no dilema motor 1.4-L e 4 cilindros ou 3 cilindros e turbo. Fui pesquisar o assunto e um especialista famoso que é engenheiro mecânico disse que carro recém lançado o dono é cobaia, pois tem maiores chances de dar problema segundo ele.
Escolhi a tradição… motor 1.4-L e 4 cilindros. Que livramento tive!
Estou até hoje com meu Onix 1.4-L e 4 cilindros ano 2019, está agora com 18.800 km. Carro de pouca manutenção, sendo que troquei até agora só o normal: filtros, óleo de motor, fluido de freio, velas de ignição, cabos de vela, fluido do sistema de arrefecimento, tampa do reservatório de expansão, correia dentada e tensionador.
Por falar nisso a troca da correia dentada e tensionador saiu por apenas R$ 600,00 na oficina da minha confiança no bairro que eu moro, já a do Onix 3 cilindros dizem que é uma dinheirama.
Chevrolet 3 cilindros de correia banhada a óleo nunca vou querer comprar um!
Moral da história: Time que ganha não se mexe!
DUVIDO que a GM tenha feito testes exaustivos em campo com essa “tecnologia”, reproduzindo situações reais do dia-a-dia e até em condições adversas, e fazendo vários veiculos-teste rodarem 240 mil km ou mais cada (se é que houve veiculo-teste).
É a GM mais uma vez subestimando a inteligência dos seus clientes.
E mais una vez dando tiro no próprio pé.
Me poupe cara,arrisquar a credibilidade dr 100 anos apenas em troca de menos ruído ou coisa assim? Eu amo a GM, tbm fui seu funcionário, mas jamais compraria uma porqueira e bomba dessa com esse motor, e vejam só, o público já está dando a resposta. A GM, graças ao obix, foi por anos o primeiro luguar em vendas, agora está em terceiro luguar, isso é resultado da cabeça dura dos novos jovens que estão na direção da empresa e que pensam q são os donos da sabedoria, e querem fazer seu nome na empresa. Sem se preocupar com o principal q e a opiniao do cliente, q são os responsáveis pela a GM existir, e tbm na verdade são uns picaretas e não sabem porcaria nenhuma… nenhuma..
Já tive vários GM, e tenho no momento um Chevrolet, estou com Prisma LTZ automático 2014, iria trocar pelo Onix Plus, mas estou sem nenhuma confiança nessa GAMBIARRA da Correia,.vou de motor sem correia banhada a óleo, FUJAM.DISSO AI, amarrados nas concessionárias.para sempre.
No final todos já sabem o que a GM vai dizer, a culpa e do combustível brasileiro e você pobre consumidor vai ficar no prejuízo, a solução e simples fazer recall, utilizar a corrente de comando a mesma dos carros que são vendidos lá no México
Concordo
Boa tarde,na real nos não temos mais opções nem em motores e cores e o que tem no mercado se quer pega ou muda.Olha a Fiat hoje é de outro grupo q tá falindo na Europa.Eu como mecânico prefiro 4 cilindro
Já mudei de montadora por causa de Correia banhada a óleo e certamente muito estão fazendo o mesmo.
Nossos combustíveis são de péssima qualidade, vai contaminar o óleo e deteriorar a correia de ouro , e pra trocar essa correia ,vc gasta entre 4 e 8 mil reais
Eu tinha uma bomba dessa ,vendi e não compro mais
Brasileiro comete erro até pra sair com o carro de manhã, liga e já sai rasgando, se tiver portão automático pior ainda. Agora aparece esse tipo de tecnologia que exige mais,atenção e cuidado, e lógico com certeza que iria dar *.
O correto seria voltar com a correia dentada seca, apesar da vida útil ser menor, o valor das peças e mão de obra era muito barato e qualquer mecânico trocava, o que acontece hoje é a venda casada de um produto e serviço caro. e o problema não é quem compra zero, certamente vão fazer as revisões na concessionária durante a garantia, o problema é pra quem compra nas revendas como seminovos, e pega o carro sem histórico de manutenção e vai pra oficina fazer uma revisão e daí tem uma grande surpresa.
Vantagens sobre a corrente de comando?
Menos ruído, blá blá blá
Menos perdas mecânicas? Quais?
Só esqueceram de dizer as vantagens para a montadora
Redução de custos, consequentemente aumento dos lucros, já que sabiam que brasileiro compra qualquer porcaria mesmo.
Clientes presos a fazerem revisões na concessionária, ou seja, mais lucros para a concessionária.
Possibilidade de aumentar lucros na venda de novos motores pelo dano da quebra da correia.
O carro já faz mais ruído que um trator velho, um ruído a mais não faria diferença.
Menos ruído? Blá blá blá
Perdas mecânicas? Quais?
Vão cobrar dez mil reais pra trocar a correia na concessionária. Na concessionária enfiam a faca no pobre coitado
Em resumo, criamos algo de baixa qualidade para que você gaste mais com revisões exclusivamente em nossas filiais, usando apenas nossos óleos. E no fim? De nada adianta. Boicote esses carros.
Se insistirem nessa “ideia brilhante”, boicote também a montadora, escolhendo a concorrência. Eles realmente acham que todos são ingênuos.
Resumindo, fizemos uma porcaria para que você venha gastar mais vezes fazendo revisão apenas em nossas filiais, comprando apenas nossos óleos, para no final? Não adiantar de nada. Boicote a esses carros. E se continuarem com essa “ideia brilhante”, boicotar a montadora comprando carro da concorrência. Esses caras acham que todos são burros.
Coloca uma coisa na cabeça, tem que ser correndo
Óleo e correia são de borracha, óleo e borra não combina
Já fez o teste de pegar uma correia e colocar no óleo vai passando o tempo ela vai inchar carro com 20 mil rodado 40 mil fazendo motor isso não procede não abra o olho brasileiro, é um Projeto falido….
Bom quem não comprou o carro sugetao: não compre
Deixa de ser cabeça dura GM, muda logo,o Brasil inteiro reclama, volta pra correia dentada seca ou melhor, coloca corrente,e põe o motor 1.4 turbo do Cruze nos carros de entrada, reconhece o erro que os carros vão vender muito mais
Engraçado, isso quer dizer que eu serei obrigado a usar um óleo específico, trocado na rede autorizada onde terei de deixar um rim…
Isso mesmo é a GM jogando 100 anos de história para ganhar um dinheirinho a mais com essa patacuada de trocar óleo original mais caro na conssesionaria
Pior, isso quer dizer que o sujeito sera obrigado a fazer revisao completa na concessionaria por 15 anos e nao apenas trocar o oleo. Revisao completa, para poder carimbar no manual. Piada ne…ninguem ira fazer isso…
E quem ja teve o prejuízo, heim? Tenho um conhecido que comprou recentemente um onix com aproximadamente 40.000 km e a correia quebrou. Está gastando uma nota com o cabeçote novo.
Resumo da opera : com tantas dúvida e questionamentos fuja desse tipo de veículo!
Eu acho um seguinte que as pecas de concessionárias tinham que ser mais baratas isso incentivaram as pessoas vaserem as revisões na concessionária. E muito caro uma revisão
Eu tinha um Onix plus ltz, na PRIMEIRA revisão a css colocou aditivo no óleo do meu carro. Abri um reclame aqui, abri reclamação pelo 0800 e não deu em nada. O que fiz… Chutei o carro e hoje sou um feliz proprietário do virtus GTS.
Conversa para boi dormir como diziam no passado. Corrente é muito melhor, não gera perda de potência coisa nenhuma….
Se quebrar, mesmo fazendo a revisão na Concessionária não vão pagar NUNCA, pois vão alegar combustível ruim, mal uso do motorista, , etc.
Concordo perfeitamente com sua fala.
No final das contas, não vai mudar nada e os riscos de uma quebra prematura, vão continuar. Infelizmente não comprarei GM com essa tecnologia mal feita. Se as pessoas pararem de comprar, eles serão forçados a mudar para correia comum ou corrente de comando.
O Brasileiro tem uma cultura em querer dar sempre um jeitinho.
Vejo nas redes sociais pessoas falando monte de besteiras sem o maior conhecimento técnico.
O fato da correia ser banhada a óleo não trás nenhum problema ao motor, pois existem óleos específicos que não são abrasivo a borracha ou plástico etc, existem óleos que são para trabalhar com equipamentos eletrônicos e fibra ótica até mesmo com alta voltagem e tensão elétrica, existem motores que desenvolvem 700cv de potencia com correia banhada a óleo. entretanto o problema e que o brasileiro não tem o hábito de ler o manual, e nem buscar a informação adequada tentando dar tradicional jeitinho….e lamentável ver tanta ignorância nas redes sociais referente aos motores três cilindros com correia banhada a óleo. O pior, fica até difícil tentar explicar tecnicamente, como pude ver o gerente da GM na entrevista…o correto e fazer a campanha de educar ao proprietário o uso do óleo ESPECÍFICO para este tipo de motor….
Bobagem, correia banhada a óleo é uma solução horrível. Montadora só faz isso pois é mais barato, conseguem um ganho de consumo de 1 a 2%, ajudando nas emissões, adaptando um projeto originalmente feito para correia não banhada. Burro é quem compra um carro com um motor desses, mais burro ainda é quem vem defender montadora fazendo essa palhaçada. Lá fora, Ford por exemplo, sofreu multas enormes por fazer o que a GM esta fazendo aqui, empurrar a culpa pro consumidor.
Concordo contigo, mas convenhamos que uma hora será necessária a troca da correia sincronizadora banhada a óleo, sendo que ela é muito mais cara que a de uma correia dentada seca.
Tive um Gol 1.8AP que demorei 10 anos e 50.000 ka para trocar a correia dentada. Agora estou com um Onix 1.4-L, 4 cilindros, ano 2019, comprado 0-km. Troquei a correia dentada sincronizadora dele aos 5 anos de uso e 16.300 km.
Litro de óleo: 4 x R$ 40,00
Troca na concessionária: 500,00
Com a diferença já é possível trocar a correia dentada de muitos modelos.
Meu amado Corsa Premium 1.4 /2010 agradece desde já os elogios, segundo dono há 8 anos sem deixar na mão e só manutenção básica 🎉🎉🎉
Pessoas como vc q apoia essa gambiarra,esses carros mal projetados,por isso q no Brasil só tem sucata..pq pessoas como vc compra,idólatra essas porcarias q anunciam,
O Civic aqui é luxo..
Nós EUA é carro popular..
Kkkkkk, só rindo mesmo, brasileiro virou piada para esses caras,acham que todos são idiotas.
A melhor coisa q a GM fez foi colocar a corria banhada a óleo junto com Ford Fiat VW Hyundai e tralala tudo para beneficiar apenas eles pra nós ficarmos amarrados aos serviços de pós venda deles, se fosse fazer alguma coisa para nosso benefício seria corrente de comando e motor com retifica, as montadoras estão deixando muito a desejar nos dias de hoje, acabamento ruim peças de baixa qualidade só para beneficiar eles mesmo
Eduardo você está totalmente enganado. A Hyndai não usa correia banhada em nenhum de seus motores. A Fiat, pelo menos nos motores que equipam Argo e Chronos também não usa. Essas duas utilizam corrente de comando.
A VW tem Coreia externa que custa R$150,00 a troca e em alguns modelos corrente.
Hyundai é tudo corrente.
Único que tem essa porcaria banhada a óleo é GM, Ford e Citroen
Meu carro onix 2019 passa por manutenção periódica, agora está apresentando problema na Correa. Barulho irritante e estridente quando liga.
Coisa chata !!
Meu cunhado tem um Onix desses.
A correria quebrou com baixa quilometragem e teve que trocar o motor.
Quando tive um gol e fez isso na partida era porque o motor quase fundindo a parte de baixo (bronzinas).
Corra pra oficina ateste que seja tarde, ou melhor, leve de guincho.
Não entro em concessionária GM. Passo em frente, olho, lembro da correia dentada banhada a óleo e sigo pra qualquer outra.
Ação inócua apenas pra fazer mídia. Bate-papo dando palco pra palhaço dançar. O produto é muito ruim e eles sabem disso. Agora querem sequestrar os veículos na concessionária pra colocar o óleo deles e cobrar os preços exorbitantes de sempre. A cara de pau desse cabeça da GM não tem limite. GM nunca mais.
Comprannesse caso é melhor não comprar um desse pq a concessionária vai ficar bilionária e vc falido. Ela cobra muito caro por manutenção
Por isso passo longe da GM. Não tenho que ser obrigado a pagar caro em uma manunteção de um carro que já custa um absurdo e tem uma engenharia mediocre de um formado em EAD.
Foi o pior carro que tive agora mesmo estou na estrada com o carro quebrado já e a segunda vez que acontece perda de potência do motor pior de tudo não consigo vender o carro
Lembram do Tipo autocombustível que a Fiat não assumia a falha de projeto? Essa conversa da correia banhada vai acabar dando fama ruim ao único carro que fabricam aqui. Acorda Chevrolet.
Eu prefiro a confiabilidade de uma corrente de comando a viver com o fantasma de uma manutenção cara, em função do uso de uma correia banhada a óleo. Não vejo vantagem alguma no uso da correia banhada a óleo. Mesmo que a correia dure, quando precisar trocar, o serviço é caro.
A vantagem é pra fábrica e pras concessionarias.
O valor da troca de uma correia dentada de sincronismo banhada a óleo é oneroso, tendo em vista que se tem que desmontar várias partes do motor, sendo que a correia dentada de sincronismo seca do Onix 1.0 ou 1.4-L, 4 cilindros, era muito mais fácil trocar.
Assim gostaria de saber qual é a redução real de consumo de uma correia dentada de sincronismo banha a óleo em relação a correia dentada de sincronismo seca?
Não reduz em nada o consumo, conversa furada….
E a diferença de ruído da corrente para correia banhada a óleo é insignificante.
E tudo conversa furada para justificar a merd@ que fizeram
Muito obrigado! Supeitada disso…. concordo contigo!